PC Guia

Hora de limpar o ninho

- ALEX GAMELA Tw Twitter: @alexgamela

Depois do vendaval do RGPD, parece que as redes apanharam balanço para umas limpezas de Primavera, ou mais de Verão esquisito porque, à altura da escrita desta crónica, é Julho, chove e ninguém parece dar com o bug que nos está um ‘404 - calor not found’.

O Twitter decidiu remover contas falsas ou de teor duvidoso para promover um ambiente de confiança entre os seus utilizador­es. O Trump continua lá, mas isso é outro problema.

A previsão era de que a maioria dos utilizador­es iria perder 2% dos seus seguidores. A 15 de Julho eu tinha 8037 contas a seguir a minha, dois dias depois eram apenas 7806. Ora, 2% seriam... bem, é só fazer as contas. Não são números dramáticos como os da Katy Perry, que perdeu três dos seus 110 milhões de seguidores no Twitter (três milhões, entenda-se). Sinto-me ofendido por ser seguido percentual­mente por mais gente falsa do que ela era.

Fui ver quem tinha ficado, para perceber quem são os meus verdadeiro­s seguidores, caso queira começar um culto ou um partido político: 71% são homens, 29% são mulheres; interessam-se principalm­ente por meteorolog­ia (!?), tecnologia, ciência e educação, se bem que a minha timeline está cheia de futebol e gifs idiotas; na sua maioria, falam inglês. Assim à primeira, seria um culto bastante aborrecido.

Vou ter que refazer a minha estratégia: cativar mais público feminino, que discuta mais do que o tempo, e que se interesse por coisas diferentes e exóticas, porque viver numa câmara de eco é ensurdeced­or.

Vejo agora que cometi o erro de abrir o texto com meteorolog­ia. Acabei de resolver o enigma, sem querer.

Off-topic: tenho uma anedota para vos contar: Marinho Pinto ligou-se à Internet. Pronto, já está. Boas férias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal