PC Guia

Afaste a lentidão do PC com uma boa gestão da RAM

Com a ajuda do Process Lasso, um software gratuito que analisa todos os processos que estão a correr no PC, vai ser possível identifica­r onde poderão estar os problemas e quais os programas que tornam o computador mais lento. Em seguida, poderá atribuir m

- POR NOME JORNALISTA

1 Antes de fazer a instalação do Process Lasso, é necessário verificar se o sistema operativo do seu PC é de 32 ou 64bit. Clique no menu ‘Iniciar’, em seguida em ‘Definições’ (símbolo roda dentada) e em ‘Sistema’. Nessa área seleccione a opção ‘Sobre’ e verifique qual o ‘Tipo de Sistema’ 1 que tem. Para fazer o download do programa vá a bitsum.com e escolha o link da opção 32 ou 64bit, de acordo com a versão do seu Windows.

2 Instale o Process Lasso. Caso o computador tenha mais de que um utilizador, seleccione se quer usar o programa para todos ou algum em específico e escolha a opção do formato da data europeu 1 . Depois use o PC de forma normal para que o seja possível o Lasso começar a fazer a análise.

3 Abra o Process Lasso e veja o gráfico que lhe mostra ao vivo o desempenho do seu PC . Poderá verificar a utilização do CPU , da RAM e, em baixo, duas tabs em que poderá consultar todos os processos – ‘All processes’ - e os processos activos – ‘Active processes’ . Em baixo terá oportunida­de de consultar a opção ‘Actions logs’ que mostra em detalhe quais os processos que estão a ser iniciados, os que foram terminados e quais os que poderão estar a tornar o computador mais lento .

4 Para tirar o máximo partido do Process Lasso existem algumas configuraç­ões que deve ajustar antes de prosseguir com os restantes passos. Em primeiro lugar, clique no menu ‘Options’ e na opção ‘ProBalance settings’ ; depois, seleccione ‘Enable ProBalance’ – esta funcionali­dade vai permitir fazer a gestão automática do CPU. Em seguida, clique na opção ‘SmartTrim’ e em ‘SmartTrim enabled’ . Desta forma, o uso da RAM será optmizado de forma automática. Por último, clique na opção ‘Forced Mode’ e, em seguida, em ‘Ok’.

5 Use o computador durante algum tempo após o passo 4 para que seja possível ver os benefícios obtidos após a selecção das opções anteriores. Consulte o Process Lasso e, nos gráficos ao vivo, da utilização do CPU e da RAM, deverá verificar algumas melhorias. Veja a coluna ‘Restraint history’ na tab ‘All processes’ para ver todos os programas que estão a ser “restringid­os” pelo Process Lasso: estão a usar demasiados recursos. Clique nessa coluna para ordenar os processos.

6 Em ‘Restraint history’ estão todos os programas que estão a causar lentidão no PC e quantas vezes cada um deles foi impedido; veja o seu nome na coluna ‘Applicatio­n name’ . Faça duplo-clique em qualquer programa que não seja da Microsoft (evite mexer nestes, pois costumam ser necessário­s para o correcto funcioname­nto do PC) para ver as diversas opções. Se for um processo que está a correr em segundo plano, clique em ‘Terminate´ e depois em ‘Ok’ para fechar. Se esta acção não funcionar, clique em ‘Terminate NO’

7 Para atribuir mais recursos a um programa em específico, clique com o botão direito do rato sobre o processo do programa e escolha a opção ´Priority class’ e, depois, ‘Current’ . Por defeito, todos os programas estão com prioridade ‘Normal’, o que significa que possuem recursos de memória RAM e CPU iguais. Para dar prioridade mais alta a um certo programa basta alterar ´Priority class’ para ´Above normal´ . Caso seja um programa que costuma fazer “crashar” o seu PC, então poderá optar por lhe dar uma prioridade ainda mais alta, escolhendo a opção ‘High priority’. Por último, certifique-se de que a funcionali­dade ‘Windows dynamic thread priority boosts enabled’ está ligada. Repita o processo na opção ‘Always’ .

8 Neste passo vamos ensinar-lhe a dar ainda mais recursos a determinad­o programa. Clique em ‘CPU affinity’ > ‘Current’ e assegure-se de que todos os núcleos do seu processado­r estão selecciona­dos . Esta função atribui o máximo de recursos ao programa. Faça novamente o processo, mas na opção ‘Always’ . De seguida seleccione ‘Memory priority’ . Certifique-se que, quer na opção ‘Current’, quer na ’Always’, está selecciona­do o nível ‘Normal’. Repita os passos 7 e 8 em todos os programas que estão a consumir demasiados recursos. Esses programas deverão deixar de tornar o seu PC lento ou de o fazer crashar.

9 Uma forma fácil de verificar se estas mudanças realmente tiveram efeito é consultar o separador ‘Active processes’, ver o gráfico e o ‘CPU utilizatio­n graph’ . Estes dois elementos deverão demonstrar que o PC está a usar menos recursos. Se não vir mudanças ou conseguir apenas detectar pequenas alterações, sugerimos que guarde o ‘Action Log’ através da opção ‘View Log’ . Clique em ‘File’ e exporte a lista através do menu ‘Export View to CSV’; clique em ‘Save’ e mostre o ficheiro a um técnico profission­al.

10 Por último, verifique se há actualizaç­ões do Process Lasso através do menu ‘Updates’ . Se quiser, pode fazer com que este processo seja automático. Para tal, basta selecciona­r a opção 'Check for updates every...' e escolher, por exemplo, '1 week' . Desta forma, o programa irá procurar actualizaç­ões todas as semanas. Se quiser repor as definições de origem do Process Lasso basta clicar no menu ‘Options’, escolher ‘Reset all configurat­ion to defaults' at the bottom’ e, de seguida, carregar em ‘Yes’.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal