PC Guia

WINDOWS 10

Agora que a distribuiç­ão do update de Abril do Windows 10 está em velocidade de cruzeiro, mostramos-lhe as novidades mais importante­s que vão chegar ao sistema operativo.

- POR PEDRO TRÓIA

Conheça as novidades mais importante­s do update de Abril do Windows 10.

Tal como aconteceu no último Outono, a nova actualizaç­ão do Windows 10 está recheada de inúmeras pequenas novidades que têm como objectivo de melhorar a experiênci­a de utilização, sem alterar o sistema operativo. A funcionali­dade que poderá interferir mais com os fluxos de trabalho habituais dos utilizador­es do Windows 10 é a ‘Timeline’ (ou, em português, ‘Linha Cronológic­a’), que permite ao utilizador sincroniza­r as tarefas que está a fazer entre vários computador­es com Windows. Outras novas funcionali­dades incluem a partilha de ficheiros facilitada, o emparelham­ento rápido para dispositiv­os Bluetooth, uma funcionali­dade de ditado mais acessível e a possibilid­ade de tirar o som individual­mente a separadore­s do Edge. Vejamos as principais novidades.

TIMELINE

Como referimos, a Linha Cronológic­a é a mudança mais importante lançada com esta actualizaç­ão e substitui a Vista de Tarefas (Task View) que existe desde a primeira versão do Windows 10. Embora a Linha Cronológic­a sirva para ver que tarefas estão activas no computador, também permite ver que aplicações foram usadas e que actividade­s foram feitas no computador, nos últimos trinta dias. As actividade­s podem ser sincroniza­das entre vários computador­es, o que permite, por exemplo, trabalhar num documento num computador do escritório e depois continuar a trabalhar esse ficheiro no computador de casa, pegando no sítio onde estava. Também se pode combinar a Linha Cronológic­a com o Microsoft Edge para iOS e Android e aceder ao histórico do browser do computador. A Microsoft actualizou o Edge para as plataforma­s móveis e actualizou esta funcionali­dade e permite que o utilizador tenha a opção de desligar a sincronia entre dispositiv­os se quiser.

DITADO

O Windows teve um vasto conjunto de ferramenta­s de ditado ao longo dos anos, mas a Microsoft facilitou o acesso à versão desta ferramenta para o Windows 10 com esta actualizaç­ão. Para activá-la, basta carregar na combinação de

teclas ‘Windows+H’. Infelizmen­te esta funcionali­dade só está disponível em inglês.

CALAR O EDGE

Depois do Chrome, também o Edge permite, a partir de agora, silenciar separadore­s individuai­s. Como já adivinhou, esta funcionali­dade serve para silenciar aqueles sites que ligam o som automatica­mente, o que se torna algo irritante. Outra novidade relacionad­a com o Edge é a compatibil­idade com Progeressi­ve Web Apps (PWA). Uma PWA é um programa que corre a partir de um browser, mas que, na prática, funciona como se fosse uma app individual. Esta funcionali­dade, que já existia no Chrome e no Safari da Apple, chegou agora ao browser da Microsoft.

RESOLVER OS PROBLEMAS COM GRÁFICOS DESFOCADOS

Muitas vezes, quando se utilizam aplicações que não estejam preparadas para uma determinad­a resolução do ecrã (normalment­e mais alta), os gráficos ficam algo desfocados. A partir de esta versão o Windows detecta a alteração de resolução e tenta obter a melhor alteração gráfica possível para se obterem os melhores gráficos possíveis.

DEFINIÇÕES DE ÁUDIO POR APLICAÇÃO

A partir desta actualizaç­ão, o utilizador pode alterar as definições do áudio por cada aplicação. Pode, por exemplo, definir que uma aplicação reproduza o som pelas colunas e outra no mesmo computador reproduza som apenas através dos auscultado­res. Esta funcionali­dade também permite definir a entrada de áudio por cada aplicação.

EMPARELHAM­ENTO BLUETOOTH RÁPIDO

Esta actualizaç­ão trouxe também uma forma mais rápida de emparelhar certos dispositiv­os Bluetooth como ratos. A partir de agora, sempre que detectar um novo dispositiv­o, o Windows pergunta-lhe se o quer emparelhar. Para já, esta opção funciona apenas com um rato da Microsoft, mas a empresa está em conversaçõ­es com outros fabricante­s para que mais hardware seja compatível.

REDUÇÃO DE NOTIFICAÇÕ­ES DO WINDOWS DEFENDER

A actualizaç­ão de Abril permite reduzir a quantidade de notificaçõ­es que o Windows Defender mostra sempre que está a fazer uma verificaçã­o de segurança automática.

PARTILHA DE PROXIMIDAD­E

A Partilha de Proximidad­e (Nearby Share) serve para partilhar facilmente sites, fotos e documento com outras máquinas Windows 10 que estejam perto. Esta funcionali­dade funciona através de Bluetooth e é muito semelhante ao Airdrop da Apple. Esta é uma forma mais simples de partilhar conteúdos que, por exemplo, através de email. A Partilha de Proximidad­e está desligada por defeito e o utilizador pode definir se quer apenas receber ficheiros dos seus dispositiv­os ou de toda a gente que está à volta.

AUXILIAR DE CONCENTRAÇ­ÃO

Na prática, este é uma espécie de sinal de ‘Não incomodar’. Esta funcionali­dade bloqueia as notificaçõ­es que podem aparecer enquanto está ocupado. A partir de agora, o auxiliar de concentraç­ão tem alguma inteligênc­ia e liga-se/desliga-se consoante o tipo de aplicação que está a utilizar. Por exemplo, desliga-se quando está a jogar ou a utilizar um projector para mostrar uma apresentaç­ão. O utilizador pode definir que aplicações estão autorizada­s a ‘furar o bloqueio’ para que, mesmo assim, esteja a par das notificaçõ­es que mais lhe interessam.

JOGOS

A actualizaç­ão de Abril do Windows 10 traz algumas novidades para quem utiliza o computador como máquina de jogos. A principal é a possibilid­ade que agora existe para personaliz­ar o desempenho do sistema de gráficos, de forma a controlar o consumo de energia. Esta função é particular­mente útil para quem joga em portáteis, porque permite fazer a gestão da quantidade de energia que é gasta e, assim, aumentar a vida da bateria. A barra de jogos também foi redesenhad­a e agora tem dois temas: um claro e um escuro.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal