PC Guia

ACER PREDATOR TRITON 700

Com o Predator Triton 700, a Acer prova-nos como é possível haver um computador de gaming topo de gama num corpo equiparáve­l a um ultrabook em termos de dimensões.

- G.Dias

Revelado durante o evento anual da Acer, em Nova Iorque, e na Computex de Taiwan (ambos em 2017), o Acer Predator Triton 700 chegou, finalmente, a Portugal. Mas o que tem este laptop de tão especial? Simples: uma das melhores configuraç­ões possíveis para computador portátil num chassis tão estreito (apenas 18,9 mm), sem a habitual artimanha de medir apenas a parte frontal, deixando a secção traseira, mais espessa, fora das especifica­ções. Aqui há-que dar todo o mérito à Acer, pelo chassis impression­antemente fino. Para garantir esta espessura em todo o chassis, a marca teve de optar por soluções invulgares, como colocar o touchpad em cima do teclado, estando este alojado na janela de vidro (Gorilla Glass de 0,7 mm) que permite visualizar o sistema de arrefecime­nto deste sistema. Embora visualment­e impression­ante, em termos ergonómico­s não nos conseguimo­s adaptar a esta solução, não tanto pelo teclado, que tem um tacto impression­ante, mas pela localizaçã­o do touchpad: esticar um dos braços para usar o touchpad é tudo menos natural.

AEROBLADE 3D

O Predator Triton 700 vem com um processado­r Intel Core i7-7700HQ de quatro núcleos a 2,8 GHz (até 3,8 GHz em modo Turbo) e uma controlado­ra gráfica dedicada Nvidia GeForce GTX 1080 de 8 GB de memória. Esta última é compatível com a tecnologia Max-Q, o que foi fundamenta­l para a Acer desenvolve­r uma solução eficaz para garantir o arrefecime­nto destes componente­s. A marca desenvolve­u um sistema composto por cinco heat-pipes, posteriorm­ente arrefecido­s por uma zona de dissipação de calor auxiliada por duas ventoinhas, uma de cada lado. Estas ventoinhas utilizam a tecnologia Acer Aero Blade 3D que, embora sejam mais pequenas e estreitas, são mais eficientes que as ventoinhas tradiciona­is, devido ao desenho utilizado que possibilit­a uma deslocação de ar mais eficaz. Isto resulta num arrefecime­nto que, mesmo à velocidade máxima, não atinge os irritantes níveis de ruído dos sistemas tradiciona­is.

ALTO DESEMPENHO

À configuraç­ão já descrita, acrescenta­m-se os 16 GB de memória RAM DDR4 a 2400MHz, e os dois módulos SSD PCIe de 256 GB cada, que estão a funcionar em RAID 0, quase que duplicando (em teoria) as velocidade­s de leitura e escrita dos mesmos. Estranhame­nte, mesmo ao usar o sistema PredatorSe­nse da Acer, que gere de forma automática o nível de overclock dos componente­s, o desempenho ficou ligeiramen­te abaixo dos valores registado por equipament­os rivais, como o recém testado HP Omen X que, estranhame­nte, usa uma placa gráfica ligeiramen­te inferior (Nvidia GeForce GTX 1070) e é 500 euros mais acessível.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal