Sai­ba quais são as do­ze prin­ci­pais no­vi­da­des do no­vo sis­te­ma ope­ra­ti­vo pa­ra iPad e iPho­ne: iOS 12.

O no­vo sis­te­ma ope­ra­ti­vo pa­ra iPad e iPho­ne foi apre­sen­ta­do du­ran­te a edi­ção da WWDC de 2018 e pro­me­te, além de vá­ri­as ac­tu­a­li­za­ções, fa­zer com que os dis­po­si­ti­vos Apple fi­quem mais rá­pi­dos. O iPho­ne mais an­ti­go compatível é o 5S.

PC Guia - - ÍNDICE -

1 DE­SEM­PE­NHO AUMENTADO

E é pre­ci­sa­men­te pe­la ra­pi­dez que co­me­ça­mos. A Apple ga­ran­te que o iOS 12 vai fa­zer uma me­lhor ges­tão da me­mó­ria e do pro­ces­sa­dor, mes­mo de iPads e iPho­nes mais an­ti­gos (5S, iPad Mi­ni 2 mes­mo o iPod Tou­ch de 6.ª ge­ra­ção). En­tre as prin­ci­pais me­lho­ri­as de ra­pi­dez es­tá o aces­so à câ­ma­ra (+70%), o apa­re­ci­men­to do te­cla­do no ecrã (+50%) e aber­tu­ra de apps em mul­ti­tas­king (du­as ve­zes mais rá­pi­do).

2 FACETIME EM GRU­PO

A app que co­lo­cou a vi­de­o­cha­ma­da nos te­le­fo­nes nou­tro ní­vel vai per­mi­tir que 32 pes­so­as fa­lem ao mes­mo tem­po. Não sa­be­mos bem se es­ta é uma fun­ci­o­na­li­da­de mui­to prá­ti­ca, mas se­rá mes­mo ser pos­sí­vel. As con­ver­sas em gru­po po­dem co­me­çar (além da app FaceTime) a par­tir das Men­sa­gens ou en­tran­do di­rec­ta­men­te nu­ma que já es­te­ja ac­ti­va.

3 ME­MO­JI - NÓS EM BONECO ANIMADO

Os Ani­mo­ji fo­ram uma das gran­des no­vi­da­des anun­ci­a­das com o iPho­ne X, em 2017. Ago­ra, es­ta fun­ci­o­na­li­da­de fi­ca me­lho­ra­da com a pos­si­bi­li­da­de de cri­ar­mos bo­ne­cos ani­ma­dos que se pa­re­çam mais con­nos­co: ca­be­lo, tom de pe­le, olhos, lá­bi­os e aces­só­ri­os, tu­do pas­sa a ser per­mi­ti­do pa­ra cri­ar o nos­so Me­mo­ji. Além dis­so há qu­a­tro no­vos Ani­mo­ji: Ko­a­la, Ti­gre, Fan­tas­ma e um T-Rex.

4 EFEI­TOS DE C­MA­RA NATIVOS

Tal co­mo é pos­sí­vel em apps co­mo o Ins­ta­gram, Mes­sen­ger ou Snap­chat, ago­ra há efei­tos nativos na câ­ma­ra do iPho­ne que po­dem ser usa­dos no FaceTime e nas Men­sa­gens: há fil­tros, efei­tos ani­ma­dos de tex­to, stic­kers e ani­ma­ções que sur­gem com as nos­sas ex­pres­sões fa­ci­ais.

5 TEM­PO DE ECRÃ: LIMITAR USO DE APPS É POS­SÍ­VEL

To­da a gen­te diz que pas­sar de­ma­si­a­do tem­po a olhar pa­ra o smartpho­ne é no­ci­vo pa­ra a saú­de. Por is­so, com es­ta no­va fun­ci­o­na­li­da­de va­mos po­der con­tro­lar com exac­ti­dão qu­an­to tem­po pas­sa­mos por dia a usar o smartpho­ne ou em ca­da app de for­ma individual. Vai ser ain­da pos­sí­vel de­fi­nir tem­pos de uti­li­za­ção pa­ra to­das as apps, op­ção que vai ser do agra­do dos pais que qui­se­rem exer­cer con­tro­los pa­ren­tais so­bre os dis­po­si­ti­vos dos fi­lhos.

6 ARKIT 2 PA­RA JO­GAR COM AMI­GOS

Tam­bém lan­ça­do com o iPho­ne X, o ARKit é ou­tra ca­pa­ci­da­de do iOS que vai fi­car me­lhor nes­ta no­va ver­são. Uma das prin­ci­pais no­vi­da­des é par­ti­lhar jo­gos de re­a­li­da­de au­men­ta­da com ami­gos. Sur­ge ain­da uma no­va app cha­ma­da Me­di­da que con­se­gue me­dir os ob­jec­tos aos quais se apon­te a câ­ma­ra.

7 NO­TI­FI­CA­ÇÕES AGRUPADAS

No iOS 11, sem­pre que sur­gem di­fe­ren­tes no­ti­fi­ca­ções da mes­ma app no ecrã blo­que­a­do, es­tas vão en­chen­do o dis­play por com­ple­to e ocul­tam as de ou­tras fon­tes. Mas, no iOS 12, is­so mu­da: no­ti­fi­ca­ções da mes­ma app são agrupadas nu­ma úni­ca que po­de ser ex­pan­di­da ou não.

8 NÃO INCOMODAR MAIS IN­TE­LI­GEN­TE

Sim, a op­ção Não Incomodar (Do not Dis­turb) já exis­te no iOS 11, mas é mui­to li­mi­ta­da e qua­se to­das as de­fi­ni­ções têm de ser ac­ti­va­das de for­ma ma­nu­al. Mas, no iOS 12, a fun­ci­o­na­li­da­de fi­ca mais in­te­li­gen­te e o iPho­ne po­de fi­car

si­len­ci­a­do au­to­ma­ti­ca­men­te quan­do en­trar­mos pa­ra um even­to agen­da­do no ca­len­dá­rio ou quan­do en­tra­mos num de­ter­mi­na­do lo­cal (co­mo por exem­plo, num ci­ne­ma). Quan­do sair­mos ou o even­to aca­bar, a fun­ci­o­na­li­da­de de­sac­ti­va-se de ime­di­a­to.

9 SUGERIR PAR­TI­LHA DE FO­TO­GRA­FI­AS COM AMI­GOS

Uma das me­lho­res coi­sas é par­ti­lhar mo­men­tos com al­guém de que se gos­ta e ti­rar uma fo­to­gra­fia pa­ra eter­ni­zar a si­tu­a­ção pa­ra sem­pre. A ga­le­ria de ima­gens do iOS 12 tam­bém es­tá mais in­te­li­gen­te e vai po­der sugerir a par­ti­lha de fo­to­gra­fi­as com as pes­so­as que apa­re­cem nas mes­mas. A tec­no­lo­gia de re­co­nhe­ci­men­to fa­ci­al ba­seia-se na fo­to da pes­soa que ti­ver as­so­ci­a­da ao con­tac­to te­le­fó­ni­co.

10 PRI­VA­CI­DA­DE REFORÇADA NO SA­FA­RI

Com o iOS 12, a Apple ga­ran­te que vai le­var a «pri­va­ci­da­de ain­da mais lon­ge». Is­to re­flec­te-se no Sa­fa­ri que ago­ra im­pe­de que os «bo­tões de par­ti­lha e wid­gets de co­men­tá­ri­os nas pá­gi­nas da in­ter­net si­gam os seus da­dos sem a sua au­to­ri­za­ção». Mas há mais: o brow­ser do iOS im­pe­de ain­da que os «anun­ci­an­tes re­co­lham da­dos» das «ca­rac­te­rís­ti­cas úni­cas» do iPho­ne ou iPad, «pa­ra que não o iden­ti­fi­quem nem lhe mos­trem anún­ci­os des­ti­na­dos a si em vá­ri­as pá­gi­nas da In­ter­net», ex­pli­ca a em­pre­sa.

11 SI­RI COM MAIS MAR­GEM DE MA­NO­BRA

Por fim, nes­ta se­lec­ção, de no­vi­da­des, te­mos uma Si­ri mais in­te­li­gen­te. Em­bo­ra ain­da não ha­ja ver­são em por­tu­guês eu­ro­peu, a as­sis­ten­te de voz vai po­der abrir apps que te­nha­mos re­la­ci­o­na­das com a per­gun­ta que fa­ze­mos em vez de ape­nas po­der abrir pá­gi­nas no Sa­fa­ri. A pes­qui­sa por fo­to­gra­fi­as re­la­ci­o­na­das com lo­cais, pes­so­as ou ob­jec­tos pre­sen­tes nas ima­gens tam­bém é no­vi­da­de.

12 DICTAFONE DEI­XA DE SER EX­CLU­SI­VO DO iPHO­NE

Se mui­ta gen­te usa o iPad co­mo fer­ra­men­ta de tra­ba­lho pa­ra es­cre­ver, cap­tar e edi­tar ima­gens e ac­tu­a­li­zar si­tes, por­que é que não ha­via tam­bém de gra­var uma con­ver­sa? Óp­ti­ma no­tí­cia pa­ra os jor­na­lis­tas, co­mo nós, é a che­ga­da do Dictafone ao iPad, ou se­ja, a app pa­ra gra­var voz ou sons.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.