PC Guia

Rewind 2018 é o vídeo com mais dislikes de sempre do YouTube e é fácil perceber por quê

Em apenas uma semana, o vídeo que resume o ano no YouTube, o Rewind, quebrou um recorde: o de mais dislikes de sempre, com treze milhões. O anterior líder dos ‘não gosto’ era o videoclip da música Baby, de Justin Bieber.

- POR RICARDO DURAND

Arazão é simples: são oito minutos de vazio de ideias, recordaçõe­s de criadores inócuos (e desconheci­dos), música de gosto duvidoso e sem qualquer tipo de homenagem a factos verdadeira­mente importante­s que ocorreram em 2018. Basicament­e, o YouTube Rewind 2018 parece um extenso vídeo de publicidad­e ao jogo Fortnite: estão lá streamers deste jogo que se tornaram populares no Twitch e não no YouTube (como Ninja), gente a fazer as danças do jogo. Até o autocarro que transporta os avatares para a ilha está lá. Além disso, estão em falta algumas dos maiores criadores de conteúdos do YouTube, embora se consigam entender as razões para que a Google tenha tomado essa decisão. No YouTube Rewind 2018 não estão, por exemplo, PewDiePie e Logan Paul, que protagoniz­aram duas grandes polémicas este ano, na plataforma de partilha de vídeos. Terão sido os fãs destes dois youtubers a contribuir mais para a maioria dos 13 milhões de dislikes do vídeo da Google.

NEM WILL SMITH VALEU AO REWIND...

PewDiePie teve uma “luta de subscritor­es” de com a editora de música indiana T-Series, talvez um dos acontecime­ntos mais importante­s do ano na plataforma de vídeos, uma vez que estamos a falar da “guerra” pelo primeiro lugar de subscritor­es no YouTube. Já Logan Paul, terá ficado de fora por causa do seu vídeo gravado no Japão onde mostrava uma vítima de suicídio, enforcada numa árvore. Isto levou a que o YouTube tirasse a monetizaçã­o aos vídeos do criador de conteúdos, que ficou três semanas sem fazer upload de vídeos e, nesse período, ganhou um milhão de subscritor­es. Actualment­e, o YouTube Rewind 2018 tem treze milhões de dislikes e ultrapasso­u o videoclip de Baby (Justin Bieber), que tem 9,9 milhões de polegares para baixo. Há apenas um pequeno pormenor: Baby foi publicado no YouTube há quase nove anos (19 de Fevereiro de 2010) e o Rewind chegou a 6 de Dezembro de 2018. Curioso é também perceber que nem a presença de Will Smith, que este ano se estreou em nome próprio no YouTube e conseguiu mais de quatro milhões de subscritor­es, conseguiu salvar o Rewind de ser, actualment­e, o video com mais dislikes de sempre da plataforma.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal