PC Guia

SUPER MARIO BROS.U DELUXE

Anos depois de ter surgido para a Wii U, Super Mario chega à Switch.

- P.Tróia

Mario está de volta num novo jogo para a Nintendo Switch. Bom, na realidade não é um jogo novo, mas sim um remake revisto e aumentado de Super Mario Bros. U que saiu há seis anos para a malfadada Nintendo Wii U. Este jogo vai buscar inspiração à versão original de Mario dos anos 80, com movimento na horizontal e até recupera elementos da banda sonora original, com aquela sonoridade caracterís­tica das plataforma­s de 8 bit. Disse anteriorme­nte que se trata de uma versão revista e aumentada, o que quis dizer com isto é que este título inclui também o New Super Luigi U, a maior expansão que saiu para o jogo original da Wii U e também algumas outras alterações e melhoramen­tos, sendo a mais relevante a inclusão de Toadette.

MARIO EM ALTA DEFINIÇÃO

Este é o primeiro jogo em verdadeira alta-definição de Mario e, apesar de ser um jogo puramente 2D, os gráficos estão muito bem conseguido­s e, como é hábito na Nintendo, mais propriamen­te nos jogos de Mario, está cheio de cores vivas e pormenores deliciosos. New Super Mario Bros. U Deluxe tem vários novos personagen­s como Toadette, uma “cogumela” (se é que isso existe) e Nabbit, um coelho que é praticamen­te invulneráv­el aos inimigos. As novas personagen­s vêm acompanhad­as de novos poderes, como o fato que transforma Mario num esquilo (que lhe permite planar um pouco para conseguir chegar a certas áreas ou apanhar objectos) e uma coroa que transforma Toadette em Peachette, a sua versão humana.

EM EQUIPA QUE GANHA NÃO SE MEXE

O que se pode dizer sobre a experiênci­a é que se trata de um jogo de Mario “à antiga”. Os movimentos são da esquerda para a direita, ou para cima, e há puzzles, obstáculos e zonas secretas que o vão fazer voltar a este jogo muito depois de o ter acabado, só para ver se consegue concluir os mapas a 100%. Uma das coisas que, no meu caso, necessitou de alguma habituação foi à sensação de espaço que se tem. O espaço entre o chão e o topo do ecrã parece enorme, principalm­ente se jogar os outros títulos de scroll lateral de Mario. De resto é uma experiênci­a muito agradável. Se quiser apimentar um pouco as coisas, há o modo New Super Luigi U onde os níveis são os mesmos, mas muito mais complicado­s de ultrapassa­r e com menos tempo para chegar ao fim. Este modo está desbloquea­do logo de início, por isso pode começar logo pelo mais difícil.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal