SAM­SUNG GA­LAXY NO­TE 9

Apre­sen­ta­do co­mo o me­lhor smartpho­ne do mer­ca­do, o No­te 9 po­de não ser aqui­lo que apre­go­am.

PC Guia - - GADGETS - G. Di­as

Tal­vez de­vi­do às ven­das aquém do es­pe­ra­do dos Ga­laxy S9 e S9 Plus, a Sam­sung de­ci­diu lan­çar já o no­vo Ga­laxy No­te 9 que, à se­me­lhan­ça do seu an­te­ces­sor, tem tu­do o que foi apre­sen­ta­do em Fe­ve­rei­ro na ga­ma S9, apli­can­do-lhe um de­sign mais rec­ti­lí­neo, pa­ra con­se­guir usar um ecrã mai­or, a in­te­grar a já co­nhe­ci­da S Pen, e uma ba­te­ria de mai­o­res di­men­sões. Vi­su­al­men­te, as di­fe­ren­ças fa­ce ao seu an­te­ces­sor são mí­ni­mas, man­ten­do-se a já co­nhe­ci­da es­tru­tu­ra me­tá­li­ca com pai­néis em vi­dro cur­vo nos la­dos, pai­néis es­ses que são ca­pa­zes de nos pro­vo­car au­tên­ti­cas pa­ra­gens car­día­cas só de pen­sar­mos na ideia de po­der­mos dei­xar cair o No­te 9. Ao con­trá­rio dos ri­vais, o Ga­laxy No­te 9 man­tém-se fi­el à en­tra­da jack de 3,5 mm, uma so­lu­ção obri­ga­tó­ria pa­ra quem pre­ten­de um equi­pa­men­to pa­ra tra­ba­lhar, bem co­mo ao ecrã sem o ir­ri­tan­te en­ta­lhe (ou not­ch), sen­do o ecrã Su­per AMOLED de 6,4 po­le­ga­das um dos me­lho­res do mer­ca­do.

POU­CAS MU­DAN­ÇAS

Na tra­sei­ra, o sen­sor de im­pres­sões di­gi­tais es­tá ago­ra de­bai­xo do du­plo sen­sor de ima­gem, que fi­ca na ho­ri­zon­tal. Es­te tem a mes­ma so­lu­ção usa­da no Ga­laxy S9+, ou se­ja, um du­plo sen­sor de 12 MP, com o sen­sor prin­ci­pal a usar o sis­te­ma de aber­tu­ra va­riá­vel (f/1.5 e f/2.4), e o se­gun­do sen­sor a per­mi­tir um zo­om óp­ti­co de 2x, bem co­mo des­fo­car o fun­do nas fo­to­gra­fi­as em mo­do Li­ve Fo­cus. No soft­ware, a úni­ca no­vi­da­de en­con­tra­da pren­de-se com o ‘Op­ti­mi­za­dor de Ce­nas’, um as­sis­ten­te de in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al que con­fi­gu­ra as de­fi­ni­ções da ima­gem de acor­do com o ob­jec­to fo­to­gra­fa­do. Fe­liz­men­te o re­sul­ta­do não é tão exa­ge­ra­do quan­to o en­con­tra­do em mo­de­los ri­vais. No que to­ca ao de­sem­pe­nho, o mer­ca­do Eu­ro­peu foi no­va­men­te pre­ju­di­ca­do por não po­der re­ce­ber mo­de­los com pro­ces­sa­dor Qu­al­comm Snap­dra­gon 845, co­mo nos mer­ca­dos ame­ri­ca­no e asiá­ti­co. Não que o Exy­nos 9810 se­ja um mau pro­ces­sa­dor, mas sim­ples­men­te não es­tá à al­tu­ra do ex­ce­len­te de­sem­pe­nho do Snap­dra­gon 845, es­pe­ci­al­men­te na ver­ten­te grá­fi­ca. Is­to faz com que o de­sem­pe­nho do No­te 9 fi­que aquém do de­sem­pe­nho de smartpho­nes ri­vais equi­pa­dos com es­te CPU, co­mo o LG G7, Xiaomi Mi Mix 2S e Asus ZenFo­ne 5Z – es­tes úl­ti­mos dois têm a par­ti­cu­la­ri­da­de de cus­ta­rem me­ta­de do Ga­laxy No­te 9.

DI­FE­REN­CI­A­ÇÃO

On­de o no­vo Ga­laxy No­te 9 se di­fe­ren­cia é na po­de­ro­sa ba­te­ria de 4000 mAh, a mai­or al­gu­ma vez usa­da num smartpho­ne to­po de ga­ma da Sam­sung. Po­de­rá pen­sar que es­ta no­vi­da­de é ir­re­le­van­te, pe­lo fac­to da Huawei já uti­li­zar uma ba­te­ria com ca­pa­ci­da­de igual no P20 Pro, po­rém os tes­tes re­a­li­za­dos re­ve­la­ram uma ges­tão ener­gé­ti­ca mais efi­caz no No­te 9, ra­zão pe­lo qual ob­ti­ve­mos qua­se quin­ze ho­ras, mais três ho­ras que as ob­ti­das pe­lo mo­de­lo da Huawei. Ou­tro de­ta­lhe di­fe­ren­ci­a­dor do No­te 9 é a S Pen, que além de per­mi­tir to­das as fun­ci­o­na­li­da­des já co­nhe­ci­das do No­te 8, in­clui uma li­ga­ção BLE (Blu­e­to­oth Low-Energy) e um su­per­ca­pa­ci­tor co­mo ba­te­ria, que per­mi­te uma uti­li­za­ção de tin­ta mi­nu­tos com uma car­ga de ape­nas qua­ren­ta se­gun­dos. Es­ta fun­ci­o­na­li­da­de no­va per­mi­te usar a S Pen co­mo um con­tro­lo re­mo­to do No­te 9, se­ja pa­ra ti­rar fo­to­gra­fi­as ou avan­çar na reprodução de con­teú­dos mul­ti­mé­dia. Re­la­ti­va­men­te ao DeX, ao con­trá­rio dos seus an­te­ces­so­res, a no­va ver­são uti­li­za­da no No­te 9 ape­nas pre­ci­sa de um adap­ta­dor USB-C pa­ra HDMI pa­ra re­cri­ar um am­bi­en­te de tra­ba­lho de um PC num te­le­vi­sor ou mo­ni­tor ex­ter­no. Por fim te­mos a ques­tão das ver­sões dis­po­ní­veis, a que nós re­ce­be­mos pa­ra tes­te com 6 GB de me­mó­ria RAM e 128 GB de ar­ma­ze­na­men­to por 1029 eu­ros, e a ver­são de 8 GB com 512 GB por 1279 eu­ros, sen­do am­bos ex­pan­sí­veis atra­vés de um car­tão Mi­croSD até 512 GB.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.