PC Guia

A 5.ª COLUNA

- ANDRÉ ROSA Twitter: @andrer757 Membro fundador do Partido Pirata Português

Olá a todos!

Feliz Natal (ou se compraram a revista depois do Natal, espero que tenha sido bom) e Bom Ano Novo.

Não queria voltar ao tema ‘Artigo 13’ e à respectiva Lei europeia do copyright, mas quando escrevi a coluna do mês passado ainda não tinha “rebentado” a polémica dos youtubers portuguese­s que, de repente, acordaram para esta realidade apesar de já há anos se falar nisto.

Exageros a parte, já muito falei aqui dos vários problemas que os artigos 3, 11 e 13 podem trazer à Internet: a Internet não vai acabar, nem vai haver um apagar desenfread­o de conteúdo.

No entanto, sim, a Internet, para nós, europeus, vai ser muito diferente, se estes artigos chegarem ao fim, tal como estão.

Mas, então, vai ser bom ou mau? Como já defendi em várias ocasiões vai ser mau e arruinar a liberdade que sempre demos como garantida, na Internet.

Principalm­ente, a possibilid­ade de por algoritmos a decidir o que pode, ou não, ser colocado na Internet, sem qualquer intervençã­o humana.

Basta correr uma simples simulação (bit.ly/2UPToG8) para perceber quão desastroso isto pode ser.

Não sabemos o que vai no texto final, mas esperamos que estes três artigos sejam alterados ou que não passem na votação final.

Até lá, a campanha #SaveYourIn­ternet continua activa e todos podemos participar em savetheint­ernet.info. Todos podemos e devemos nos fazer ouvir.

Até ao próximo mês!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal