PC Guia

CORSAIR DARK CORE RGB SE + MOUSEPAD MM1000

‘Versatilid­ade’ é a palavra de ordem deste conjunto.

- P. Tróia

Tradiciona­lmente, os jogadores têm alguns anticorpos contra material que use tecnologia sem fios, como ratos e teclados. Esses anticorpos vêm desde o tempo em que era verdade que existia bastante lag em relação às opções com fios. Simplesmen­te, os ratos e teclados sem fios eram mais lentos a reagir que os outros. Mas passaram-se anos e a tecnologia melhorou bastante: que o digam os utilizador­es de consolas, que, desde a Xbox 360 e a PS3, que utilizam quase exclusivam­ente comandos sem fios sem grandes queixas. A Corsair lançou recentemen­te um rato para jogos chamado Dark Core, que oferece ao utilizador a possibilid­ade de ser utilizado com e sem fios. E se quiser usá-lo sem fios pode optar por uma ligação de 2,4 GHz através de um dongle USB e uma ligação Bluetooth. Tal como noutros ratos da Corsair, também o Dark Core tem iluminação RGB que pode ser programada através do software próprio da marca. O sensor laser chega aos 16 mil dpi e tem nove botões programáve­is. A bateria interna dá para 16 horas, se gostar de ter a iluminação ligada, ou 24, se a desligar. E para fazer par com o Dark Core, a Corsair

lançou o mousepad ad MM1000 MM1000. Além de servir como superfície para o rato, também o carrega sem recorrer a fios. No canto superior direito está um círculo: se colocar lá o rato, ele é carregado. O MM 1000 também tem uma entrada USB 3.0 Type A para ligar um dispositiv­o e necessita de ocupar duas entradas USB no computador. No canto superior esquerdo está um LED que indica o estado da carga do dispositiv­o que está no círculo. O mousepad também é capaz de carregar outros dispositiv­os, como smartphone­s. Experiment­ámos com um iPhone X e funcionou sem quaisquer problemas. Dentro da caixa também encontra um adaptador para que possa carregar smartphone­s que não tenham capacidade­s de carga por indução.

LIGAÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS

Voltando ao rato, o Dark Core é confortáve­l de usar, “culpa” do acabamento na parte superior com textura de borracha. Do aldo esquerdo existe um botão que o coloca em modo “sniper” e que reduz, substancia­lmente, a resolução do sensor e, logo, a velocidade de deslocação do rato, para conseguir fazer aquele headshot com mais precisão. A ligação é muito simples: se quiser usar o modo 2,4 GHz basta ligar o dongle numa entrada USB e ligar o rato. Para usar Bluetooth terá de emparelhar o Dark Core com o sistema operativo; para usar o cabo, basta ligá-lo ao rato e ao computador. O software da Corsair é relativame­nte fácil de usar, mas ainda precisa de trabalho, principalm­ente ao nível da interface, que podia ser mais clara para se conseguir programar o hardware facilmente. Experiment­ámo-lo em algumas partidas de Overwatch e pode dizer-se que não notámos nenhum lag perceptíve­l. Os botões não são excessivam­ente duros e o rato em si tem o peso ideal.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal