PC Guia

Assuma o controlo das actualizaç­ões do Windows

O Windows 10 dá-nos a possibilid­ade de fazer a gestão das actualizaç­ões: podemos escolher quais e quando são feitas. Com este guia vai aprender a assumir o controlo do Windows Update e a fazer a gestão desta funcionali­dade do sistema operativo da Microsof

- POR RICARDO DURAND

1 TIRE PARTIDO DAS ACTUALIZAÇ­ÕES AUTOMÁTICA­S

A forma mais simples de garantir que o Windows 10 está sempre actualizad­o é ligar as actualizaç­ões automática­s. Isto permite ao sistema operativo verificar se há actualizaç­ões importante­s para fazer e, depois, iniciar o seu download e posterior instalação. Para ligar as Actualizaç­ões Automática­s, clique no menu ‘Iniciar’ e depois ‘Definições’ (o pequeno ícone da engrenagem, à esquerda) > ‘Atualizar e Segurança’ > ‘Windows Update’. Aqui, seleccione ‘Opções Avançadas’ e depois escolha a opção que permite que o sistema seja actualizad­o de forma automática.

2 DEFINA AS HORAS DE ACTIVIDADE DO WINDOWS

A opção das horas de actividade permite-nos definir horários em que usamos o computador para impedir que o Windows se actualize e reinicie enquanto estamos a trabalhar no computador ou a usar a máquina para actividade­s de lazer. Para escolher o horário que quiser, no mesmo menu ‘Windows Update’ do passo anterior, clique em ‘Alterar horas de atividade’ e depois defina entre que horas é que o sistema operativo não pode ser reiniciado depois de ter feito actualizaç­ões.

3 ESCOLHA UMA HORA PARA O WINDOWS REINICIAR

Além de definir as horas de actividade do seu computador, também pode escolher um horário específico para que o computador reinicie, depois de se actualizar. Para selecciona­r um hora, entre em ‘Opções de reinício’ e ligue a opção ‘Agendar um horário’. Depois, defina a hora e o dia em que quer que o sistema operativo reinicie. Para adicionar um lembrete que o vai avisar disso ligue a opção ‘Mostrar mais notificaçõ­es’.

4 FAÇA O UPDATE AO WINDOWS 10 DE FORMA MANUAL

Se não quiser que o Windows se actualize de forma automática, pode sempre escolher os updates manuais. Desta forma, vai ter de procurar por actualizaç­ões de forma manual para que não perca updates importante­s para o sistema. Para isso, no menu ‘Windows Update’, clique em ‘Procurar actualizaç­ões’ e depois em ‘Instalar’.

5 VEJA AS ACTUALIZAÇ­ÕES QUE JÁ FORAM INSTALADAS NO WINDOWS

Em ‘Ver histórico de atualizaçõ­es instaladas’ vão estar listadas todas as actualizaç­ões que o Windows já fez desde que começou a usar o computador. Isto vai ser especialme­nte útil se, depois de uma actualizaç­ão, o PC se começar a comportar de forma estranha - ou seja, vai poder perceber o responsáve­l por isso. Também é aqui que pode controlar se foi feita alguma actualizaç­ão especial ou se o PC falhou determinad­o update.

6 O QUE FAZER SE, DE FACTO, TIVER HAVIDO UM PROBLEMA?

Se chegar à conclusão de que foi um update que provocou um problema no computador, vais ser possível desinstala­r o “culpado”. Na lista ‘Ver histórico de atualizaçõ­es instaladas’ clique em ‘Desinstala­r atualizaçõ­es’; depois, na janela que abrir, vai ver todos os updates organizado­s por data de instalação - basta clicar num e em ‘Desinstala­r’, uma opção que fica na barra cinzenta que está no topo dessa lista.

7 OPÇÕES AVANÇADAS DE RECUPERAÇíO

Se desinstala­r um update não resolver o problema, vamos ter de restaurar o computador - para isso é preciso que haja um ponto de restauro que possamos usar. No menu ‘Iniciar’, escreva recuperaçã­o e clique na opção que aparece com o mesmo nome. Na janela do ‘Painel de Controlo’ que aparece clique em ‘Abrir o Restauro do Sistema’ e em ‘Seguinte’. Finalmente, basta selecciona­r um ponto de restauro que tenha sido criado pelo Windows, (mesmo antes de os últimos updates terem sido instalados) e seguir as instruções que aparecem depois de clicar novamente em ‘Seguinte’.

8 PROCURE AJUDA NO SITE DA MICROSOFT

Outra forma de descobrir problemas com as actualizaç­ões é recorrer à área do site da Microsoft que o pode ajudar a perceber o que se passa: ‘Resolver problemas do Windows Update’, a que pode aceder em bit.ly/2HYl9tk. Aqui vai ter de responder a um questionár­io para que a Microsoft tente descobrir o erro. Escolha a versão do Windows que está a usar e depois siga os passos indicados no site.

9 ARRANJE ESPAÇO PARA INSTALAR AS ACTUALIZAÇ­ÕES

Se não tiver espaço em disco suficiente para receber as actualizaç­ões do Windows, o processo de update vai falhar. Para isso, terá de libertar espaço de armazename­nto, que pode ser feito de duas formas: identifica pastas com um grande número de documentos que pode transferir para um disco externo ou uma pen (músicas, filmes, trabalhos, fotografia­s) ou recorre à ‘Limpeza do disco’, uma opção que pode encontrar ao escrever limpeza no menu ‘Iniciar’. Na janela que aparece, basta escolher que tipo de ficheiro quer que o Windows elimine do disco; complete o processo com um clique em ‘Ok’.

10 UM WINDOWS UPDATE À SUA MEDIDA

No final deste guia, o seu computador vai ficar personaliz­ado para que instale as actualizaç­ões como desejar. O Windows vai também emitir avisos que o alertam para updates pendentes como o que está na imagem e em que vai ter a liberdade de escolher como é que tudo se processa.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal