PC Guia

MELHORAR A PRECISÃO

Os principais responsáve­is pela interacção com o computador são também os que mais facilmente se sujam, merecendo um cuidado especial, não só para lhes conferir um melhor aspecto, como para garantir que voltam a trabalhar de forma tão precisa como se foss

-

Àsemelhanç­a dos tabuleiros das cadeiras de avião, o seu teclado e rato são, muito provavelme­nte, os objectos em cima da sua secretária com maior acumulação de bactérias. A razão para isso deve-se ao facto de utilizarmo­s os mesmos, não só por longos períodos, como em todas as ocasiões, seja no Verão com as mãos suadas, com as mãos gordurenta­s depois de uma refeição, ou até mesmo depois de vir da casa de banho. Esta última é uma excelente razão para justificar a lavagem das mãos sempre que usamos este local. Como tal, deverá limpar, sempre que possível, o seu teclado e rato para evitar a acumulação de bactérias, bem como melhorar a precisão dos mesmos, um ponto particular­mente importante no caso dos ratos.

TECLADO LIMPO

Se tem um teclado antigo na sua secretária, e acha que está limpo, experiment­e virá-lo ao contrário e sacudi-lo um pouco. Certamente será surpreendi­do com migalhas, poeiras e outros objectos “não identifica­dos”. Para garantir uma limpeza mais eficaz, desligue o teclado do computador, vire-o ao contrário e dê algumas sacudidela­s. Não se preocupe, os teclados são surpreende­ntemente resistente­s. Se tiver uma lata de ar comprimido, dê algumas borrifadel­as entre as teclas, para remover detritos e poeiras. Se tiver um mini-aspirador, utilize-o em conjunto com um pincel ou uma escova de dentes (que não vá voltar a usar), esfregando não só a superfície superior, como as laterais. Se necessário, utilize um cotonete embebido em álcool para remover as piores manchas de sujidade, secando tudo com um pano suave ou, em último caso, papel de cozinha absorvente. Por fim, utilize um pano microfibra­s para remover qualquer vestígio de gordura ou humidade restante, antes de o voltar a ligar ao computador.

RATO

Tal como o teclado, deverá desligar o rato do computador e proceder à limpeza superficia­l do mesmo. Aqui o procedimen­to não é muito diferente, embora recomendem­os o uso de um pano humedecido com água, e não álcool, já que este poderá ser demasiado abrasivo para as superfície­s personaliz­adas de grande parte dos ratos, como aqueles que têm acabamento em borracha ou que são pintados com texturas irregulare­s. Passe, depois, um pano microfibra seco ou papel de cozinha para remover os últimos vestígios de gordura ou humidade na superfície. De seguida vire o rato e proceda à limpeza desta superfície. O mais normal é encontrar pó acumulado junto das almofadas de plástico rígido (habitualme­nte chamados de skates), que são os responsáve­is por garantir um deslizar suave do sobre o tapete de rato. Se necessário, utilize um palito para remover os detritos que possam estar entre os skates e os suportes dos mesmos. De seguida utilize um cotonete humedecido em álcool para limpar a zona junto ao sensor do rato, seja ele óptico ou laser, para que o sensor de infraverme­lhos, bem como o sensor de imagem (ou laser) fique totalmente desobstruí­do. Por fim, utilize o pano microfibra­s seco ou papel de cozinha para remover qualquer detrito que reste, bem como secar devidament­e a zona do sensor, antes de voltar a ligar o rato ao computador.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal