Dê mais po­der ao me­nu de con­tex­to do Win­dows 10

PC Guia - - ÍNDICE - POR MA­FAL­DA FREI­RE

O me­nu de con­tex­to do Win­dows, que apa­re­ce quan­do cli­ca com o bo­tão do la­do di­rei­to do ra­to em ci­ma de um fi­chei­ro, pas­ta ou pro­gra­ma, tem al­gu­mas fun­ci­o­na­li­da­des úteis mas po­de ser me­lho­ra­do e adap­ta­do às su­as ne­ces­si­da­des. Em oi­to pas­sos va­mos en­si­nar-lhe a per­so­na­li­zar o me­nu e a tor­nar es­te re­cur­so nu­ma po­de­ro­sa fer­ra­men­ta pa­ra o seu dia-a-dia.

1 DESINSTALAR PRO­GRA­MAS FA­CIL­MEN­TE

Nor­mal­men­te, quan­do quer desinstalar um pro­gra­ma, tem de ir ao ‘Pai­nel de Con­tro­lo’ e a ‘Pro­gra­mas e Fun­ci­o­na­li­da­des’ mas com o IO­bit Unins­tal­ler (bit.ly/1Y7xUQn) po­de adi­ci­o­nar uma fun­ci­o­na­li­da­de pa­ra fa­zer o desinstalar num só pas­so, cli­can­do com o bo­tão di­rei­to do ra­to no íco­ne do pro­gra­ma. Após fa­zer a de­sins­ta­la­ção, o IO­bit ve­ri­fi­ca ain­da se fi­cou al­gum «li­xo» do pro­gra­ma, por exem­plo no re­gis­to, e apa­ga-o.

2 RE­MO­VER PRO­GRA­MAS NUM CLI­QUE

Exe­cu­te o ins­tal­ler e a no­va fer­ra­men­ta se­rá adi­ci­o­na­da ao me­nu de con­tex­to. Pa­ra ex­pe­ri­men­tar bas­ta cli­car com o bo­tão do la­do di­rei­to do ra­to na apli­ca­ção e se­le­ci­o­na­ra op­ção ‘Power­ful unins­tall’ . Ve­ri­fi­que sem­pre se o pro­gra­ma a desinstalar é o cor­rec­to an­tes de fa­zer ‘Unins­tall’.

3 TE­NHA AR­MA­ZE­NA­MEN­TO NA DROP­BOX

Ou­tra fer­ra­men­ta útil pa­ra o me­nu de con­tex­to é a Drop­box, um ser­vi­ço de ar­ma­ze­na­men­to na cloud que lhe ofe­re­ce 2 GB de es­pa­ço pa­ra os seus fi­chei­ros, fo­to­gra­fi­as ou ví­de­os. Pa­ra ins­ta­lar bas­ta ir a Drop­box.com e fa­zer o down­lo­ad do pro­gra­ma.

4 ACEDA AOS SEUS FI­CHEI­ROS EM QUAL­QUER LU­GAR

Após ins­ta­lar a Drop­box e fa­zer lo­gin, cri­an­do uma con­ta ou via Go­o­gle, cli­que no fi­chei­ro com o bo­tão do la­do di­rei­to do ra­to e se­le­ci­o­ne ‘Mo­ve to Drop­box’ . Quan­do o íco­ne da Drop­box, pre­sen­te na área de no­ti­fi­ca­ções, es­ti­ver ver­de sig­ni­fi­ca que o uplo­ad do fi­chei­ro es­tá con­cluí­do e que o mes­mo fi­ca­rá aces­sí­vel em qual­quer lu­gar atra­vés das apli­ca­ções pa­ra desk­top ou smartpho­ne ou do si­te da Drop­box.

5 MELHORE O SEU ME­NU DE CON­TEX­TO COM FER­RA­MEN­TAS EX­TRA

O Easy Con­text Me­nu é um pro­gra­ma gra­tui­to que per­mi­te adi­ci­o­nar di­ver­sas fun­ci­o­na­li­da­des ex­tra ao me­nu de con­tex­to do Win­dows. Fa­ça o down­lo­ad em bit.ly/2mi­a­kot (fa­ça scroll até ao fim da pá­gi­na e se­le­ci­o­ne o bo­tão cin­zen­to ‘Down­lo­ad’). Des­com­pri­ma o fi­chei­ro e cli­que em EcMe­nu.exe. O pro­gra­ma não ne­ces­si­ta de ser ins­ta­la­do por is­so vai ini­ci­ar de ime­di­a­to.

6 ADICIONE COMANDOS RÁ­PI­DOS

O Easy Con­text Me­nu vai mos­trar-lhe uma ex­ten­sa lis­ta de op­ções que po­de adi­ci­o­nar ao seu me­nu de con­tex­to. Al­gu­mas são op­ções avan­ça­das de sis­te­ma do Win­dows que não ne­ces­si­ta com re­gu­la­ri­da­de mas ou­tras são mui­to úteis co­mo as ’Op­ções de des­li­ga­men­to’ 1 ou o ‘Es­va­zi­ar Re­ci­cla­gem’. Es­co­lha aque­las que achar que são im­por­tan­tes pa­ra fa­ci­li­tar a uti­li­za­ção do com­pu­ta­dor e de­pois se­le­ci­o­ne o íco­ne do ra­to com o sím­bo­lo ‘+’ a ver­de

2 pa­ra as adi­ci­o­nar ao me­nu de con­tex­to.

7 CO­MO TER UM ME­NU LIM­PO

Se o seu me­nu de con­tex­to co­me­çar a fi­car mui­to gran­de e con­fu­so re­ti­rar op­ções e fer­ra­men­tas que nun­ca uti­li­za po­de­rá ser uma boa op­ção. Pa­ra tal, fa­ça o down­lo­ad da ver­são gra­tui­ta do CC­le­a­ner em bit.ly/1hsOdVC e instale-o.

8 PA­RA FINALIZAR

Exe­cu­te o CC­le­a­ner e se­lec­ci­o­ne a op­ção ‘Fer­ra­men­tas’ dis­po­ní­vel no me­nu do pro­gra­ma à es­quer­da. Es­co­lha ‘Ar­ran­que’ e de­pois cli­que no se­pa­ra­dor ‘Me­nu de con­tex­to’ e ve­ja que op­ções de­se­ja re­mo­ver. Pa­ra re­ti­rar uma fun­ci­o­na­li­da­de bas­ta se­lec­ci­o­ná-la e em se­gui­da cli­car em ‘De­sac­ti­var’. Se qui­ser vol­tar a ter es­sa op­ção no me­nu bas­ta fa­zer o mes­mo pro­ces­so mas no fi­nal cli­car em ‘ Ac­ti­var’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.