REMOVER FI­CHEI­ROS DU­PLI­CA­DOS DO WIN­DOWS

O AllDup é um pe­que­no pro­gra­ma que nos vai aju­dar li­vrar des­sa au­tên­ti­ca cha­ga que são os fi­chei­ros du­pli­ca­dos. E o me­lhor é que o vai po­der fa­zer em qual­quer dri­ve ou pas­ta que es­ti­ve­rem no com­pu­ta­dor, in­cluin­do pens USB.

PC Guia - - START-UP - POR RI­CAR­DO DU­RAND

O AllDup é um pe­que­no pro­gra­ma que nos vai aju­dar li­vrar des­sa au­tên­ti­ca cha­ga que são os fi­chei­ros du­pli­ca­dos. E o me­lhor é que o vai po­der fa­zer em qual­quer dri­ve ou pas­ta que es­ti­ve­rem no com­pu­ta­dor, in­cluin­do pens USB. O Ri­car­do Du­rand mos­tra-lhe co­mo fa­zer.

1 Fa­ça o down­lo­ad do AllDup no si­te ofi­ci­al do software em bit.ly/2QnpKoS, que po­de ser en­con­tra­do em du­as ver­sões: stan­dard ou por­tá­til - pa­ra am­bas, po­de car­re­gar nos bo­tões que di­zem ‘Ser­ver’. De­pois de fei­to o down­lo­ad do fi­chei­ro EXE, ins­ta­le o pro­gra­ma e vá se­guin­do as ins­tru­ções que apa­re­cem nas ja­ne­las o que, ba­si­ca­men­te, é cli­car nos bo­tões ‘Se­guin­te’.

2 Quan­do abrir o pro­gra­ma, vai ver que ape­nas es­tão lis­ta­dos as dri­ves do PC e as pas­tas do uti­li­za­dor que ac­tu­al­men­te tem o lo­gin fei­to no com­pu­ta­dor. Mas a no­va ver­são per­mi­te fa­zer mais: ago­ra é pos­sí­vel adi­ci­o­nar qual­quer pas­ta ou dri­ve à lis­ta do AllDup: pa­ra fa­zer is­to, cli­que com o bo­tão do la­do di­rei­to do ra­to, em qual­quer la­do, na sec­ção ‘Pro­cu­rar qual uni­da­de ou pas­ta pa­ra ar­qui­vos du­pli­ca­dos?’.

3 No me­nu pop-up que apa­re­ce, vai ver a op­ção que lhe per­mi­te adi­ci­o­nar mais pas­tas: ‘Adi­ci­o­nar pas­ta’. De­pois de cli­car nes­ta op­ção, é aber­to um me­nu a par­tir do qual vai po­der se­le­ci­o­nar os di­rec­tó­ri­os. A al­ter­na­ti­va é fa­zer copy/pas­te do ca­mi­nho de uma pas­ta a par­tir do Ex­plo­ra­dor do Win­dows. Es­ta no­va ver­são do AllDup tam­bém nos dei­xa adi­ci­o­nar no­vas le­tras iden­ti­fi­ca­do­ras de dri­ves, o que vai ser mui­to útil pa­ra po­der­mos pes­qui­sar por du­pli­ca­dos em pens USB ou dis­cos ex­ter­nos li­ga­dos ao PC. Pa­ra fa­zer is­to, no mes­mo me­nu que apa­re­ceu de­pois de cli­car com o bo­tão do la­do di­rei­to do ra­to na ja­ne­la on­de são mos­tra­dos os di­rec­tó­ri­os, es­co­lha a op­ção ‘Adi­ci­o­nar Pas­ta Es­pe­ci­al’, pa­ra que lhe se­jam mos­tra­das to­das as pas­tas par­ti­lha­das no com­pu­ta­dor.

4 É ago­ra que tem de se­lec­ci­o­nar as dri­ves e fi­chei­ros on­de quer pro­cu­rar por du­pli­ca­dos. A op­ção ‘Mé­to­do de com­pa­ra­ção’ per­mi­te-nos fa­zer uma aná­li­se de fi­chei­ros com re­cur­so a três mé­to­dos. Se não tem a cer­te­za de qual usar, dei­xe a pri­mei­ra op­ção (a que es­tá por de­fei­to) se­lec­ci­o­na­da: ‘Com­pa­rar ar­qui­vos de to­das as pas­tas de ori­gem’; na zo­na de op­ções, dei­xe am­bos os fil­tros li­ga­dos e cli­que no íco­ne ‘Mé­to­dos de bus­ca’.

5 Aqui vai per­ce­ber que a op­ção ‘No­me do ar­qui­vo’ é a úni­ca que es­tá ac­ti­va, por de­fei­to. Is­to sig­ni­fi­ca fi­chei­ros com no­mes di­fe­ren­tes não vão ser de­tec­ta­dos pe­la bus­ca do AllDup. Pa­ra uma aná­li­se mais pro­fun­da, de­sac­ti­ve es­ta op­ção e li­gue as ‘Ex­ten­são de ar­qui­vo’, ‘Ta­ma­nho do ar­qui­vo’ e ‘Con­teú­do do ar­qui­vo’. De se­gui­da, en­tre no se­pa­ra­dor ‘Op­ções de bus­ca’. Por de­fei­to, o pro­gra­ma não vai pro­cu­rar fi­chei­ros com­pri­mi­dos, por is­so se­lec­ci­o­ne as op­ções ‘ZIP’ e ‘RAR’ na sec­ção ‘Es­ca­ne­ar Ar­qui­vos Com­pac­ta­dos’. Pa­ra ini­ci­ar a bus­ca de fi­chei­ros du­pli­ca­dos no com­pu­ta­dor, cli­que em ‘Ini­ci­ar Bus­ca’.

6 Pa­ra acom­pa­nhar as bus­cas do AllDup, abre-se uma ja­ne­la que mos­tra a evo­lu­ção da pes­qui­sa por du­pli­ca­dos. De­pois, são apre­sen­ta­dos os re­sul­ta­dos em for­ma­to de me­nu drop­down, que tam­bém mos­tra o ta­ma­nho dos do­cu­men­tos iden­ti­fi­ca­dos em by­tes. Pa­ra mu­dar is­to pa­ra MB, cli­que no bo­tão que es­tá na bar­ra de fer­ra­men­tas e que mos­tra uma ja­ne­la com as ini­ci­ais ‘KB’ e ‘MB’. Pa­ra fil­trar a or­dem de co­mo os fi­chei­ros são apre­sen­ta­dos (sem­pre do mai­or pa­ra o me­nor nú­me­ro) cli­que na iden­ti­fi­ca­ção da lis­ta: por exem­plo, pa­ra or­ga­ni­zar por ta­ma­nhos, cli­que no he­a­der ‘Ta­ma­nho’.

7 Cli­que no íco­ne da pas­ta ama­re­la com uma se­ta a apon­tar pa­ra a di­rei­ta pa­ra ex­pan­dir to­dos os me­nus drop­down (‘Ex­pan­dir to­dos os gru­pos’) - é is­to que lhe vai mos­trar os fi­chei­ros du­pli­ca­dos que fo­rem en­con­tra­dos no PC. Po­de ain­da pré-vi­su­a­li­zar os fi­chei­ros en­con­tra­dos nu­ma ja­ne­la, à di­rei­ta, ao cli­car no íco­ne da pas­ta com uma lu­pa, que es­tá na bar­ra de fer­ra­men­tas. Pa­ra apa­gar os fi­chei­ros du­pli­ca­dos, se­lec­ci­o­ne-os e de­pois cli­que no bo­tão que mos­tra uma fo­lha de pa­pel e uma bo­la vermelha com um ‘X’ bran­co: é o pri­mei­ro da lis­ta, em ci­ma. De­pois de fa­zer is­to são-lhe mos­tra­das vá­ri­as op­ções: en­vi­ar os fi­chei­ros pa­ra a Reciclagem pu ape­nas co­piá-los pa­ra uma pas­ta à sua es­co­lha. Car­re­gue em ‘Ok’ pa­ra con­fir­mar a sua es­co­lha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.