TES­TES

Com o ZenBook Pro 15, 5, a Asus vol­ta a de­mons­trar strar as su­as ca­pa­ci­da­des em ter­mos de en­ge­nha­ria, a, com um dos pri­mei­ros s com­pu­ta­do­res por­tá­teis i equi­pa­dos com um pro­ces­sa­dor In­tel Co­re i9 e o pri­mei­ro a usar um se­gun­do ecrã na zo­na do tou­ch­pad.

PC Guia - - CONTENTS - G. Di­as

Asus ZenBook Pro 15 HP Workstation Z8 G4 Sam­sung Ga­laxy No­te 9 Xiaomi Mi A2 Hisense ULED U7A Sam­sung Ga­laxy A6+ Corsair Vengeance RGB Pro DDR4 NZXT H500i Corsair Hydro H100i Pro CAT S61 AOC Agon G2790PX

Com a tam­pa fe­cha­da, o no­vo ZenBook Pro 15 da Asus pa­re­ce um tra­di­ci­o­nal ZenBook, com o cor­po me­tá­li­co, boa qua­li­da­de de cons­tru­ção, chas­sis ro­bus­to e di­men­sões in­te­res­san­tes pa­ra tu­do o que ofe­re­ce. Abrin­do a tam­pa, a si­tu­a­ção não mu­da mui­to de fi­gu­ra... até de­ci­dir­mos li­gar o com­pu­ta­dor. É quan­do en­tra­mos no Win­dows que so­mos sur­pre­en­di­dos por um tou­ch­pad que se trans­for­ma num se­gun­do ecrã tác­til de 5,5 po­le­ga­das com re­so­lu­ção FullHD (1920 x 1080). De­sig­na­do ‘Scre­enPad’, es­te ecrã po­de ser to­tal­men­te des­li­ga­do, po­de­mos des­li­gar ape­nas a ima­gem pa­ra ac­tu­ar co­mo um tou­ch­pad nor­mal, co­mo um ex­ten­sor do ecrã prin­ci­pal ou usar o ecrã co­mo um ecrã de ata­lho a apli­ca­ções de­sen­vol­vi­das es­pe­ci­fi­ca­men­te pa­ra o mes­mo. Es­ta úl­ti­ma fi­na­li­da­de é, mui­to ho­nes­ta­men­te, a mais útil, ao per­mi­tir a uti­li­za­ção do Scre­enPad en­quan­to ata­lho a fer­ra­men­tas adi­ci­o­nais de apli­ca­ções co­mo o Ado­be Pho­toshop, ou Pre­mi­e­re Pro. Es­tra­nha­men­te, en­quan­to tou­ch­pad tra­di­ci­o­nal, o Scre­enPad re­ve­lou ser mais pre­ci­so os úl­ti­mos tou­ch­pad da Asus que te­mos ex­pe­ri­men­ta­do.

PA­RA TRA­BA­LHO

Em­bo­ra se­ja um dos pri­mei­ros com­pu­ta­do­res por­tá­teis a usar um pro­ces­sa­dor In­tel Co­re i9, cer­ta­men­te o pri­mei­ro que pas­sou aqui pe­la re­dac­ção da PCGuia, is­so não sig­ni­fi­ca que es­te com­pu­ta­dor te­nha si­do fei­to pa­ra jo­gar, em­bo­ra a Nvi­dia GeFor­ce GTX 1050 Ti de 4 GB nos pos­sa di­zer que sim. É cer­to que con­se­gui­mos cor­rer al­guns jo­gos sem gran­de he­si­ta­ção, mas não foi pa­ra es­ta fi­na­li­da­de que es­te com­pu­ta­dor foi cri­a­do, até por­que o chas­sis em na­da ape­la aos en­tu­si­as­tas dos vi­de­o­jo­gos, mas sim dos uti­li­za­do­res pro­fis­si­o­nais, que pre­ci­sam de uma má­qui­na ele­gan­te e de ele­va­do de­sem­pe­nho. Os 16 GB de me­mó­ria RAM (sol­da­da na mother­bo­ard) e a uni­da­de de ar­ma­ze­na­men­to SSD de 1 TB PCIe NVMe são pro­va do em­pe­nho da Asus em tor­nar es­ta má­qui­na mais ape­la­ti­va a uti­li­za­do­res pro­fis­si­o­nais, bem co­mo o fac­to de usar um ecrã tác­til de 15,6 po­le­ga­das, que além de ser do ti­po IPS, uti­li­za uma re­so­lu­ção 4K (3860 x 2160) com uma reprodução de co­res de 100% da pa­le­te de co­res do es­pec­tro Ado­be RGB, o mais uti­li­za­do e de­se­ja­do por pro­fis­si­o­nais de ima­gem.

LI­MI­TA­ÇÕES

Ape­sar da con­fi­gu­ra­ção que, à par­ti­da, pro­me­tia ba­ter al­guns re­cor­des de de­sem­pe­nho, es­pe­ci­al­men­te por usar o po­de­ro­so pro­ces­sa­dor In­tel Co­re i9-8950HK de seis nú­cle­os a 2,9 GHz (4,8 GHz em Tur­bo), a re­a­li­da­de é que os re­sul­ta­dos em al­guns tes­tes fi­ca­ram aquém das es­pec­ta­ti­vas. Is­to foi vá­li­do não só nos tes­tes sin­té­ti­cos que de­pen­di­am es­sen­ci­al­men­te do de­sem­pe­nho do CPU, me­mó­ria e SSD, co­mo dos jo­gos, que de­pen­di­am es­sen­ci­al­men­te do CPU e da pla­ca grá­fi­ca. Se ve­ri­fi­car­mos que em al­guns ca­sos o de­sem­pe­nho che­gou a ser in­fe­ri­or ao re­gis­ta­do em al­guns equi­pa­men­tos com a mes­ma pla­ca grá­fi­ca, mas pro­ces­sa­dor de an­te­ri­or ge­ra­ção (Co­re i7-7700HQ), en­tão tal­vez es­te­ja­mos pe­ran­te um pro­ces­sa­dor que ain­da não es­tá de­vi­da­men­te op­ti­mi­za­do em ter­mos de soft­ware, pe­lo que se tor­na im­pos­sí­vel re­co­men­dar­mos o mes­mo fa­ce a al­ter­na­ti­vas que são, ac­tu­al­men­te, sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te mais aces­sí­veis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.