PC Guia

ANDROID

-

Por defeito, as cópias de segurança do seu dispositiv­o Android (usámos um com 5.1.1 Lollipop) já estão ligadas e usam uma conta Gmail para ter tudo alojado no Google Drive. Para ter a certeza de que o smartphone ou tablet está a fazer backups, entre nas ‘Definições’ e faça deslizar o menu para cima até encontrar a opção ‘Cópia de segurança e reposição’ 1 . Aqui deve encontrar aquilo de que precisa já ligado: ‘Fazer uma cópia de segurança dos…’

2 (estes ‘dos’ que o menu não deixa ler são os seus dados como as passwords de Wi-Fi, marcadores e definições de apps, por exemplo).

APAGAR TUDO E COMEÇAR DE NOVO

Se quiser, pode escolher outra conta de Gmail além da que usa regularmen­te para fazer este backup: toque em ‘Cópia segurança de conta’ 3 e depois em ‘+ Adicionar conta’. Se quiser manter as definições das aplicações que usa num futuro restauro do telefone, certifique-se de que tem ligado o ‘Restauro automático’ 4 . Para formatar o telefone, toque em ‘Reposição dos dados de fábrica’ 5 e depois em ‘Repor telefone’. Aqui não há tantas opções como no iOS, que permite fazer reset a apenas alguns dos parâmetros do sistema sem ter de estar a apagar tudo. Mas, tal como no iOS, depois de apagar completame­nte o smartphone ou tablet, quando o liga vai ser-lhe dada a opção de recuperar as definições (ou seja, um “espelho” do que tinha) a partir da conta Gmail que definiu.

A ROLETA DOS VERSÕES ANDROID

Comprar um Android não é garantia de ficar com a mais recente versão do sistema operativo da Google. Isto acontece, porque cada fabricante tem de a testar primeiro em todos os seus dispositiv­os para que não chegue aos clientes com erros. Além disto, cada marca costuma também pré-instalar apps de manutenção do sistema operativo, bem como funcionali­dades que ajudam a actualizar o smartphone/tablet. Procure nas ‘Definições’ por algo como ‘actualizaç­ão’ ou ‘update’ de software. A forma como fazemos reset ao telefone também pode mudar, por isto mesmo: o exemplo que demos foi o de um Energy Sistem Pro 4G com Android puro - esta é a versão que vem livre do “lixo” e das personaliz­ações de interface que a maior parte das marcas mete nos seus dispositiv­os, como a Samsung, a Sony ou a Huawei.

FAÇA UM REFRESH AO SISTEMA

O facto de um smartphone ser Android, um sistema aberto, faz com que haja aplicações que possam interferir a sério com o software-base. Por isso, existem várias apps no Google Play que podem ajudar a limpar o armazename­nto de ficheiro inúteis, caches e até mesmo optimizar a memória. Aqui, temos duas sugestões: a Clean Master e a CCleaner, já nossa conhecida pelas versões para Mac e Windows. Ambas são gratuitas permitem recuperar espaço e analisar o sistema (verificar o uso do CPU, libertar memória RAM, verificar os níveis de bateria e a temperatur­a do smartphone ou tablet), limpar as caches das apps, o que está nas pastas de download (muitas vezes de difícil acesso) e o histórico do browser. As interfaces das duas apps são bastante intuitivas e baseiam-se em botões de ‘Analisar’ e ‘Limpar’ para as suas acções principais, pelo que não vai ter qualquer problema em tirar partido dos seus recursos para manter o seu dispositiv­o Android de boa “saúde”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal