Crie e proteja passwords com o True Key

A par­tir de um úni­co sí­tio, po­de ge­rir to­dos os seus da­dos de aces­so a de­ter­mi­na­dos si­tes, ape­nas com uma pas­sword mes­tra.

PC Guia - - EDITORIAL - POR CÁTIA RO­CHA

1 O soft­ware True Key per­mi­te guar­dar até quin­ze ccom­bi­na­ções de lo­gin e se­nhas, de for­ma gra­tui­ta. Se pre­ci­sar de mais, a ver­são pre­mium cus­ta 19,95 eu­ros por ano. Pos­to is­to, há a sa­ber que o True Key tem ex­ten­sões pa­ra o Ed­ge, Chrome e Fi­re­fox. Pa­ra adi­ci­o­nar o True Key ao seu brow­ser fa­vo­ri­to, vá até ao si­te tru­e­key.com e cli­que em ‘Down­lo­ad’. Ca­so es­te­ja a uti­li­zar o Chrome, por exemplo, sur­gi­rá logo uma ja­ne­la pa­ra que pos­sa adi­ci­o­nar a ex­ten­são ao brow­ser. Ca­so uti­li­ze o Mi­cro­soft Ed­ge, te­rá de ir até à Win­dows Sto­re, pro­cu­rar por True Key e cli­car em ‘Ob­ter’. Nes­te ca­so, vamos uti­li­zar a ex­ten­são pa­ra o Go­o­gle Chrome. Vai ser aber­to um no­vo se­pa­ra­dor, pa­ra que fa­ça o seu per­fil do True Key.

2 Pa­ra cri­ar um per­fil, tem de cli­car em ‘Vamos lá’ e pre­en­cher os da­dos. A pas­sword es­co­lhi­da vai ser aque­la que pas­sa­rá a dar aces­so ao sí­tio on­de são guar­da­das to­das as ou­tras passwords. Co­mo re­qui­si­to, é pre­ci­so uma pas­sword com pe­lo me­nos oi­to ca­rac­te­res, com uma mis­tu­ra de le­tras maiús­cu­las e mi­nús­cu­las, sím­bo­los e etc. Quan­do es­ti­ver tu­do pron­to, cli­que em ‘Next’ pa­ra continuar. Depois é pre­ci­so rein­tro­du­zir a pas­sword pa­ra con­fir­mar o per­fil. Depois dis­to, o True Key vai ac­tu­a­li­zar o brow­ser e se­rá pre­ci­so fa­zer no­vo lo­gin em vá­ri­os si­tes.

3 Não se es­que­ça de con­fir­mar a sua con­ta, atra­vés do link que foi en­vi­a­do pa­ra o email. Se cli­car no íco­ne do True Key, nas ex­ten­sões do brow­ser, vai ter aces­so às de­fi­ni­ções e às cre­den­ci­ais de aces­so que es­tão guar­da­das. Po­de tam­bém fa­zer uma tour, pa­ra que o True Key lhe mos­tre to­das as fun­ci­o­na­li­da­des que po­de uti­li­zar. Con­vém lem­brar que es­ta­mos a uti­li­zar a ver­são gra­tui­ta, o que po­de im­pli­car al­gu­ma ges­tão de to­das as se­nhas que es­tão guar­da­das.

4 Pa­ra co­me­çar a guar­dar as passwords, bas­ta que vá na­ve­gan­do pe­los si­tes cu­jos da­dos de aces­so quer guar­dar. De ca­da vez que fi­zer o lo­gin, vê os íco­nes azuis do True Key e es­te fi­ca­rá au­to­ma­ti­ca­men­te guar­da­do no True Key.

5 Uma das van­ta­gens de usar o True Key pas­sa pe­la pos­si­bi­li­da­de de ge­rar passwords pa­ra na­ve­gar pe­los si­tes. Pa­ra fa­zer is­so, vá até um si­te on­de pre­ci­se de re­gis­tar uma con­ta. Ao la­do do campo de re­gis­to de pas­sword, tem o íco­ne do True Key. Cli­que no íco­ne, no campo de pas­sword, e em ‘Ge­rar’. A se­nha vai ser aleatória e as no­vas cre­den­ci­ais vão ser au­to­ma­ti­ca­men­te adi­ci­o­na­das ao True Key.

6 O True Key guar­da au­to­ma­ti­ca­men­te os lo­gins dos si­tes que vi­si­ta com mai­or frequên­cia. Se is­to não acon­te­cer por de­fei­to, po­de tam­bém adi­ci­o­nar as pa­la­vra-pas­ses au­to­ma­ti­ca­men­te. Cli­que no íco­ne do True Key, nas ex­ten­sões do brow­ser e cli­que em ‘Adi­ci­o­nar no­vos iní­ci­os de ses­são’. Aqui, tem três op­ções, sen­do que aque­la que in­te­res­sa é a de ‘Adi­ci­o­nar ma­nu­al­men­te’. Aqui po­de in­tro­du­zir o tí­tu­lo que pre­ten­de dar ao iní­cio de ses­são, o link do si­te e, cla­ro, as cre­den­ci­ais de aces­so. Se even­tu­al­men­te pre­ci­sar de edi­tar al­guns dos da­dos de aces­so, po­de sem­pre pas­sar o cur­sor por ci­ma do lo­gin pre­ten­di­do e uti­li­zar o íco­ne do lá­pis, pa­ra in­tro­du­zir no­va in­for­ma­ção.

7 O True Key ser­ve pa­ra mais coi­sas, além de guar­dar e ge­rar passwords. Se cli­car no íco­ne do True Key, há tam­bém um campo de ‘No­tas se­gu­ras’. Po­de ain­da adi­ci­o­nar cores às su­as no­tas e adi­ci­o­nar de­ta­lhes. Se olhar pa­ra a par­te de ci­ma do ecrã, tam­bém há um campo de ‘Car­tei­ra’. É lá que po­de guar­dar in­for­ma­ções so­bre car­tões de cré­di­to, pas­sa­por­tes, carta de con­du­ção ou car­tão do ci­da­dão, por exemplo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.