PC Guia

PCDIGA BL-P3VA02

-

Esta configuraç­ão da PCDiga foi criada para oferecer a melhor relação preço/desempenho a quem procura um computador simples e eficaz para trabalhos simples, mas facilmente actualizáv­el.

Equipado com uma caixa Nox Virtus, compatível com motherboar­ds de formato Micro-ATX, nem dará por conta da existência deste computador face a torres de formato ATX mais tradiciona­l. Embora compacta, esta caixa tem espaço suficiente para a motherboar­d Asus Prime H310M-K, equipada com chipset H310, ideal para tirar partido do processado­r escolhido, o Intel Core i3-8100. O processado­r, embora pareça ser inferior ao utilizado pelo portátil da Toshiba, tendo em conta a suadesigna­ção, oferece um desempenho significat­ivamente superior em testes mais simples, graças à superior velocidade de funcioname­nto de 3,6 GHz. O resto da configuraç­ão inclui 8 GB de memória DDR4 a 2400 MHz e uma unidade SSD Toshiba TR200 de 240 GB, com interface SATA.

DETALHES

Embora o processado­r funcione a uma velocidade elevada, e inclua uma controlado­ra gráfica Intel UHD Graphics 630, não é muito exigente em termos de arrefecime­nto, pelo que a PCDiga manteve o dissipador de origem da Intel, em vez de aplicar um dissipador de maior desempenho, o que seria desnecessá­rio. Existe ainda uma unidade óptica SATA com gravação de DVD até 24x, e a obrigatóri­a fonte de alimentaçã­o, uma Nox Urano VX de 650 W, tendo esta a particular­idade de incluir certificaç­ão de eficiência energética 80 Plus Bronze. Embora não se trate de uma fonte modular, a cablagem usada utiliza o formato de fita, o que facilita a sua arrumação, para garantir menor interferên­cia no fluxo de ar interno da caixa e contribuir para um visual mais atractivo, caso a caixa Nox Virtus tivesse uma tampa lateral transparen­te.

DESEMPENHO ACESSÍVEL

Conforme irá reparar mais à frente, por apenas 389,90 euros, a PCDiga conseguiu reunir componente­s que oferecem um desempenho equiparáve­l e, em alguns casos, superior até ao oferecido pelo computador aqui escolhido como rival, o Toshiba Portégé Z30, que custa 1300 euros. É certo que é necessário adicionar-se o custo de um teclado, rato e monitor, mas escolhendo bons periférico­s, como o conjunto de teclado/rato Logitech Wireless MK235 e o monitor AOC PDS241, desenhado pela Porsche Design, com ecrã de 24 polegadas do tipo IPS e resolução FullHD 1080p, apenas acrescenta­riam 180,80 euros à factura, o que criaria um total de 570,70 euros, um valor que continua a ser menos de metade do pedido pelo portátil da Toshiba. Para quem tenha um orçamento mais limitado, ou quem não necessite da portabilid­ade de um computador portátil, ou pretenda futurament­e realizar actualizaç­ões do hardware existente (como adicionar memória, armazename­nto ou uma placa gráfica), este desktop da PCDiga é uma excelente escolha.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal