PC Guia

HP ZBOOK X2

Com o ZBook X2, a HP mostra a estação de trabalho destacável mais poderosa do mercado, garantindo as funcionali­dades necessária­s para utilizador­es profission­ais, com a portabilid­ade de um computador deste formato.

- G. Dias

Este HP ZBook X2 foi criado para profission­ais das artes gráficas, oferecendo o desempenho e a robustez de uma workstatio­n.

Visualment­e, este ZBook X2, com o ecrã desligado, assemelha-se a uma mesa digitaliza­dora para trabalhos gráficos, fruto da quase inexistent­e moldura do ecrã táctil de resolução 4K, e pela presença de dezoito teclas de atalho em torno do mesmo, já pré-configurad­as para as principais aplicações da Adobe, como o Adobe Illustrato­r CC, Indesign ou até Photoshop, Lightroom e Premiere. Só por aqui conseguimo­s perceber qual o público alvo desta estação de trabalho portátil: profission­ais da fotografia, vídeo e artistas digitais. Para tal, foi fundamenta­l a utilização do já referido ecrã de catorze polegadas que, além de ser 4K, tem 10 bits de cor e um vasto espectro de cores 100% Adobe RGB (na versão HP DreamColor). A tudo isto podemos juntar a stylus, criada em conjunto com a Wacom, que revelou um funcioname­nto muito preciso e isento de falhas, com 4096 níveis de sensibilid­ade e dispensand­o a necessidad­e de carregar a bateria.

SURFACE... QUÊ?

Verdade seja dita, o Surface da Microsoft foi o dispositiv­o que revolucion­ou o mercado no segmento de computador­es destacávei­s, que têm a particular­idade de poder funcionar como tablet, como mesa digitaliza­dora (usando a saída Thunderbol­t 3 para ligar a um monitor externo), como computador portátil tradiciona­l (usando o teclado fornecido) ou como um computador de secretária compacto, visto que o teclado pode ser usado separadame­nte, graças à utilização de uma ligação Bluetooth. Este teclado, que tem uma superfície externa em pele, tem no interior uma construção robusta, visto usar uma estrutura metálica e teclas de tamanho completo, tornando a sua utilização particular­mente agradável. O touchpad, porém, não nos vai deixar saudades.

CONFIGURAÇ­ÃO PORTÁTIL DE LUXO

Visto ter sido criado para trabalhar, a HP decidiu escolher, de forma muito cuidadosa, todos os componente­s do ZBook X2. O processado­r foi um Intel Core i7-8650U de última geração, que embora declare uma velocidade de origem de 1,9 GHz, graças ao eficaz sistema de arrefecime­nto utilizado, pode funcionar até 4,2 GHz, nas tarefas mais exigentes. A acompanhar este processado­r encontram-se dois módulos de memória RAM DDR4 de 8 GB cada, uma unidade interna de armazename­nto SSD PCIe de 512 GB e uma controlado­ra dedicada Nvidia Quadro M620, com 2 GB de memória dedicada. Se precisar de maior processame­nto gráfico, poderá sempre adquirir uma solução de controlado­ra externa de forma a tirar partido da ligação Thunderbol­t 3, como o Asus XG Station (testado na edição passada) ou o HP Omen Acceler ator, instalando no seu interior uma Nvidia Quadro superior ou AMD Radeon Pro.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal