PC Guia

Fotografia em interiores

A presente época leva-nos a tirar mais fotografia­s em interiores, como jantares em família, ou enfeites de Natal, como o mais famoso presépio de Lisboa: o das Amoreiras.

-

Colocado bem ao centro da escadaria central do shopping, o famoso presépio das Amoreiras serviu de modelo para mais uma sessão de testes. Aqui, aproveitám­os a elevada complexida­de do cenário, ao qual se junta uma iluminação natural pouco uniforme e uma artificial pouco optimizada para o cenário em questão. Ou seja, perfeito para testar as capacidade­s dos sensores das câmaras em confronto. Foram utilizadas as definições automática­s em todas as máquinas (exposição, ISO, equilíbrio de brancos), bem como a abertura no valor máximo (para reduzir o tempo de obturação ao mínimo) de cada objectiva.

PROFUNDIDA­DE DE CAMPO

Tendo em conta a distância em relação ao cenário fotografad­o, e ao facto de usarmos a abertura máxima da objectiva, foi estranho verificar que só uma câmara conseguiu recriar o efeito de profundida­de de campo, a Canon EOS 6D Mark II, com a sua objectiva de abertura f/2.8. Esta situação é estranha, pois tanto a objectiva da Sony A7 III, como da RX100 VI, utilizam uma abertura igual (f/2.8) à mesma distância focal, e f/1.8 no caso do Huawei Mate 20 Pro, embora a dimensão reduzida do sensor acabe por impedir a criação de um efeito de profundida­de de campo fidedigno, face a máquinas com sensores de maior dimensão.

QUALIDADE E DETALHES

Estranhame­nte, o Mate 20 Pro revelou uma tonalidade mais azulada que as restantes câmaras, embora esta situação seja facilmente corrigida por software. Já em termos de detalhe, houve uma diferencia­ção entre dois grupos de máquinas, com a Canon EOS 6D e a Sony A7 III a garantirem maior detalhe e menor ruído na imagem, face aos dispositiv­os com sensores de menor dimensão. Entre estes, o Huawei Mate 20 Pro foi o que gerou mais ruído, afectando de forma mais significat­iva o detalhe da imagem, algo que não foi tão notório na Sony RX100 VI, especialme­nte quando a imagem foi captada em formato RAW.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal