PC Guia

Depois da Vodafone, é a Altice a testar o 5G em Portugal num espectro cedido pela Anacom

Depois de a Anacom ter anunciado que vai libertar a frequência dos 700 MHz para a quinta geração (5G) das comunicaçõ­es móveis, a Altice conduziu aquele que é o segundo teste em Portugal com esta tecnologia, num ambiente de rede comercial.

-

Quase um mês depois (6 de Junho) de a Vodafone ter feito uma demonstraç­ão numa rede comercial e num espectro cedido pela Anacom, a Altice a demonstrou as capacidade­s do 5G. Foi o que garantiu a direcção de comunicaçã­o da Vodafone, depois de ter sido confrontad­a pela PCGuia com o facto de a Altice dizer que tinha sido a primeira operadora a fazer testes 5G em ambiente de rede comercial. «Os nossos testes foram realizados, não em ambiente de laboratóri­o, mas sim na rede da Vodafone, utilizando espectro 5G disponibil­izado pela Anacom, disse a Vodafone e-mail enviado para a PCGuia. Contactada para confirmar este dado, Ilda Matos, responsáve­l de comunicaçã­o, da Anacom confirmou que o regulador cedeu o espectro à Vodafone para que o teste numa rede comercial 5G tenha sido feito no período indicado pela marca.

ROUTER HUAWEI PRONTO PARA VENDA

Os testes da Altice usaram como base, além de um router Huawei preparado para o 5G, uma antena Massive MIMO (composta por 64 receptores e emissores), com potência suficiente para emitir este novo sinal. Aqui está uma das diferenças para o teste conduzido pela Vodafone a 6 de Junho: enquanto o router da Huawei está na sua forma final (num conceito denominado ‘pré-comercial’), o equipament­o usado pela Vodafone (da sua parceira Ericsson) ainda está numa fase muito inicial, não estando pronto para o mercado.

5G AINDA DEVE DEMORAR CINCO ANOS

A demo foi feita na banda dos 3,6 GHz e teve dois momentos: um em que foi feito streaming em tempo real de uma emissão em 4K e outro que mostrou um medidor de velocidade para comprovar a promessa da Altice – chegar aos 1,5Gbps, o que efectivame­nte aconteceu (o valor foi mesmo ultrapassa­do, chegando aos 1,6). Sobre a disponibil­ização do 5G em massa, isto é uma coisa com só deve ser realidade por volta de 2022 ou 25.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal