PC Guia

TESTES

Após conquistar o seu próprio publico, com actualizaç­ões anuais, a HP passou a disponibil­izar a configuraç­ão do HP Omen 15 num equipament­o igualmente capaz de bons resultados, preço equivalent­e, mas com um visual significat­ivamente mais discreto.

- G. Dias

HP Pavilion Gaming 15 Huawei MateBook X Pro Sapphire Radeon RX 590 HP Tango X Sony Xperia XA2 Ultra Nokia 7.1 Samsung Galaxy A9 Philips BDM347OUP Xiaomi Pocofone F1 Lenovo Yoga C930

Não o sei até que ponto onto fará sentido a um m fabricante como a HP disponibil­izar bilizar exactament­e o mesmo hardware e em dois equipament­os que são muito idênticos, ênticos, apenas se diferencia­m por ligeiros ros detalhes em termos de visual, sendo o HP Pavilion Gaming 15 mais discreto que o HP Omen 15. Ambos têm m um chassis com um misto de magnésio e alumínio, sempre com acabamento preto mate, ecrã de 15,6 polegadas, teclado retroilumi­nado e touchpad de grandes dimensões, embora no Pavilion Gaming 15 não existam botões físicos neste elemento – aqui, apenas a superfície serve para interagir com o Windows 10. Gostei bastante da grelha personaliz­ada e com relevo do sistema de som, que cobre toda a superfície superior do teclado, bem como do desempenho deste mesmo sistema, que foi optimizado pela Bang & Olufsen, uma referência no campo do áudio.

ESCOLHA DE COMPONENTE­S

Conforme já referi, este HP Pavilion Gaming 15 recorre, praticamen­te, à mesma configuraç­ão que o HP Omen 15, diferencia­ndo-se apenas pela quantidade de memória RAM e armazename­nto. Este PC tem dois módulos de memória DDR4 a 2666 MHz (4 GB + 8 GB, um total de 12 GB, um valor pouco habitual; já o armazename­nto ficou a cargo de um módulo SSD M.2 PCIe NVMe de 256 GB, que funciona em conjunto com um disco rígido mecânico SATA de 1 TB de 7200 rpm, ideal para guardar conteúdos mais pesados pesado e, e assim,assim evitar i encher o espaço disponível do SSD. O resto da configuraç­ão conta com um processado­r Intel Core i7-8750H de 2.2 GHz (até 4,1 GHz em modo Turbo Boost) e uma placa gráfica dedicada Nvidia GeForce GTX 1050 Ti com 4 GB de memória GDDR5 dedicada.

BOM DESEMPENHO

Com uma configuraç­ão destas, é de esperar um bom desempenho, algo que foi comprovado nos testes realizados. Estranhame­nte, e face ao HP Omen 15, que tem uma configuraç­ão bastante parecida, o Pavilion Gaming 15 revelou um desempenho ligeiramen­te superior em alguns casos, mas perdeu significat­ivamente num dos jogos (de 62 para 47 fotogramas por segundo), muito embora nunca tenha sido notada qualquer diferença em termos de fluidez do jogo durante o teste. Talvez esta situação seja explicada pela diferença dos módulos de memórias utilizados, que, por serem de capacidade­s distintas, impedem a utilização do duplo canal de comunicaçã­o do controlado­r de memórias, embutido no processado­r. Com dois módulos iguais (ou de capacidade­s idênticas), esta situação poderia ser resolvida.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal