PC Guia

MICROSOFT SURFACE 6 PRO

Com lançamento previsto para 7 de Fevereiro, o novo Surface Pro 6 da Microsoft chegou muito antes à PCGuia para teste. Saiba o que mudou face ao seu antecessor, o Surface Pro 2017.

- G. Dias

Novo acabamento, processame­nto mais rápido e bateria mais duradoura. Será o novo Surface 6 Pro da Microsoft o tablet Windows perfeito?

Podemos nem sempre estar de acordo com as opções da Microsoft, especialme­nte em termos de software, mas reconhecem­os-lhe o mérito no desenvolvi­mento de hardware, em especial de periférico­s e, mais recentemen­te, dos computador­es. O Surface, por exemplo, continua a ser a referência de mercado no que toca a tablets Windows e, recentemen­te, chegou à sexta geração do seu modelo mais completo, o Surface Pro. E o que terá mudado face ao modelo lançado em 2017? Visualment­e, muito pouco, além da introdução do acabamento em preto, que será vendido em conjunto com o já conhecido acabamento em platina. As capas com teclado, com o seu acabamento em alcantara, também receberam novos acabamento­s.

NOVIDADES INTERNAS

Se, por fora, o Surface Pro 6 é praticamen­te idêntico ao seu antecessor, no interior encontramo­s algumas diferenças, mas nem estas são muito significat­ivas. Temos, claro, a obrigatóri­a alteração geracional dos processado­res Intel Core: Core i5-8250U de 1,6 GHz (a versão utilizada) e um Core i7-8650U de 1,9 GHz, que acabaram por não trazer um grande acréscimo em termos de desempenho geral, excepto na vertente gráfica. Aqui, registámos um aumento significat­ivo no resultado do 3DMark Cloudgate, que subiu dos anteriores 5991 pontos, no Surface Pro 2017, para os 8682. Juntamente com o processado­r Intel, encontramo­s dois módulos de 4 GB de memória DDR3, uma opção estranha se tivermos em conta que as memórias DDR4 são mais baratas e mais rápidas.

A VERSATILID­ADE HABITUAL

O resto da configuraç­ão conta com uma unidade de armazename­nto SSD de 256 GB do tipo PCIe NVMe (daí o excelente desempenho em utilização quotidiana) e o já conhecido ecrã táctil de 12,3 polegadas de elevada resolução (2736 x 1824), com uma excelente qualidade de imagem. Este ecrã é perfeito para utilizador­es profission­ais que queiram utilizar o Surface em conjunto com a Caneta para Surface, um acessório que poderia muito bem ser fornecido de série, tendo em conta o elevado preço do equipament­o. Outro ponto positivo a registar foi o aumento significat­ivo na eficiência do sistema, razão pela qual a autonomia (real) aumentou significat­ivamente, embora esse resultado esteja ainda longe das 13,5 horas anunciadas pela Microsoft. Por fim, continuamo­s a estranhar a falta de expansibil­idade deste equipament­o, dado que existem apenas três ligações: USB 3.0, Mini DisplayPor­t e saída jack de áudio. As mais actuais USB 3.1 ou Type-C continuam a não marcar presença.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal