OI­TO APPS PORTÁTEIS OBRI­GA­TÓ­RI­AS PA­RA TER SEM­PRE NU­MA PEN

As apli­ca­ções portáteis (não pre­ci­sam de ser ins­ta­la­dos no com­pu­ta­dor) são, mui­tas ve­zes, a me­lhor es­co­lha, já que fun­ci­o­nam em Win­dows 10, não dei­xam lixo pa­ra trás e po­dem ser cor­ri­das a par­tir de uma pen. Pa­ra en­con­trar es­te software o me­lhor sí­tio é o

PC Guia - - BOOT - POR MA­FAL­DA FREI­RE

1 DÊ MAI­OR RA­PI­DEZ AO SEU PC

O MemP­lus (bit.ly/2PYKs1A) é um pro­gra­ma que au­men­ta a ra­pi­dez do com­pu­ta­dor. Use as op­ções ´RAM Analy­zer e ´Pro­cess Analy­zer´ dis­po­ní­veis no se­pa­ra­dor ‘To­ols’ pa­ra ver o que es­tá a tor­nar o seu sis­te­ma mais len­to. De­pois, é só uti­li­zar o bo­tão ´Cle­ar me­mory´ pa­ra ter­mi­nar pro­ces­sos que não são es­sen­ci­ais. No fi­nal, o pro­gra­ma vai in­di­car quan­ta RAM foi pou­pa­da. Se qui­ser, po­de ex­por­tar uma lis­ta de pro­ces­sos em ‘Fi­le’ > ‘Ex­port’ e ve­ri­fi­car quais eram os pro­gra­mas que es­ta­vam a cau­sar len­ti­dão. O MemP­lus tam­bém tem uma ver­são que po­de ser ins­ta­la­da, mas a por­tá­til é mais fá­cil de usar e fun­ci­o­na a par­tir do Win­dows 7. Ca­so te­nha o Win­dows XP ou o Vis­ta, po­de ex­pe­ri­men­tar o Mem Re­duct RAM.

2 PERSONALIZE O ECRÃ DO MONITOR

Com o Con­trolMyMo­ni­tor (bit.ly/2zXlPsc) po­de adap­tar a ima­gem do monitor aos seus olhos. Na pá­gi­na do pro­gra­ma fa­ça scroll até ao link Down­lo­ad Con­trolMyMo­ni­tor e, de­pois de ter o fi­chei­ro no seu com­pu­ta­dor, ex­traia o mes­mo e cli­que no fi­chei­ro EXE. O software vai abrir sem ins­ta­lar e se­rá pos­sí­vel ajus­tar o con­tras­te, a cor, o bri­lho, a ni­ti­dez, en­tre ou­tros pa­râ­me­tros. Po­de, por exem­plo, cri­ar uma con­fi­gu­ra­ção pa­ra usar à noi­te, com co­res mais quen­tes e me­nos lu­mi­no­si­da­de.

3 ACA­BE COM FI­CHEI­ROS MALICIOSOS

Um pro­gra­ma por­tá­til não po­de fa­zer o tra­ba­lho de um an­ti­ví­rus (AV) que es­te­ja ins­ta­la­do no com­pu­ta­dor, mas po­de ser uma ar­ma ex­tra con­tra o software ma­li­ci­o­so. Além dis­so, per­mi­te remover fi­chei­ros que não te­nham si­do de­tec­ta­dos cor­re­ta­men­te pe­lo seu AV, co­mo acon­te­ce al­gu­mas ve­zes com o spywa­re, malwa­re de mi­ne­ra­ção de crip­to­mo­e­das ou ou­tros pro­gra­mas po­ten­ci­al­men­te pe­ri­go­sos. O NoBot (no­bot­se­cu­rity.com) é uma fer­ra­men­ta po­de­ro­sa de aná­li­se de ame­a­ças mui­to pa­re­ci­da com o Malwa­reby­tes AdwC­le­a­ner. Fa­ça o down­lo­ad, cor­ra o Th­re­at Scan e lim­pe qual­quer malwa­re que te­nha es­ca­pa­do às ou­tras so­lu­ções.

4 OIÇA QUAL­QUER TI­PO DE FI­CHEI­RO ÁU­DIO NO COM­PU­TA­DOR

O Re­so­nic Player (re­so­nic.at) é um pro­gra­ma mui­to rá­pi­do que to­ca ins­tan­ta­ne­a­men­te o áu­dio, se­ja qual for o ti­po de fi­chei­ro. A ver­são por­tá­til do software es­tá acessível no se­pa­ra­dor ‘Down­lo­ad’ no si­te e po­de ser usa­do em qual­quer DVD ou pen USB em PC com Win­dows Vis­ta ou uma ver­são do sis­te­ma ope­ra­ti­vo su­pe­ri­or.

5 FA­ÇA A GES­TÃO DOS SEUS DONWLOADS

O Up­toDa­te Down­lo­a­der (bit.ly/2OMzQyj) per­mi­te-lhe fa­zer di­ver­sos down­lo­ads em si­mul­tâ­neo sem per­der a no­ção do que es­tá a des­car­re­gar e do des­ti­no dos fi­chei­ros. Crie uma lis­ta de down­lo­ads e de­pois cli­que em ‘Play’ pa­ra co­me­çar a ti­rar os fi­chei­ros.

6 ALTERE FO­TO­GRA­FI­AS E IMPORTE VÍ­DE­OS

Com o FastS­to­ne Ima­ge Vi­ewer (fasts­to­ne.org) po­de im­por­tar fo­tos de câ­ma­ras, car­tões de me­mó­ria e de ou­tros dis­po­si­ti­vos. Ago­ra, es­te pro­gra­ma tem uma no­va ver­são em que tam­bém já po­de fa­zer a im­por­ta­ção de ví­de­os. O software tam­bém dei­xa ex­por­tar uma apre­sen­ta­ção até uma ho­ra, re­di­men­si­o­nar ima­gens, remover im­per­fei­ções, en­tre ou­tras fun­ci­o­na­li­da­des. E a van­ta­gem é que o po­de usar mes­mo que te­nha o Win­dows XP.

7 CONVERTA OS SEUS VÍ­DE­OS

O pro­gra­ma open sour­ce Hand­bra­ke (hand­bra­ke.fr) per­mi­te con­ver­ter ví­de­os em fi­chei­ros di­gi­tais de di­ver­sos for­ma­tos, que po­dem ser par­ti­lha­dos online co­mo por exem­plo, no YouTu­be. O pro­gra­ma dei­xa-o co­lo­car le­gen­das, cor­tar, adi­ci­o­nar mú­si­ca, jun­tar di­ver­sos ví­de­os, en­tre ou­tras coi­sas, tu­do is­to de for­ma mui­to in­tui­ti­va.

8 LI­VRE-SE DO LIXO DO PC RA­PI­DA­MEN­TE

O CC­le­a­ner cos­tu­ma ser o pro­gra­ma mais usa­do quan­do se tra­ta de lim­par ca­ches, logs e ou­tros fi­chei­ros de lixo do com­pu­ta­dor. Mas há ou­tra hi­pó­te­se, o Ble­a­chBit (bit.ly/2PwpFDg). Com es­te pro­gra­ma, po­de lim­par a sua má­qui­na ra­pi­da­men­te e o pro­gra­ma avi­sa-o ca­so es­te­ja a ten­tar apa­gar al­gum fi­chei­ro que pos­sa ser útil, co­mo pas­swords ar­ma­ze­na­das no brow­ser. O Ble­a­chBit per­mi­te adi­ci­o­nar de­ze­nas de ou­tras op­ções de lim­pe­za, além das que traz de raiz, atra­vés do ‘Edi­tar’ > ‘Pre­fe­rên­ci­as’ > ‘Trans­fe­rir e ac­tu­a­li­zar as fer­ra­men­tas da comunidade’. E o software po­de ser usa­do mes­mo em com­pu­ta­do­res mais an­ti­gos, já que fun­ci­o­na com o Win­dows XP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.