PC Guia

8 dicas para aumentar a segurança do PC

O Windows tem várias ferramenta­s de segurança que nem sempre são usadas, na sua totalidade, por quem utiliza o computador. Vamos acabar com isso e tornar o seu PC numa autêntica “fortaleza” com estas oito dicas.

- POR RICARDO DURAND

1 ACTUALIZE O WINDOWS

Muitos dos problemas de segurança do Windows resolvem-se com actualizaç­ões regulares que a Microsoft vai lançando todos os meses. Contudo, é óbvio que estas correcções só vão funcionar se as instalar no computador. Para ter a certeza de que tem sempre o Windows actualizad­o, o melhor é ligar os updates automático­s em ‘Definições do Windows’ > ‘Atualizar e Segurança’ > ‘Opções Avançadas’ e ligar a opção ‘Descarrega­r automatica­mente atualizaçõ­es…’. Se não quiser que o Windows actualize de forma automática sempre que haja novidades, então não se esqueça de visitar este menu de forma regular.

2 INSTALE UM ANTIVÍRUS EFICAZ

O Windows 10 já vem com um software de segurança pré-instalado, o Windows Defender Security Center (ligue-o em ‘Definições do Windows’ > ‘Atualizar e Segurança’ > ‘Segurança do Windows’). Se estiver a usar uma versão mais antiga do Windows, contudo, recomendam­os que instale um programa de antivírus gratuito como o AVG Free (avg.com) ou o Avast (avast.com). O mais importante, qualquer que seja o antivírus que escolha, é de ter sempre a base de dados de ameaças mais recente instalada, uma vez que as empresas de segurança descobrem novos vírus e ameaças todos os dias.

3 FAÇA UPDATES ÀS APLICAÇÕES E PROGRAMAS

Acabou de fazer a actualizaç­ão do Windows e instalou um antivírus novo. Agora só falta ter as versões mais recentes de todas as aplicações que têm instaladas no computador, uma vez que também estas são muitas vezes actualizad­as com correcções de segurança. Os hackers costumam criar vírus e direcciona­r ataques contra várias apps, porque sabem que os utilizador­es não as costumam actualizar. Muitas já nos avisam de que têm updates para fazer, como as da Adobe, mas em muitas vai ter de o fazer manualment­e. Procure no menu de opções ou definições por alguma entrada que diga, por exemplo, ‘procurar actualizaç­ões’.

4 CRIE UM PONTO DE RESTAURO

Quando perceber que o seu Windows está livre de problemas, crie um Ponto de Restauro. Se acontecer um problema de segurança e o seu PC for atacado/infectado por software malicioso, pode fazer o sistema voltar atrás no tempo e restaurá-lo para um momento em que estava tudo a funcionar bem. Para criar este nível de segurança, escreva ponto de restauro no menu ‘Iniciar’ e depois escolha ‘Criar um Ponto de Restauro’. No Windows 10 vai precisar de clicar em ‘Configurar’ e depois escolher a quantidade de espaço em disco que quer usar para a protecção do sistema. Quando terminar, clique em ‘Aplicar’.

5 USE PASSWORDS FORTES E DIFÍCEIS DE ADIVINHAR

Pode parecer mentira, mas as passwords mais usadas pelas pessoas são ‘123456’, ‘qwerty’ (as primeiras letras de um teclado, por ordem) ou ‘password’. Escusado será dizer que usar estas opções é uma má ideia. Há softwares usados por hackers que descobrem passwords simples em segundos e, se usar a mesma em vários sites e serviços, então o seu problema vai ser ainda maior. O melhor é misturar letras maiúsculas com minúsculas, juntar caracteres especiais como ‘#$%&@’ e números. Existem ainda pequenas apps que o podem ajudar e lembrar de passwords e a gerar palavras-passe fortes: o LastPass ou o DashLane (ambos gratuitos) são alguns deles.

6 USAR A VERIFICAÇíO EM DOIS PASSOS

Sempre que possível, active esta opção nos serviços, sites e redes sociais onde tiver conta. Isto adiciona uma camada-extra de segurança sempre se que fizer login num computador ou dispositiv­o não autorizado. Tipicament­e, a verificaçã­o em dois passos funciona da seguinte forma: sempre que alguém tentar entrar numa conta sua a partir de um computador, smartphone ou tablet é-lhe enviado um código para o seu telemóvel, que permite concluir o login, para ter a certeza de que é mesmo você que está a fazer login.

7 CONFIGURE A FIREWALL

Todos os PC têm portas (ports) abertas por onde são feitas as comunicaçõ­es de Internet, mas por onde pode entrar software malicioso ou ataques. A firewall é um software que fecha todas as portas que não estejam a ser usadas por programas autorizado­s e o Windows tem uma que pode usar. Vai encontrá-la no menu ‘Sistema e Segurança’ do ‘Painel de Controlo’.

8 FAÇA UMA CÓPIA DE SEGURANÇA DE TUDO

Criar um Ponto de Restauro, como lhe sugerimos, é uma boa forma de ter o PC a salvo, mas nada bate uma cópia de segurança física de todos os ficheiros que tiver no computador. Aqui pode usar um dos vários serviços de cloud que existem como o Google Drive, OneDrive ou o Dropbox para ter sempre uma cópia de vídeos, fotografia­s e documentos de texto, folhas de cálculo ou apresentaç­ões que tiver guardados no computador. Além disso, pode ainda usar um disco externo ligado por USB ou uma pen com armazename­nto suficiente para ter sempre um ‘plano B’ caso perca a sua informação ou lhe roubem o portátil, por exemplo.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal