PC Guia

Aqui ficam seis dicas para melhorar a produtivid­ade no Mac.

Depois de alguns anos a aprimorar o macOS, a Apple conseguiu que o seu Sierra, em muitas áreas influencia­das pelo iOS, se tornasse num sistema quase perfeito para a produtivid­ade.

-

Ao longo dos últimos meses, temos mostrado aqui, na secção MacGuia, várias dicas para usar muitos dos programas que vêm incluídos no macOS. E, em todos, é visível o trabalho que a Apple tem feito para os tornar mais fáceis de usar: o Safari, o iTunes e as Fotografia­s são exemplos disso mesmo. Desta vez, são nove as dicas que temos para si, muito focadas em tirar partido das funcionali­dades do actual sistema operativo da Apple, o Sierra 10.12.4. Desde “arrumar” janelas de apps no ecrã a ditar para escrever um texto, há todo um mundo novo para conhecer sem largar o seu desktop.

DITAR EM VEZ DE ESCREVER

Está com preguiça para dar ao dedo e escrever aquele email longo que tem de enviar até ao final do dia? É nestas alturas que vai dar graças a uma qualquer divindade pelo macOS ter uma aplicação de transcriçã­o de texto embutida, que funciona em quase todas as apps que possibilit­em escrever. É o caso do Mail, do Safari e de toda a suite iWork, por exemplo. Para lançar esta app, dê dois cliques na tecla ‘Fn’; vai ouvir um som igual ao que toca quando a Siri é activada. Surge, depois, um pequeno balão com o desenho de um microfone junto ao local onde o texto vai aparecer. Basta começar a falar para que o macOS reconheça o que está a dizer e a transforma­r o ddiscurso em texto. Para terminar, volte a carregar duas vezes v seguidas na tecla ‘Fn’.

REVELAR CARACTERES E SÍMBOLOS ESCONDIDOS

Além A das letras, todos os caracteres que normalment­e usamos u para escrever textos estão identifica­dos no teclado. t Contudo, se carregarmo­s numa tecla de uma letra r e no ‘Alt’ ao mesmo tempo, podemos digitar caracteres escondidos. e Por exemplo, ‘Alt+P’ faz aparecer o símbolo

(a letra grega Pi). Todas as teclas têm mais um ou dois caracteres escondidos, pelo que vai ser muito complicado lembrar-se l de todas combinaçõe­s disponívei­s. Para P contornar isso, pode fazer aparecer uma janela onde todos t os símbolos, letras especiais e até emojis ficam disponívei­s, d para usar num texto. Numa aplicação compatível p com escrita, use a combinação de teclas ‘control + command + barra espaços’ para fazer aparecer a lista de d ‘Emojis e símbolos’. Para usar um, ponha o cursor no local l desejado e clique sobre o mesmo duas vezes.

ÁREA DE PARA TODOS OS iDEVICES

Quer Q copiar uma parte de um texto do iPhone para o Mac e vice-versa? Já nos aconteceu a todos querer fazer isto e recorrer ao e-mail para enviar um ‘copy-paste’ importante. t Mas não é preciso fazer este “contorcion­ismo”: o Sierra S e o iOS 10 estão intimament­e ligados entre si e têm uma u área de transferên­cia (clipboard) comum. Certifique-se C de que os dispositiv­os entre os quais quer fazer fa a “troca” têm o Wi-Fi e o Bluetooth ligados e que estão e na mesma conta iCloud. Depois é preciso ter a opção ç ‘Handoff’ ligada em ambos. No macOS: ‘Preferênci­as do d Sistema’ > ‘Geral’ > ‘Permitir Handoff entre este Mac e os o seus dispositiv­os iCloud’; no iOS: ‘Definições’ > ‘Geral’ > ‘Handoff’. Agora, é só fazer copiar num lado, e colar no outro, o do que quiser.

ORGANIZE O AS JANELAS NO DESKTOP

Primeiro, P convém ter uma ideia das janelas que tem abertas, t caso haja várias apps activas ao mesmo tempo. Car-

regue em ‘F3’ para que consiga ver todas de uma vez; se carregar com o ponteiro do rato numa delas, puxa-a para a frente, sem ter de andar aos cliques no ecrã. Agora os outros truques: dar dois cliques com o rato num dos quatro limites da janela, ajusta-a automatica­mente ao limite do ecrã mais próximo; o mesmo acontece com os cantos. Se mantiver a ‘option’ pressionad­a enquanto alargar ou reduz uma janela, isto é feito nos dois sentidos de forma igual. Já com a tecla ‘Shift’, a janela é aumentada ou reduzida, mantendo o rácio. Para dividir automatica­mente o desktop em dois, pressione, sem largar, o botão verde da janela até que uma parte do ecrã fique azul; basta arrastar a janela para aí e vê-la a ocupar essa metade por completo; se tiver outras abertas, pode depois escolher qual é que vai ocupar a outra metade.

CONCENTRE-SE NO “ESCURO”

Se é facilmente distraído por outros elementos do seu Mac, comece por mudar o wallpaper para algo mais minimalist­a e escuro: isto vai realçar as janelas de processame­nto de texto (que normalment­e são brancas) e ajudar as de edição de imagem/vídeo a fundiram-se com o ambiente (costumam ser escuras). Depois, desligue as notificaçõ­es de e-mails e de outras apps que tiver instaladas em ‘Preferênci­as do Sistema’ > ‘Notificaçõ­es’ ou defina um horário para não receber alertas em ‘Ativar Não Incomodar’. Finalmente, aproveite para escurecer a barra de menus e a dock. Faça-o nas ‘Preferênci­as do Sistema’ > ‘Geral’ > ‘Usar Dock e barra de menus escurecida­s’; já agora, mude a apresentaç­ão de botões, menus e janelas para grafite, em vez de azul.

USE O AIRDROP PARA PARTILHAR FICHEIROS

Tal como não precisa de usar o email para enviar texto de um lado para o outro, também não é preciso estar a usar um recurso de terceiros para ra fazer isto com fotografia­s, vídeos ou outros ficheiros. Basta usar o AirDrop: no iOS, é um dos recursos de partilha em várias aplicações, mesmo de programado­res que não o a Apple; no Mac, está por defeito ligado e activo no Finder. Aqui, basta arrastar um documento para os ícones dos dispositiv­os (são as fotos que tenham na conta iCloud) que estiverem nos limites do Bluetooth.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal