PC Guia

HUAWEI MATEBOOK X PRO

Os laptops da Huawei chegaram a Portugal e nós experiment­ámos o topo de gama.

-

Aprimeira vez que vi um computador da Huawei ao vivo foi no início de 2018, em Barcelona, no Mobile World Congress, tinham acabado de ser apresentad­os e ainda não se sabia se iam, ou não chegar a Portugal. Passados dez meses, cá estão eles. Depois do sucesso que tem tido no mercado dos smartphone­s, a Huawei decidiu lançar-se em terreno desconheci­do e começar a disponibil­izar os seus portáteis em Portugal.

O PRIMEIRO DE MUITOS

O primeiro modelo a chegar à nossa redacção foi o Matebook X Pro, um computador com ecrã de 13,9 polegadas (3000 x 2000 pixéis) sensível ao toque; embora não possa ser rodado para trás, como acontece em modelos de outras marcas, permite utilizar algumas funções como se fosse um tablet. Este modelo tem um processado­r Intel Core i7-8550U, 8 GB de memória RAM DDR3 a 2133 MHz e 512 GB armazename­nto em SSD. O sistema gráfico é repartido entre o GPU, que está integrado no processado­r, e uma GPU Nvidia GeForce MX150 com 2 GB de memória dedicada GDDR5. No campo das ligações, temos duas entradas USB Type-C, uma USB Type-A e um jack de 3,5 mm. O Matebook X Pro pode ligar-se a redes Wi-Fi até à norma 802.11 ac e a acessórios compatívei­s com Bluetooth 4.1. A Huawei inclui ainda um adaptador USB C com duas entradas USB (Type-C e Type-A) e uma saída VGA para conseguir ligá-lo a um projector ou a uma TV.

É UMA TECLA OU UMA CÂMARA?

Os designers da marca chinesa decidiram que o ecrã do Matebook X Pro devia ter um mínimo de moldura possível e isso colocou um desafio à equipa de engenharia, porque sem moldura deixa de haver espaço para a webcam. Para resolver o problema, optaram por colocá-la no teclado, entre as teclas F6 e F7. O utilizador só tem de premir essa tecla falsa para que a câmara fique visível. Por falar em teclado, o botão de energia deste computador inclui um sensor de impressões digitais compatível com o sistema de segurança Windows Hello, o que permite ligar e fazer o login directamen­te com um único toque. Não se pode dizer que o Matebook X Pro é um clone do MacBook da Apple, mas que são muito parecidos, são. O computador da Huawei é todo feito em alumínio a partir de uma única peça e o touchpad é grande e em vidro, mas não funciona com force feedback: em vez disso, tem botões por baixo. A construção deste computador está o nível do que de melhor se faz neste campo, o teclado tem um toque agradável, nem muito duro nem esponjoso. O facto de pesar apenas 1,3 Kg tornam-no fácil de transporta­r. O sistema de refrigeraç­ão activo é algo barulhento quando o computador está a desempenha­r tarefas mais exigentes. Isto pode dever-se ao facto de o computador ser fino, o que requer uma miniaturiz­ação maior destes componente­s que, para manter o fluxo de ar, têm de funcionar mais depressa. Em termos de desempenho, o Matebook X Pro está em linha com os outros dispositiv­os que têm esta combinação de processado­r e gráfica – não sendo os mais rápidos, são adequados para a vasta maioria de tarefas típicas deste tipo de máquinas. P. Tróia

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal