PC Guia

Há uma startup portuguesa que desenvolve­u uma rede social de alarmes.

A Cuckuu desenvolve­u uma app para ser a nova grande rede social. A empresa quer ajudar as pessoas a partilhar momentos importante­s e surpresas com os amigos e familiares e tornar a vida mais fácil e divertida através dos alarmes dos telemóveis.

- POR A NOSSA MAFALDINHA

ACuckuu está disponível para smartphone­s Android e iOS e foi criada em 2015 com dois objectivos: «Que as pessoas nunca se esqueçam do que é importante para elas e nunca percam aqueles momentos que as fazem felizes» disse João Jesus, CEO e co-fundador da startup, à PC Guia. O empreended­or explicou que a ideia surgiu de uma brincadeir­a já que o outro fundador, Peu Fraga, não gosta de acordar cedo: «O Peu nunca gostou da questão de acordar de manhã e quando teve que fazer um projecto para a escola que envolvia criar um app começamos na brincadeir­a a dizer que devia de ser algo para acordar de melhor humor». Além disso, o responsáve­l referiu que outro dos motivos que contribuír­am para a criação da app foram as saudades das filhas, que foram viver para Inglaterra: «A questão de estarem longe começou a ser complicado para mim. Sempre fiz parte do seu dia-a-dia e coisas simples como desejar-lhes um ‘feliz dia’ na escola era difícil, estando longe». Foi assim que os dois amigos pensaram em usar os «alarmes dos telefones» para fazer algo «diferente, divertido e libertar conteúdos relevantes».

ALARMES PARA TODOS OS GOSTOS

Com a app Cuckuu qualquer pessoa pode criar um alarme para algo que vai acontecer num determinad­o dia e hora, bem como escolher se é público o privado, apenas para convidados. Quando os ‘cuckuus’, como são designados, são criados, é igualmente gerado um chat room onde todos que fazem parte da actividade podem interagir. Segundo João Jesus, «no dia e na hora marcada o alarme toca para todos que fazem parte» e quando se desliga, é «automatica­mente libertado o conteúdo que foi escolhido pelo criador». Este pode ser «vídeo, fotos, um site ou o que se quiser». À semelhança do que acontece com o Snapchat, os conteúdos desaparece­m ao fim de 24 horas mas os chat rooms ficam disponívei­s durante sete dias.

PLANOS PARA A INTERNACIO­NALIZAÇÃO

O Cuckuu tem presença em mais de cem países mas Portugal continua a representa­r cerca de 90% da base de utilizador­es. Assim, a internacio­nalização faz parte das perspectiv­as, conforme indicou o responsáve­l: «Estamos a trabalhar num novo round de investimen­to para a internacio­nalização, já testamos o conceito e limamos o que não estava a funcionar a 100% e agora estamos de olhos em mercados bem maiores que o nosso». Mas na verdade o que a startup quer é «substituir todos os alarmes que as pessoas usam» e tornar-se «o Pinterest do tempo, em que quando as pessoas querem marcar algo façam um cuckuu», revelou João Jesus.

A CUCKUU TEM UM SISTEMA DE PONTOS, OS TICK-TOCKS, QUE PERMITEM DESBLOQUEA­R NOVAS CARACTERÍS­TICAS PARA A APP COMO SKINS, STICKERS OU TOQUES ESPECIAIS PARA ALARMES. OS PONTOS PODEM SER GANHOS, POR EXEMPLO, POR SER O PRIMEIRO A ABRIR OS CUCKUUS. ATÉ HÁ UM RANKING MUNDIAL

 ??  ?? A Cuckuu, dirigida por João Jesus e Peu Fraga, foi escolhida pela Sony como uma das três melhores startups da London Tech Week em 2017.
A Cuckuu, dirigida por João Jesus e Peu Fraga, foi escolhida pela Sony como uma das três melhores startups da London Tech Week em 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal