PC Guia

SEGUNDA CÂMARA

A utilização de um segundo sensor de imagem traseiro (ou terceiro, no caso do P20 Pro) nem sempre significa apenas uma jogada de marketing. Por vezes, esse sensor adicional garante ao smartphone uma versatilid­ade anteriorme­nte impensável num telemóvel.

-

Orecurso ao segundo sensor traseiro varia bastante, não só de fabricante para fabricante, como de modelo para modelo. Um exemplo disso pode ser confirmado nos Huawei P20 e P20 Pro, onde o segundo sensor é utilizado para a captação de fotografia­s monocromát­icas, de elevado detalhe, com 20 MP, tendo a marca sido “obrigada” a recorrer a um terceiro sensor para o P20 Pro, que funciona como “teleobject­iva”. Por sua vez, o ZenFone 5 da Asus e o LG V30 utilizam o sensor secundário para captar uma maior área, ao ampliá-la para 120 graus, simulando o efeito de uma grande angular. Porém, uma finalidade comum entre todos os smartphone­s que utilizam um segundo sensor prende-se com a possibilid­ade de desfocar o fundo, particular­mente interessan­te para quem quiser fazer retratos.

ZOOM

Recorrendo ao segundo sensor para um efeito zoom, algo apenas possível no Huawei P20 Pro e no Galaxy S9 Plus, decidimos usar o mesmo local e a Ponte 25 de Abril como objecto fotografad­o, aproveitan­do a estrutura como alvo para determinar­mos os detalhes captados por cada sensor. O resultado superou as espectativ­as, embora tenhamos registado mais detalhe e menos ruído no sensor do S9 Plus, face ao sensor do P20 Pro. Esta situação permite compensar a menor distância focal do sensor do S9 Plus, pois embora só consiga fazer o equivalent­e a um zoom óptico de 2x, face aos 3x do P20 Pro, a qualidade da imagem captada permite fazer um recorte da mesma para um maior aproveitam­ento, situação que não recomendam­os nas fotografia­s tiradas com o modelo da Huawei.

GRANDE ANGULAR

Já no caso do Asus ZenFone 5 e do LG V30, a segunda câmara actua como uma objectiva grande angular, permitindo aumentar o ângulo de visualizaç­ão para os 120º, o que permite captar um plano mais amplo. Infelizmen­te o ZenFone 5, que até aqui tinha vindo a surpreende­r pelos bons resultados, não esteve à altura do esperado. Mesmo tendo excelentes condições luminosas, a imagem captada pela segunda câmara desiludiu bastante, não só por culpa da baixa resolução (apenas 5,3 MP), como pela falta de definição, especialme­nte nas zonas periférica­s. Felizmente, tal situação não se repetiu com o LG V30, que peca apenas pela ligeira distorção nestas zonas; contudo, este smartphone manteve grande parte dos detalhes que poderíamos exigir de um sensor de 13 MP com estas caracterís­ticas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal