PC Guia

Gravar um vídeo do ecrã do PC

- POR RICARDO DURAND

Vamos usar o software grátis OBS Studio para fazer uma gravação em vídeo daquilo que se passa no ecrã do nosso computador, o que pode ser muito útil para mostrar a alguém como configurar um programa ou fazer uma acção específica que queira partilhar. 1 INSTALAR O OBS SCREEN RECORDER

Entre no site obsproject.com/download, certifique-se de que o ícone do Windows está selecciona­do e clique em ‘Download Installer’. Depois de transferir o instalador, abra o ficheiro, carregue em ‘Yes’ e vá clicando em ‘Next’ e ‘Install’ até que apareça a última janela: aqui carregue em ‘Finish’ para completar a instalação. Lance o programa, carregue em ‘Ok’ para aceitar a licença de utilização.

2 CONFIGURAR O SOFTWARE

Clique em ‘Sim’ para correr o Assistente de Configuraç­ão Automática do OBS e seleccione ‘Optimizar para gravação, a transmissã­o é secundária’. O programa vai detectar as definições do seu ecrã ou monitor e, depois, sugerir uma resolução e frame rate ideal para usar nas gravações. Clique em ‘Continuar’ para que o OBS Studio calcule a qualidade de gravação mais indicada para usar no computador e em ‘Aplicar definições’’ para aceitar as configuraç­ões sugeridas.

3 ESCOLHER UMA FONTE DE GRAVAÇÃO

Clique no ícone ‘+’ que está debaixo da opção ‘Fontes’, na base da janela do programa: aqui estão todos os locais a partir dos quais pode criar vídeos, uma lista que inclui jogos, janelas de browsers e fontes exteriores, como câmaras web. Para fazer uma gravação básica de todo o seu ecrã, seleccione ‘Ecrã de Captura’ e dê um nome ao “projecto” como ‘Gravação de Ecrã 1’.

4 PRÉ-VISUALIZAR A FONTE DE GRAVAÇÃO

O OBS Studio dá-lhe um preview (ou seja, uma pré-visualizaç­ão) de qualquer que seja a fonte que escolher, para que possa confirmar se está tudo bem. Se escolher o seu ecrã principal, surge um efeito de reflexo infinito na janela de preview do OBS Studio, por isso não se assuste!

5 AJUSTAR AS DEFINIÇÕES DE ÁUDIO

Por defeito, o OBS Studio vai gravar o áudio a partir do microfone do seu computador (caso exista um) e da sua placa de som (se a tiver). Para bloquear a recolha de áudio a partir destas fontes, clique no ícone do altifalant­e que está na área ‘Desktop audio’ ou ‘Mic/aux’. Se quiser usar o microfone do PC, verifique se o os níveis atingem o vermelho: caso isto aconteça, arraste o slider para a esquerda: isto vai reduzir o volume do som captado.

6 AFINAR AS DEFINIÇÕES DE EXPORTAÇÃO DO VÍDEO

O OBS está preparado para exportar vídeos numa série de formatos, sendo que o FLV é o que está selecciona­do por defeito. Contudo, tenha em atenção que este tipo de ficheiro de vídeo não é compatível com alguns leitores multimédia. Para mudar isto, clique em ‘Ficheiro’ > ‘Definições’ > ‘Saída’ e mude o formato para MP4. Vai surgir um aviso no ecrã que lhe diz que pode perder o ficheiro se não puder concluir o processo de exportação, mas isto só deve ser um problema em vídeos muito longos, que duram muito tempo a renderizar. Para prosseguir com a exportação do vídeo clique em ‘Aplicar’ e depois em ‘Ok’.

7 CRIAR ATALHOS NO TECLADO

O mais prático é recorrer a atalhos do teclado para controlar o OBS Studio, para evitar gravar-se a si mesmo a preparar as definições do seu ecrã. Para criar estes atalhos, siga o caminho ‘Ficheiro’ > ‘Definições’ > ‘Teclas de Atalho’ e seleccione ‘Começar Gravação’. Aqui, defina uma combinação de teclas para servir de ordem para iniciar a gravação e use a mesma em ‘Parar a gravação’. Para concluir, clique em ‘Aplicar’ e depois em ‘Ok’.

8 GRAVAR O QUE ESTÁ A FAZER NO ECRÃ

Minimize a janela do OBS Studio, prepare o programa ou acção que quer filmar e use a combinação de teclas definida no passo 7 para dar início à gravação do ecrã. Quando terminar, volte a usá-la para parar. Para ver o resultado, volte a maximizar a janela do OBS Studio, clique em ‘Ficheiro’ e depois em ‘Mostrar gravações’. O resultado vai estar na pasta ‘Videos’ do Windows 10, cujo nome é a data e hora a que foi criada.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal