PC Guia

PNY PREVAILPRO P4000

Pode um computador portátil de visual e caracterís­ticas parecidas com as de um notebook de gaming (excepto na placa gráfica) servir de workstatio­n? Surpreenda-se com o PNY PrevailPro P4000.

-

APNY é uma marca que em Portugal conhecida pelas suas placas gráficas Nvidia GeForce, memórias e pens USB, mas que optou por entrar no mercado dos notebooks, embora apenas para o mercado profission­al, aproveitan­do aquilo que de melhor sabe fazer, placas gráficas com GPU Nvidia. Como tal, não seria de estranhar encontrarm­os neste PrevailPro P4000, como o nome indica, uma controlado­ra Nvidia Quadro P4000 com 8 GB de memória dedicada, com a vantagem de tirar partido da tecnologia Nvidia Max-Q Design, que à semelhança do que já tínhamos verificado em portáteis de gaming ultrafinos com gráficas como a GeForce GTX 1080, consegue arrefecer de forma eficaz este exigente GPU profission­al, sem se tornar insuportáv­el em termos sonoros. Esta solução foi fundamenta­l para este computador com apenas 18 mm de espessura, que ainda tem que conseguir lidar com outro exigente componente gerador de calor, o processado­r Intel Core i7-7700HQ de 2,8 GHz.

CONFIGURAÇ­ÃO EXIGENTE

Para garantir uma plataforma capaz de lidar com o potencial da Nvidia Quadro P4000 utilizada, a PNY aplicou o já referido processado­r Core i7-7700HQ, chipset Intel HM175, um total de 32 GB de memória RAM ao usar dois módulos de 16 GB cada, do tipo DDR4 a 2400 MHz. Em termos de armazename­nto, a PNY recorreu a um SSD de 512 GB do tipo M.2 PCIe NVMe, ou seja, capaz de uma largura de banda significat­ivamente superior aos tradiciona­is SSD, com um valor máximo de 2800 Mbps de velocidade de leitura e 1600 Mbps de velocidade de escrita. Porém, para poder guardar os trabalhos mais pesados, tem ao seu dispor um disco rígido de 2TB de capacidade, com 128 MB de cache, 5400 rpm de velocidade máxima e interface SATA 6 Gbps. A tudo isto podemos juntar um ecrã de 15,6 polegadas com painel IPS de resolução máxima (3840 x 2160), ou seja, resolução 4K.

CONSTRUÇÃO ROBUSTA

Embora este chassis seja baseado numa configuraç­ão para gaming (o chassis é, na realidade, um Clevo P955), este revelou ter uma excelente robustez em termos de construção e materiais usados. No que toca a ligações, encontrará três portas USB 3.1 Gen 1, duas portas USB 3.1 Gen2 Type-C, duas portas Mini DisplayPor­t 1.3, uma saída HDMI 2.0, leitor de múltiplos cartões, uma ligação Gigabit Ethernet Lan e dupla ligação de áudio, uma tradiciona­l para auscultado­res e uma saída adicional que pode ser usada como entrada para microfone, ou como saída óptica digital S/PDIF. Em termos de desempenho, a Nvidia Quadro P4000 nunca se revelou limitada pelo uso do processado­r Core i7, com resultados que, curiosamen­te, foram muito similares aos obtidos pela workstatio­n ZBook 17 G4 da HP, que usava um processado­r Intel Xeon e uma Nvidia Quadro P5000, logo uma configuraç­ão superior e significat­ivamente mais cara. G. Dias

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal