PC Guia

TOSHIBA PORTÉGÉ Z30

-

A gama Portégé acaba caba de receber no novo o Z30-E as mais recentes entes inovações tecnológic­as gicas do segmento, como mo os processado­res IntelIntel de última geração, , para agradar aos utilizador­es empresaria­is mais exigentes.

Prestes a completar 25 anos, a linha Portégé da Toshiba é uma das mais famosas da marca nipónica, muito por culpa de ter sido sempre associada aos modelos topo de gama e ultrafinos, que mais recentemen­te se passaram a designar pela Intel como ‘ultrabooks’. Nesta nova geração da gama Z30, que já existe desde 2013, passamos a contar com a oitava geração de processado­res Core da Intel, neste caso em concreto, um Core i5-8250U de quatro núcleos a 1,6 GHz, que pode chegar aos 3,6 GHz quando usado o modo Turbo. É curioso que, tendo em conta o desempenho registado, este processado­r tenha obtido um desempenho equiparáve­l ao Core i3-8100 utilizado no desktop da PCDiga, muito embora a nomenclatu­ra utilizada pela Intel dê a entender que o processado­r usado neste portátil deveria ter obtido um desempenho superior ao Core i3-8100.

PORTABILID­ADE

Onde este Portégé Z30 sempre se destacou foi na sua elevada portabilid­ade, visto ter um peso de apenas 1,2 kg e medidas bastante compactas, como apenas 17,9 mm de espessura máxima. É certo que já existem modelos de marcas rivais com dimensões mais compactas, mais leves e com ecrãs de maior dimensão (o Portégé Z30 usa um monitor FullHD de 13,3 polegadas), mas este Z30 não deixa de ter dimensões muito agradáveis para quem queira um equipament­o leve, compacto e robusto, j á que o chassis é totalmente em magnésio. Embora criado para ser utilizado em viagem, daí ter registado um interessan­te valor de autonomia nos testes efectuados (próximo das cinco horas), este ultrabook da Toshiba pode ser interligad­o a uma estação de ancoragem, seja ela específica para o modelo em questão ou universal (usando uma ligação USB 3.0), que lhe permite acrescenta­r portas adicionais como saídas de vídeo VGA, DVI-D, HDMI e DisplayPor­t; contudo, este Z30 conta já com uma saída VGA, HDMI, três ligações USB 3.0 e uma Gigabit LAN.

SEGURANÇA ACRESCIDA

Se em termos de desempenho este Portégé Z30 tem dificuldad­e em cativar-nos (contudo, perfeito para uma utilização quotidiana), é na vertente da segurança que a Toshiba surpreende. Além da encriptaçã­o das unidades de armazename­nto, e do recurso a um TPM 2.0 (Trusted Platform Module), existe ainda um eficaz leitor de impressões digitais, bem como um leitor de Smartcard, para impedir o acesso não autorizado aos seus ficheiros confidenci­ais. Graças à tecnologia AMT (Intel Active Management Technology), poderá permitir que o administra­dor de sistemas da sua empresa consiga, remotament­e, manter o sistema operativo do Portégé devidament­e

actualizad­o.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal