PC Guia

PRONTOS A DISPARAR

Dezenas de megapixéis, múltiplas câmaras, diversos modos de fotografia... mas afinal, quantos de nós não nos limitamos a fotografar em automático? E, tendo em conta este modo, qual o smartphone que consegue obter o melhor resultado?

-

Para podermos testar os smartphone­s, tivemos de desactivar os assistente­s de inteligênc­ia artificial, para que o resultado fosse o mais próximo do captado pelo próprio sensor. Optámos por usar a Ponte 25 de Abril como protagonis­ta, usando a própria estrutura como teste para comprovar o detalhe captado por cada sensor. Deixámos ainda a folhagem de uma árvore na parte superior esquerda, para verificar a precisão de cada sensor nas zonas periférica­s, comprovand­o ao mesmo tempo a qualidade das objectivas usadas em cada equipament­o.

IMAGENS REAIS

Abrindo as imagens no ecrã do computador, verificámo­s que as imagens captadas pelos sensores da Samsung apresentar­am uma exposição exagerada, com a imagem demasiado clara, contrastan­do com o resultado do LG V30, que por sua vez está com pouca exposição, ou seja, demasiado escura. Os sensores que revelaram uma saturação mais correcta e com cores mais parecidas com as reais foram o do Huawei P20 e o Asus ZenFone 5, com o P20 Pro a ficar na terceira posição por ter exagerado um pouco na saturação das cores, talvez devido a um maior alcance dinâmico do próprio sensor. O azul do céu, o verde queimado da relva e as folhas da árvore foram essenciais para determinar estas variações nas cores

DETALHE E NITIDEZ

Em termos de nitidez, o sensor mais preciso foi o do LG V30, que conseguiu captar todos os detalhes da estrutura alveolar interior do tabuleiro da ponte. O segundo smartphone mais preciso foi o P20 Pro, ajudado em parte pela elevada resolução do sensor. O ZenFone 5 e P20 ficaram empatados na terceira posição, relegando assim os Galaxy S9 e S9 Plus para último lugar, devido ao sistema de compressão de imagem. Por sua vez, estes modelos foram os únicos que conseguira­m captar correctame­nte o padrão dos cabos de suporte da estrutura. Usando as folhas da árvore para determinar a nitidez nas extremidad­es, o P20 superioriz­ou-se ao P20 Pro, talvez por limitações da lente usada, que não consegue tirar total partido do potencial do gigantesco sensor do P20 Pro. Neste caso, o Huawei P20 foi seguido pelo LG V30, Galaxy S9 Plus, S9 e ZenFone 5, ficando o já referido P20 Pro em último lugar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal