MACGUIA

Aca­bou de com­prar um no­vo iPho­ne XS, XS Max ou XR e es­tá com di­fi­cul­da­de em sa­ber o que de­ve fa­zer com o te­le­fo­ne? Aqui fi­cam as 3 prin­ci­pais con­fi­gu­ra­ções que tem de fa­zer já pa­ra apro­vei­tar o seu mais re­cen­te brin­que­do tec­no­ló­gi­co da Apple.

PC Guia - - START-UP -

por Ri­car­do Du­rand Aca­bou de com­prar um no­vo iPho­ne XS, XS Max ou XR? Aqui fi­cam as 3 prin­ci­pais con­fi­gu­ra­ções que tem de fa­zer já pa­ra apro­vei­tar o seu mais re­cen­te brin­que­do tec­no­ló­gi­co da Apple.

1 FA­ZER UM BAC­KUP E RES­TAU­RO VIA iTUNES OU iC­LOUD

Es­ta di­ca é fun­da­men­tal pa­ra qu­em fez um up­gra­de do seu an­te­ri­or iPho­ne. Se já ti­nha um smartpho­ne an­ti­go da Apple e quer pas­sar to­da a in­for­ma­ção pa­ra o seu no­vo equi­pa­men­to, tem de fa­zer um có­pia de se­gu­ran­çag pe­lo iTunes ou pe­lo iC­loud - va­mos ex­pli­car am­bas.

USAR US O iTUNES

Pa­ra Par fa­zer a có­pia de se­gu­ran­ça via iTunes, li­gue o seu an­ti­go iPho­ne a um PC ou Mac com iTunes, abra o pro­gra­ma de ges­tão de mú­si­ca e fi­chei­ro da AAp­ple e car­re­gue no íco­ne do pe­que­no iPho­ne que apa­re­ce no can­to su­pe­ri­or sup es­quer­do. De­pois, na sec­ção ‘Có­pi­as de se­gu­ran­ça’, se­lec­ci­o­ne a opop­ção ‘Es­te com­pu­ta­dor’ e ac­ti­ve ain­da ‘Ci­frar có­pia de se­gu­ran­ça do iPho­ne’, iPho pa­ra que as su­as pas­swords e in­for­ma­ção da app Saú­de tam­bém se­jam se­ja guar­da­das no bac­kup. Quan­do Qua tu­do es­ti­ver con­cluí­do, des­li­gue o seu iPho­ne an­ti­go e li­gue o no­vo XS X ou XR ao iTunes - po­de usar o mes­mo ca­bo, sem pro­ble­ma. As­sim que o pro­gra­ma pro p de­tec­tar o iPho­ne mais re­cen­te, po­de es­co­lher a op­ção pa­ra usar a có­pia có de se­gu­ran­ça que aca­bou de fa­zer.

USAR O iC­LOUD

Se S não qui­ser es­tar a li­gar fi­si­ca­men­te o iPho­ne ao Mac, ou PC, via iTunes po­de p sem­pre usar o re­cur­so de ar­ma­ze­na­men­to na nu­vem da Apple, o iC­loud. i No seu an­ti­go iPho­ne, en­tre na app das ‘De­fi­ni­ções’, to­que no seu s per­fil Apple ID [1], lo­go ao iní­cio (de­ve mos­trar a sua fo­to) e de­pois en­tre e em ‘iC­loud’ > ‘Có­pia de se­gu­ran­ça’. Aqui, to­que em ‘Efe­tu­ar có­pia de d se­gu­ran­ça ago­ra’. Quan­do es­ti­ver a con­fi­gu­rar o seu no­vo XS, po­de se­lec­ci­o­nar s lo­go a op­ção de res­tau­ro via iC­loud no pró­prio equi­pa­men­to, de­pois d de fa­zer o lo­gin com o seu Apple ID.

BÓNUS: PAS­SAR DE AN­DROID PA­RA IOS

Se S até ago­ra ti­nha usa­do An­droid e o XS é o seu pri­mei­ro iPho­ne de sem­pre (ou o pri­mei­ro em al­guns anos) é na­tu­ral que quei­ra pas­sar a sua prin­ci­pal in­for­ma­ção i pa­ra o no­vo smartpho­ne da Apple. O me­lhor é que não tem de es­tar e a fa­zer tu­do à mão, já que exis­te uma app que fa­ci­li­ta es­ta tro­ca de in­for­ma­ção i - con­tu­do, não vai ser pos­sí­vel trans­fe­rir as apli­ca­ções de um pa­ra p o ou­tro, mes­mo as que exis­tam nos dois ecos­sis­te­mas. Ou­tra O das coi­sas que tem de ter em aten­ção são as con­ver­sas do WhatsApp. Uma vez que es­ta app de men­sa­gens ci­fra tu­do, a ver­são pa­ra p iOS usa o iC­loud pa­ra fa­zer as có­pi­as de se­gu­ran­ça e a de An­droid re­cor­re r ao Go­o­gle Dri­ve, sen­do nes­te mo­men­to im­pos­sí­vel de fa­zer o res­tau­ro r de men­sa­gens, quan­do tro­ca­mos en­tre es­tes dois sis­te­mas ope­ra­ti­vos, o usan­do ape­nas o WhatsApp. As­sim, só vai mes­mo con­se­guir pas­sar p as fo­to­gra­fi­as, fa­vo­ri­tos do Ch­ro­me, emails, even­tos do ca­len­dá­rio e con­tac­tos de um la­do pa­ra o ou­tro. Pa­ra is­so ins­ta­le a app Mo­ve to iOS i (ofi­ci­al da Apple) no seu An­droid e fa­ça o bac­kup dos da­dos. De­pois, quan­do q es­ti­ver a fa­zer o se­tup do seu iPho­ne, li­gue o smartpho­ne à mes­ma re­de r Wi-Fi do seu An­droid e, com es­ta apli­ca­ção aber­ta, es­co­lha a op­ção que q lhe per­mi­te trans­fe­rir os da­dos de um la­do pa­ra o ou­tro.

2 CON­FI­GU­RAR O DES­BLO­QUEIO POR FA­CE ID

O ní­vel má­xi­mo de se­gu­ran­ça, ac­tu­al­men­te pre­sen­te no iOS, é o Fa­ce ID, uma tec­no­lo­gia que “dis­pa­ra” trin­ta mil­pon­tos de la­ser que fa­zem um mo­de­lo tri­di­men­si­o­nal da ca­ra do uti­li­za­dor. O Fa­ce ID fun­ci­o­na mes­mo em con­di­ções de pou­ca luz e mes­mo se ti­ver ócu­los ou um cha­péu - is­to faz com que se­ja mui­to fá­cil de usar e evi­tar es­tar sem­pre a di­gi­tar um có­di­go pa­ra des­blo­que­ar o iPho­ne. Co­mo não é pos­sí­vel “im­por­tar” a sua ca­ra de um iPho­ne pa­ra ou­tro (se for o ca­so) tem sem­pre de cri­ar um no­vo Fa­ce ID no seu no­vo XS ou XR. Po­de fa­zê-lo lo­go quan­do con­fi­gu­ra o smartpho­ne ou mais tar­de, nas ‘De­fi­ni­ções’. Ca­so ain­da não te­nha um Fa­ce ID, en­tre aqui e de­pois des­li­ze a lis­ta das op­ções pa­ra ci­ma até en­con­trar ‘Fa­ce ID e có­di­go’. De se­gui­da, se­lec­ci­o­ne ‘Con­fi­gu­rar Fa­ce ID’ pa­ra que a câ­ma­ra fron­tal se li­gue: bas­ta man­ter a sua ca­ra no cír­cu­lo que apa­re­ce e vá ro­dan­do a ca­be­ça até que o pro­ces­so se­ja con­cluí­do. Vol­te atrás, ao me­nu do Fa­ce ID, e li­gue as op­ções pa­ra usar es­te re­cur­so pa­ra ‘Des­blo­que­ar o iPho­ne’, con­fir­mar compras no ‘iTunes e App Sto­re’ e ‘Au­to-pre­en­cher pa­la­vra pas­se’.

3 DO­MI­NAR GES­TOS E AC­ÇÕES BÁSICAS DO iOS

Es­te é o pri­mei­ro ano em que a Apple lan­ça uma no­va ga­ma de iPho­nes sem o clás­si­co bo­tão Ho­me re­don­do na par­te fron­tal do smartpho­ne. Is­to acon­te­ce por­que to­dos os mo­de­los, mes­mo o XR, usam o de­sign inau­gu­ra­do em 2017 com o iPho­ne X, com a fron­tal pre­en­chi­da com ecrã até à ba­se. Se o XS, XS Max ou XR fo­rem os seus pri­mei­ros iPho­nes sem bo­tão Ho­me, há al­guns ges­tos no­vos que tem de apren­der. Aqui fi­cam os es­sen­ci­ais:

RE­GRES­SAR AO ECRÃ PRIN­CI­PAL A PAR­TIR DE UMA APP Re­gres­sar ao ecrã prin­ci­pal a par­tir de uma app: an­tes, tí­nha­mos de car­re­gar no bo­tão Ho­me, mas ago­ra bas­ta des­li­zar o de­do pa­ra ci­ma a par­tir da ba­se do iPho­ne. ALTERNAR EN­TRE APPS Há du­as no­vas for­mas pa­ra fa­zer is­to nos no­vos iPho­ne XS ou XR. A pri­mei­ra é des­li­zar o de­do (o po­le­gar, se es­ti­ver a usar o smartpho­ne na mão) pa­ra a es­quer­da ou di­rei­ta na ba­se do ecrã; a ou­tra é des­li­zar o de­do de bai­xo pa­ra ci­ma no ecrã e man­ter o de­do co­la­do ao dis­play até che­gar ao cen­tro - de­pois bas­ta des­li­zar pa­ra a di­rei­ta pa­ra co­me­çar a ver to­das as apps (num for­ma­to de “car­tões ver­ti­cais”) que tem ac­ti­vas e to­car na que quer usar. FE­CHAR UMA APP O iOS 12 trou­xe uma no­vi­da­de em re­la­ção à ver­são an­te­ri­or, que es­ta­va no iPho­ne X. Se aqui tí­nha­mos de des­li­zar o de­do, co­mo ex­pli­ca­mos no pon­to an­te­ri­or, e man­ter o mes­mo so­bre a ja­ne­la da app até apa­re­cer um cír­cu­lo ver­me­lho com um ‘X’ bran­co pa­ra fe­char a app, ago­ra bas­ta des­li­zar o “car­tão” pa­ra ci­ma pa­ra fa­zer a app en­cer­rar de for­ma ins­tan­tâ­nea. FA­ZER UMA CAP­TU­RA DE ECRÃ É mais uma ac­ção que mu­da com o de­sa­pa­re­ci­men­to do bo­tão Ho­me. Ago­ra vai ter de car­re­gar ao mes­mo tem­po no bo­tão de ener­gia (na la­te­ral di­rei­ta) e no bo­tão de au­men­tar o vo­lu­me (la­te­ral es­quer­da). O scre­enshot fi­ca a “flu­tu­ar” no can­to in­fe­ri­or es­quer­do pa­ra que o pos­sa­mos edi­tar ou par­ti­lhar lo­go nou­tras apli­ca­ções, co­mo o Messenger, o Ins­ta­gram ou o WhatsApp.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.