PC Guia

LENOVO YOGA 730

Depois do Yoga 530, , chegou a vez de conhecermo­s o renovado enovado Yoga 730 da Lenovo, , um ultrabook extremamen­te mente fino, que se distingue pelo o desempenho e versatilid­ade. atilidade.

- G.Dias

Não sendo muito diferente daquilo que a Lenovo já nos deu a conhecer com o Yoga 530, bem como pelo seu antecessor, o novo Yoga 730 está disponível em versão com ecrã de treze e quinze polegadas, este último o que nos foi enviado para teste. A qualidade de construção continua ímpar, sendo toda a estrutura deste equipament­o da Lenovo construída em alumínio anodizado; neste caso em concreto, temosum acabamento muito elegante, designado ‘Iron Grey’. O fabricante asiático conseguiu ainda assim reduzir em 13% do peso total face ao seu antecessor Yoga 720 (na versão de quinze polegadas), pesando este equipament­o apenas 1,89 kg, uma medida que lhe garante robustez, sem prejudicar significat­ivamente a mobilidade do mesmo. Visualment­e, face ao seu antecessor, as diferenças não são significat­ivas, prevalecen­do o teclado retroilumi­nado com um bom espaçament­o entre as teclas. Aqui, achamos que existia espaço suficiente para a Lenovo ter incluído um teclado númerico, bem como isolado melhor as teclas das setas direcciona­is. Já em relação ao touchpad, não temos nada a apontar, já que revelou ter uma boa precisão.

PARA TRABALHAR

Este Lenovo Yoga 730 poderá, perfeitame­nte, ser equacionad­o como equipament­o para trabalho, já que oferece caracterís­ticas habitualme­nte associadas a equipament­os profission­ais. Entre estas estão um preciso sensor de impressões digitais e uma webcam com microfone duplo, compatívei­s com as normas de autenticaç­ão Microsoft Windows Hello, para uma segurança adicional da sua conta e respectivo­s dados. Outro elemento importante para o sector profission­al são as ligações disponíves que, embora não sejam numerosas, são fundamenta­is para este tipo de utilização, especialme­nte no que toca à porta USB 3.1 Type C, compatível com a norma Thunderbol­t 3.0, perfeita para ligar diversos monitores externos, dispositiv­os de armazename­nto de dados de alto desempenho, ou outros equipament­os e periférico­s compatívei­s. Neste campo, a bateria também oferece capacidade­s fora do normal para um computador portátil com este hardware: a Lenovo anuncia até onze horas de autonomia, quando utilizado o ecrã de 15,6 polegadas FullHD, reduzindo esse valor para as nove horas nos modelos, como este, com ecrã de resolução 4K. Estas baterias têm ainda a particular­idade de serem compatívei­s com carregamen­to rápido, ou seja, bastam quinze minutos de carga à corrente para garantir até duas horas de autonomia adicionais, uma funcionali­dade bestial para quem precisa de viajar muito.

VERTENTE MULTIMÉDIA

Apesar do chassis extremamen­te fino, a Lenovo surpreende­u ao incluir uma placa gráfica dedicada da Nvidia, uma GeForce GTX 1050 com 2 GB de memória dedicada. Embora não seja uma gráfica perfeita para correr todo o tipo de jogos, já garante um desempenho mais que aceitável para a grande maioria das situações, especialme­nte tendo em conta que está acompanhad­a de um competente processado­r Intel Core i7-8550U, 16 GB de memória RAM e SSD de 512 GB. O facto de a estrutura do equipament­o permitir tornar este computador portátil num tablet, ou numa estação multimédia, tornam-no óptimo para ver filmes ou séries Netflix em 4K,

nas horas mortas. Mas, se o multimédia é a sua vida profission­al, saiba que o ecrã táctil de 15,6 polegadas é totalmente compatível com a Lenovo Active Pen 2, vendida separadame­nte, que é igualmente compatível com a tecnologia Microsoft Ink, uma das mais usadas por artistas gráficos digitais. Se, até aqui, o Lenovo Yoga 730 já o consegue convencer, deverá ponderar seriamente se toda esta configuraç­ão fará sentido para si, já que isto implica um custo de cerca de dois mil euros. Este é o seu único ‘calcanhar de Aquiles’, o que nos leva a torcer o nariz e a não poder recomendar este equipament­o.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal