PRON­TO A FILMAR

Além da fotografia, es­tes smartpho­nes mos­tra­ram ser ex­ce­len­tes fer­ra­men­tas pa­ra filmar. Mas exis­tem di­fe­ren­ças fundamenta­is en­tre os mes­mos que po­dem fa­zer to­da a di­fe­ren­ça.

PC Guia - - CAPA -

Ape­sar de já to­dos es­tes smartpho­nes te­rem a ca­pa­ci­da­de de gra­var em for­ma­to 4K (3840 x 2160), a re­a­li­da­de é que só os mo­de­los da Samsung con­se­guem uma ve­lo­ci­da­de su­pe­ri­or de 60 ima­gens por se­gun­do, fa­ce aos 30 fps dos res­tan­tes. Es­te de­ta­lhe po­de­rá pa­re­cer in­sig­ni­fi­can­te, mas, em de­ter­mi­na­das oca­siões, po­de ser fun­da­men­tal pa­ra ga­ran­tir a flui­dez de ima­gem ne­ces­sá­ria pa­ra acom­pa­nhar ob­jec­tos (ou pes­so­as) em mo­vi­men­to, co­mo por exem­plo uma pes­soa a an­dar de bi­ci­cle­ta ou de ska­te.

QUA­LI­DA­DE DE IMA­GEM

Em ter­mos de qua­li­da­de de ima­gem pu­ra, ver­da­de se­ja di­ta que, pra­ti­ca­men­te, to­dos os mo­de­los se com­por­ta­ram de for­ma exem­plar. O úni­co que, es­tra­nha­men­te, te­ve um de­sem­pe­nho me­nos re­gu­lar foi o ZenFone 5, que não con­se­guiu adap­tar a ex­po­si­ção da ima­gem du­ran­te a gra­va­ção, al­go que acon­te­ceu com to­dos os res­tan­tes mo­de­los. Ou­tro pro­ble­ma de­tec­ta­do no ZenFone 5, tel co­mo no LG V30, foi o apa­re­ci­men­to de de­ma­si­a­das aber­ra­ções óp­ti­cas re­la­ci­o­na­das com a luz, mais pre­ci­sa­men­te os cha­ma­dos ‘lens fla­res’, o que é o re­sul­ta­do das li­mi­ta­ções nas óp­ti­cas usa­das por es­tes mo­de­los.

FUN­CI­O­NA­LI­DA­DES ADI­CI­O­NAIS

Pa­ra gra­var cor­rec­ta­men­te ví­deo com re­so­lu­ções mui­to ele­va­das (co­mo 4K), é fun­da­men­tal ga­ran­tir uma boa es­ta­bi­li­za­ção de ima­gem, sen­do a fer­ra­men­ta ide­al os co­nhe­ci­dos es­ta­bi­li­za­dor ex­ter­no (ver sec­ção dos aces­só­ri­os, nas pá­gi­nas 56 e 57). Po­rém, se pre­ci­sar de usar o smartpho­ne no mo­men­to, sem re­cur­so a um es­ta­bi­li­za­dor, sai­ba que pra­ti­ca­men­te to­dos os mo­de­los têm es­ta­bi­li­za­ção de ima­gem, em­bo­ra li­mi­ta­da às re­so­lu­ções usa­das. No ca­so do ZenFone 5, só nos foi pos­sí­vel ac­ti­var o sis­te­ma de es­ta­bi­li­za­ção de ima­gem quan­do usa­do o mo­do ‘Pro’, es­tan­do es­ta op­ção dis­po­ní­vel nos mo­dos au­to­má­ti­cos em to­dos os ou­tros smartpho­nes. Po­rém, nos res­tan­tes equi­pa­men­tos, es­ta op­ção só po­de­rá ser ac­ti­va­da quan­do usa­da uma re­so­lu­ção me­nor, co­mo FullHD ou em mo­do 18:9 (2160 x 1080). Is­to não acon­te­ce nos Ga­laxy S9 e S9 Plus, ao se­rem os úni­cos que per­mi­tem ac­ti­var a es­ta­bi­li­za­ção de ima­gem com re­so­lu­ção 4K. Em ter­mos de ajus­tes ma­nu­ais, to­dos os mo­de­los ofe­re­cem a pos­si­bi­li­da­de de o uti­li­za­dor ajus­tar di­ver­sos pa­râ­me­tros, em­bo­ra os mo­de­los da Huawei te­nham uma lis­ta de op­ções ajus­tá­veis mais re­du­zi­da fa­ce aos mo­dos dis­po­ní­veis na fotografia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.