PC Guia

Versatilid­ade de zoom

Embora capaz de captar imagens com zoom óptico de 3x, será o Huawei Mate 20 Pro tão versátil como as máquinas fotográfic­as tradiciona­is?

-

Se a capacidade de zoom fosse o único ponto determinan­te neste teste, a Sony RX100 VI seria vencedora absoluta, graças à sua extensa objectiva que permite atingir uma amplitude focal de 24 a 200 mm, o que correspond­e a um zoom óptico de 8,3x. Já as restantes máquinas, com objectivas escolhidas para serem equiparada­s às capacidade­s do Huawei Mate 20 Pro, têm uma amplitude focal de 24 a 70 mm, o que correspond­e a um zoom de 2,9x, ligeiramen­te inferior ao permitido pelo smartphone da Huawei, que utiliza uma objectiva equiparáve­l a 80 mm (zoom 3x).

AMPLITUDE UTILIZÁVEL

Embora o Mate 20 Pro tenha um zoom equiparáve­l ao das objectivas das Canon e Sony, este smartphone não usa um sistema de zoom mecânico variável, recorrendo a um ajuste por software. Isto implica um recorte da imagem obtida pelo sensor principal de 40 MP, reduzindo, assim, a imagem captada, que fica com 8 MP quando utilizado o sensor dedicado ao zoom óptico de 3x. Esta situação implica a utilização de um sensor de menor dimensão, bem como de uma menor abertura focal (f/2.4), que acabou por gerar maior ruído na imagem captada.

RESTANTES MÁQUINAS

Situação parecida aconteceu com a Sony RX100 IV, pelo facto de a objectiva, nesta amplitude focal, usar uma abertura menor (f/4.0), embora a maior dimensão do sensor acabe por compensar em detalhe o maior nível de ruído captado, face ao excepciona­l resultado obtido pelas Canon EOS 6D Mark II e Sony A7 III. Estas últimas, graças à grande qualidade do desempenho óptico das objectivas usadase à maior dimensão dos sensores, permitiu captar imagens com qualidade superior, maior detalhe e uma exposição mais realista.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal