PC Guia

Memória RAM mais rápida em 7 passos

A memória é daquelas coisas que define a velocidade e a “saúde” de um computador. Quanto mais RAM tiver disponível e quanto menos processos a estiverem a usar, mais rápido fica o sistema. Se não quiser estar a comprar mais memória, aqui ficam vários truqu

- POR RICARDO DURAND

1 DISPONIBIL­IZAR MEMÓRIA DE PROCESSOS SECUNDÁRIO­S

Existem programas que correm em plano de fundo e que usam memória RAM, mesmo que não precisem disso. Há uma ferramenta muito boa que pode usar nestes casos, para libertar memória destas tarefas que correm em background: a Wise Memory Optimizer (wisecleane­r.com). Este software mostra um gráfico circular onde podemos ver a quantidade de memória que está a ser usada e a que está livre. Se clicar no botão verde ‘Optimizar’, vai ser libertado o máximo de memória que for possível, para outros trabalhos e aplicações de que precisar. Se clicar no ícone das definições (engrenagem), pode ligar a funcionali­dade ‘Optimizaçã­o Automática’ que entra em acção caso comece a ser usada muita memória para um determinad­o processo, para que o PC não bloqueie.

2 IMPEÇA OS PROGRAMAS DE USAR MEMÓRIA DE FORMA ABUSIVA

O Windows faz uma gestão razoável da memória usada, mas há aplicações de terceiros que também podem ser instaladas no computador. A MemPlus (codedead.com) é uma ferramenta gratuita que analisa o sistema e que liberta memória RAM (de forma automática ou manual) de processos que não são essenciais para o funcioname­nto do Windows e do PC. Para usar as potenciali­dades do MemPlus, basta clicar no botão ‘Clear memory’; de seguida, surge uma janela que lhe mostra a quantidade de memória que conseguiu recuperar. Se entrar no menu ‘Tools’ > ‘Settings’ e em ‘RAM Optimizer’ pode adicionar programas a uma lista de exclusão, ou seja, a que nunca será “roubada” memória para usar em outros processos.

3 LIBERTE MEMÓRIA DE FORMA SEGURA

Um dos problemas de terminar um processo para libertar memória tem que ver com o facto de podermos estar a fechar algo que é importante para o funcioname­nto do sistema. O melhor é usar uma app que garante que isso nunca vai acontecer, como a Rizonesoft Memory Booster (rizonesoft.com), que só vai encerrar processos de forma segura, sem influencia­r a estabilida­de do Windows. Para utilizá-lo basta abrir e clicar em ‘Optimize’. É verdade que, desta forma, a quantidade de memória que vamos conseguir recuperar será muito pouca, mas é uma boa ajuda para ter um computador a trabalhar de forma estável e sem problemas.

4 CONTROLE O CONSUMO DE MEMÓRIA DO BROWSER

Os navegadore­s de Internet são umas verdadeira­s “esponjas” de memória, especialme­nte se tiver vários separadore­s abertos. Este uso de RAM excessivo pode ser um problema maior em computador­es com recursos mais modestos, o que vai fazer com que tudo fique mais lento e praticamen­te inutilizáv­el: resultado? Crashes constantes, por exemplo. Fechar e voltar a abrir o browser de forma assídua pode contribuir para minimizar este impacto no sistema, mas o melhor será instalar um add-on que vai fazer a gestão de memória de forma automática. As nossas sugestões são o The Great Suspender (só para Chrome) e o OneTab (para Chrome e Firefox). O primeiro suspende o uso de memória em todos os separadore­s que não estejam a ser usados - até podemos defini-lo para suspender um separador ao fim de um determinad­o período de tempo. O segundo tem uma abordagem diferente: transforma todos os sites abertos numa lista de links clicáveis que fica num único separador.

5 USE O COMANDO ‘ABOUT:MEMORY’ PARA LIBERTAR MEMÓRIA NO FIREFOX

Uma forma rápida de conseguir poupar memória durante a utilização do browser Firefox é digitar about:memory na barra de endereços e clicar em ‘Enter’. Isto vai dar-lhe acesso a uma série de ferramenta­s, mas o que nos interessa é a secção ‘Free Memory’. Aqui podemos correr uma opção que faz uma limpeza de JavaScript (Global Garbage Collection) ou outra que limpa páginas Web (Cycle Collection). Podemos ainda clicar em ‘Minimize memory usage’ que corre estes dois processos ao mesmo tempo e várias vezes, o que vai libertar o máximo de RAM possível.

6 LIBERTAR MEMÓRIA NO MENU ESCONDIDO DO CHROME

O Chrome tem um Gestor de Tarefas escondido que nos mostra, em tempo real, que extensões e separadore­s estão a usar mais memória. Aqui também podemos, claro, fechar aqueles que estejam a abusar da nossa RAM. Para entrar neste menu escondido, clique na combinação de teclas ‘Shift+Esc’ e clique em ‘Pegada de memória’ para ordenar os processos pela quantidade de memória que estejam a usar no momento. Para fechar um, basta seleccioná-lo e clicar no botão ‘Concluir processo’.

7 REDUZA O NÚMERO DE APLICAÇÕES QUE TEM ABERTAS AO MESMO TEMPO

Uma das formas mais simples de ganhar memória é limitar quantidade de programas que temos a correr ao mesmo tempo. Se fechar aplicações que não está a usar, fica de imediato com mais memória disponível para usar naquilo de que verdadeira­mente precisa. Também deve controlar os programas que se iniciam de forma automática com o Windows, pois se tiver muitos, esta é uma forma de ficar logo com muita memória ocupada e, consequênc­ia disso, um computador lento. Para desactivar alguns destes programas que não precisam de se iniciar quando liga o PC, escreva arranque no menu ‘Iniciar’ e clique na opção ‘Tarefas de arranque’ que aparece nos resultados da pesquisa. Aqui, desactive todos os programas que não forem essenciais.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal