A 5.ª CO­LU­NA

PC Guia - - ON - ANDRÉ RO­SA Twit­ter: @an­drer757 Mem­bro fun­da­dor do Par­ti­do Pi­ra­ta Por­tu­guês

Olá a to­dos!

Fe­liz Na­tal (ou se com­pra­ram a re­vis­ta de­pois do Na­tal, es­pe­ro que te­nha si­do bom) e Bom Ano No­vo.

Não que­ria vol­tar ao tema ‘Artigo 13’ e à res­pec­ti­va Lei eu­ro­peia do copy­right, mas quan­do es­cre­vi a co­lu­na do mês pas­sa­do ain­da não ti­nha “re­ben­ta­do” a po­lé­mi­ca dos you­tu­bers por­tu­gue­ses que, de re­pen­te, acor­da­ram pa­ra es­ta re­a­li­da­de ape­sar de já há anos se fa­lar nis­to.

Exa­ge­ros a par­te, já mui­to fa­lei aqui dos vá­ri­os pro­ble­mas que os ar­ti­gos 3, 11 e 13 po­dem tra­zer à Internet: a Internet não vai acabar, nem vai ha­ver um apa­gar de­sen­fre­a­do de con­teú­do.

No en­tan­to, sim, a Internet, pa­ra nós, eu­ro­peus, vai ser mui­to di­fe­ren­te, se es­tes ar­ti­gos che­ga­rem ao fim, tal co­mo es­tão.

Mas, en­tão, vai ser bom ou mau? Co­mo já de­fen­di em vá­ri­as oca­siões vai ser mau e ar­rui­nar a li­ber­da­de que sem­pre de­mos co­mo ga­ran­ti­da, na Internet.

Prin­ci­pal­men­te, a pos­si­bi­li­da­de de por al­go­rit­mos a de­ci­dir o que po­de, ou não, ser co­lo­ca­do na Internet, sem qual­quer in­ter­ven­ção hu­ma­na.

Bas­ta cor­rer uma sim­ples si­mu­la­ção (bit.ly/2UPToG8) pa­ra per­ce­ber quão de­sas­tro­so is­to po­de ser.

Não sa­be­mos o que vai no tex­to fi­nal, mas es­pe­ra­mos que es­tes três ar­ti­gos se­jam al­te­ra­dos ou que não pas­sem na vo­ta­ção fi­nal.

Até lá, a cam­pa­nha #Sa­veYourIn­ter­net con­ti­nua ac­ti­va e to­dos po­de­mos par­ti­ci­par em sa­vethein­ter­net.in­fo. To­dos po­de­mos e de­ve­mos nos fa­zer ou­vir.

Até ao pró­xi­mo mês!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.