PC Guia

Criar uma cloud pessoal em casa com um NAS

Não é daquelas pessoas que confia na segurança de soluções online como o Dropbox, o Google Drive ou o OneDrive? Então, a solução pode estar neste guia: vamos ensinar-lhe a criar a sua cloud ppessoal em casa.

- POR RICARDO DURAND

Há várias problemas que podem ser levantados quando falamos em fazer backups para a cloud. Quem é que vê ou tem acesso aos nossos dados? O que acontece se o serviço online onde temos informação deixar de funcionar? Também há o caso de ter de pagar se quiser fazer o upload para a Web de um grande número de ficheiros. Se tiver um valor que possa investir numa alternativ­a, a nossa sugestão é de que o faça com um NAS, ou seja, um network-attached storage. Estes equipament­os podem já vir com discos, ou podem ser expandidos, e ligam-se à sua rede caseira para que possa aceder aos ficheiros a partir de qualquer lado. O facto de não estar dependente de serviços de terceiros vai d dar-lhe mais liberdade, segurança e flexibilid­ade para controlar aq aquilo que tiver guardado. Ou seja, a forma e funcioname­nto é ig igual ao de uma cloud como o Dropbox, mas em vez de estar não se sabe onde, tem o equipament­o em sua casa. Estes E NAS vêm com software para instalar no computador e m muitas vezes com apps para smartphone­s para que a experiênci­a se seja multiplata­forma. Depois, o facto de estar na sua rede d doméstica faz com que a transferên­cia de dados seja muito mais rá rápida, pelo menos quando estiver em casa. Obviamente, fora d da sua rede caseira, fica limitado à velocidade da rede que ti tiver disponível, sejam dados 3/4G ou Wi-Fi.

ESCOLHER E UM DISPOSITIV­O DE ARMAZENAME­NTO

É rara a edição da PCGuia em que não testamos um NAS (ainda na ed ediçãod 269, de Junho, analisámos o Synology DS418) e se for ao n no nosso site, à área de ‘Reviews’ (pcguia.pt/category/reviews/) vai en encontrar vários dispositiv­os destes, sobre tudo da marca QNAP. A sua escolha vai depender daquilo para que quer a sua cloud pe pessoal. Por exemplo: está à procura de um sistema básico que te tenha ferramenta­s proprietár­ias (como o My Cloud da Western Dr Drive) ou de algo mais flexível e poderoso? São precisamen­te os QNAP ou os Synology que oferecem um maior leque de aplicações ap e serviços que possibilit­am fazer o streaming de vídeo e música,m por exemplo, ou escolher uma plataforma de código aberto ab independen­te para fazer essa gestão, como a ownCloud

1 ou a nextCloud 2 . Com estas soluções (que funcionam co como servidores) também vai poder alojar o seu próprio site, co configurar uma VPN e até ter sistemas operativos virtualiza­dos no nos computador­es, tudo a correr destes NAS. Outro Ou critério a ter em conta é o espaço de que vai precisar: se quiser ter um equipament­o para fazer backup de todos os seus dados, de múltiplos computador­es, e ainda ter uma colecção multimédia de filmes, fotos e música, terá de pagar mais para ter uma capacidade maior de armazename­nto. Mas, mesmo assim, e se precisar de ainda mais espaço? A maioria dos NAS tem portas USB para que possa expandir o espaço para drives externas ou possibilit­a

ligarigar mais discos rígidos (HDD ou SSD) - é claro que estes últimos modelosdl vão ser mais caros, mas ao mesmo tempo, serão mais flexíveis para quem precisa de um NAS powerhouse em casa.

QUESTÕES DE SEGURANÇA

Se está a pensar aceder aos seus ficheiros fora de casa, on-the-go, vai ter de arranjar uma forma de tornar a ligação segura do mesmo à Internet, para que a sua rede doméstica não fique comprometi­da (ou mesmo o NAS). As empresas que fabricam este equipament­os também têm software que facilita aplicar uma camada de segurança a esta ligação: é o exemplo da myQNAPclou­d 3 . Desta forma, o router que tiver em casa detecta o tráfego para o NAS e encaminha-o de forma correcta - se vir que não está a funcionar, veja que a função Universal Plug ‘n’ Play está activada. Caso contrário terá de ver a documentaç­ão do NAS para abrir de forma manual as portas para o acesso à Internet. A ligação ao NAS deve ser segura e encriptada - isto acontece se o endereço Web do NAS tiver um cadeado verde e começar por ‘https://’. Se usar uma solução própria como a ownCloud, vai ter de ler a documentaç­ão deste serviço para autorizar acesso ao NAS fora de casa. Também vai ser necessário configurar um DNS dinâmico em conjunto com um certificad­o SSL 4 que aponte para o tal endereço seguro, para que seja possível ligar-se ao seu NAS pela Internet. Há opções gratuitas que podem fazer isto: letsencryp­t.org ou noip.com/free, respectiva­mente, mas tem de se certificar de que o seu NAS é compatível com ambos os serviços. Com os da QNAP não há problema, mas em alguns de outras marcas o mais provável é que vá ter de pagar para usufruir destas funcionali­dades. Depois, vai ligar o seu endereço DDNS através das definições do seu NAS ou, então, tentar fazer isto no router. Os certificad­os SSL são, normalment­e, aplicados pelo NAS. No caso dos modelos QNAP, entre no ‘Control Panel’ > ‘Security’ > ‘Certificat­e & Private Key para subscrever um certificad­o gratuito Let’s Encrypt.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 4
4

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal