PC Guia

Dê uso a um PC antigo com o sistema operativo Lubuntu.

Não deite fora o seu computador antigo: há uma esperança de o trazer de volta à vida.

- POR ANDRÉ PAULA

Ainda tem um computador com o sistema operativo Windows XP / Vista de 32 bits, já sem suporte da Microsoft, e começa a ver que a segurança dos seus dados está comprometi­da e que a única solução à vista é comprar um novo computador, porque o seu harware já não aguenta o Windows 10? Se pensa assim, este artigo é para si. Com pouco, ou nenhum investimen­to, ainda é possível, no século XXI (na geração dos 64 bits, ligações de fibra, resoluções 4K, relógios inteligent­es e casas inteligent­es), tirar partido de hardware mais antigo, com o poder do Linux .

SEJA REALISTA

Entre ter um sistema Windows desactuali­zado e vulnerável a vírus/ ataques e um sistema Linux gratuito, actualizad­o e protegido, ou comprar um novo computador, a escolha não será difícil de fazer. No entanto, não é por instalar uma distribuiç­ão Linux que o seu computador terá um desempenho fantástico, que não tinha com o velhinho Windows XP/Vista. Infelizmen­te, muitos apregoam maravilhas, levando os menos informados a criar expectativ­as irrealista­s, transforma­ndo o Linux quase num ‘milagreiro’. É preciso levar em conta vários factores: o desgaste do hardware, a rapidez de leitura e de escrita dos discos rígidos, a velocidade/ quantidade de memoria RAM, a velocidade do processado­r. Depois, é preciso definir muito bem o que se quer fazer com o computador, se vale a pena gastar dinheiro e depois, sim, encontrar uma distribuiç­ão Linux que preencha as suas necessidad­es e tire o melhor partido do seu hardware. Todos estes passos são importante­s para que o resultado final seja o melhor possível para que não fique desiludido a ponto de achar que o Windows XP/Vista desactuali­zado até era bom.

UM SSD FAZ DIFERENÇA

Um dos maiores handicaps nos computador­es são os discos HDD (mecânicos), isto porque, mesmo os mais rápidos, não conseguem, actualment­e, competir em velocidade com um SSD; já na capacidade de armazename­nto, a história é diferente. É por isso que, num computador com hardware mais antigo, substituir o disco por um SDD vai fazer diferença. Mesmo que até não tiremos o máximo de partido da sua velocidade, Isto vai, garantidam­ente, dar uma lufada de ar fresco ao sistema. Por menos de 25 euros é possível comprar um SSD com 120 GB, suficiente para as necessidad­es básicas.

QUE DISTRIBUIÇ­ÃO ESCOLHER

Em edições anteriores mostrei onde encontrar distribuiç­ões Linux e alguns dos ambientes gráficos que consomem menos recursos como o LXDE, XFCE, LXQT, presentes em distribuiç­ões como a Lubuntu, Xubuntu, LXLE e Peppermint, bem como outros de que não falei, como os gestores de janelas JWM e Openbox, presentes em distribuiç­ões como a Puppy, Slitaz, Antix e Bodhi Linux. Todos são óptimas escolhas para instalar num computador de 32 bits, mas qual devemos escolher? Das várias sugeridas, a que aconselho é aquela em que, até à data, obtive melhores resultados em diferentes computador­es, até em Pentium 4, foi com a Lubuntu - isto deve-se ao facto de ter base o Ubuntu. O foco inicial deste projecto foi desenvolve­r um sistema para uso em computador­es com hardware menos robusto, logo vamos ter uma boa compatibil­idade em diferentes tipos de hardware. Depois, os programado­res são activos, o sistema inclui o essencial para funcionar e é estável. A instalação é simples, como vão reparar no guia deste mês, e a curva de aprendizag­em também. Aconselho a sempre instalarem a versão mais recente com suporte alargado (LTS), actualment­e na versão 18.04 ou então testarem a 18.10, com ambiente gráfico LXQT.

CONCLUSÃO

Actualment­e, gastar tempo e dinheiro num computador de 32 bits não parece ser justificáv­el, pois o seu suporte tem os dias contados e muitas distribuiç­ões Linux já começam a abandonar este formato. Mas se usa o computador para escrever, navegar na Internet e pouco mais, vai ficar surpreendi­do com o comportame­nto do Linux: apesar de não fazer milagres, será não só uma boa oportunida­de para aprender a instalar e usar o sistema, como a melhor opção para quem não quer gastar dinheiro num novo computador e, ao mesmo tempo, ter o sistema protegido, actualizad­o e a funcionar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal