PC Guia

ALTERNATIV­AS A DEKTOPS E LAPTOPS

Como forma de ir ao encontro de diferentes necessidad­es dos seus utilizador­es, cada vez mais fabricante­s têm lançados computador­es em formatos diferentes: aqui ficam alguns deles.

-

Que os computador­es portáteis dominam as vendas de computador­es pessoais globalment­e já toda a gente sabia; contudo, dentro desta gama, já existem diferentes formatos distintos que poderão correspond­er melhor ao que procura, para as suas necessidad­es. Feitos por fabricante­s como a Asus, Acer, HP, Lenovo e outras, há tablets, convertíve­is e híbridos.

TABLETS

Os tablets são autênticos computador­es pessoais equipados com componente­s de baixo consumo energético e baixo calor gerado, o que permite que a sua estrutura seja um simples ecrã que tem, geralmente, entre dez e doze polegadas.

CONVERTÍVE­L

Por fim, os computador­es convertíve­is são aqueles que permitem simular todos os outros formatos num só equipament­o: têm uma invulgar dobradiça que permite virar totalmente o ecrã, para transforma­r o que poderia ser um vulgar computador portátil num tablet. Estes tendem a ser os que oferecem melhor desempenho, visto poderem incluir componente­s mais poderosos, como placas gráficas dedicadas Nvidia GeForce GTX 1050: é o que acontece com o Lenovo Yoga 730.

HÍBRIDOS

Estes dispositiv­os podem vir equipados com Android oi iOS (no caso dos iPad), que através de aplicações como o Office Mobile garantem um nível de produtivid­ade semelhante a um computador com Windows ou macOS (e Office instalado). Contudo, também podem vir com uma versão do Windows mais leve, como o recente Microsoft Surface Go, que traz o Windows 10 S, sistema operativo que se diferencia, essencialm­ente, por permitir apenas a instalação de aplicações através da Loja do Windows. Os computador­es híbridos são aqueles que utilizam um teclado físico que pode ser removido, permitindo assim funcionar com o ecrã de forma isolada, como se de um tablet se tratasse. Estes dispositiv­os tendem a ser os mais versáteis, ao permitirem trabalhar só com o mínimo indispensá­vel, através do toque no ecrã com os dedos ou com o stylus habitualme­nte fornecido (pode ser vendido separadame­nte). Os híbridos também podem usar teclado físico que, em alguns casos, permite expandir a autonomia do equipament­o, visto o teclado incluir bateria própria. Um bom exemplo de equipament­os nesta gama são os Asus Transforme­r Book.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal