PC Guia

YouTube Music

A Google já tinha uma aplicação onde podíamos ouvir (e comprar) música, a Play, mas a chegada desta versão do YouTube vem por em causa a viabilidad­e desta app. Até já se fala que vai ser a aplicação por defeito para ouvir música no Android.

-

Na verdade é que isto faz todo o sentido. Quantos de nós é que já não usamos o YouTube, diariament­e, para ouvir álbuns inteiros e colecções de músicas de diferentes temáticas? O que a Google fez foi lançar o seu serviço de streaming de vídeos às feras (leia-se, ‘ao Spotify e ao Apple Music’), dar-lhe uma vertente mais musical e apresentar tudo numa app que até já recupera músicas que já tínhamos marcadas como favoritas quando usávamos o YouTube com a nossa conta Google.

UM HÍBRIDO ENTRE SPOTIFY E APPLE MUSIC

Em Portugal, o YouTube Music tem apps para iOS e Android e ainda pode ser ouvido num player web (music.youtube.com), tal como acontece como o Spotify, onde vamos ter todas as músicas que tenhamos guardado na ‘Library’ (Biblioteca, mais uma vez, em tudo semelhante ao Spotify). No YouTube, os preços começam nos 8,99 euros por mês, mas o plano familiar permite dar acesso a seis pessoas, por 10,99 euros: estas caracterís­ticas tornam-no uma espécie de serviço híbrido, com elementos e modelos de negócio que vimos no Spotify e no Apple Music.

AS VANTAGENS DO YOUTUBE

Como este site é o maior repositóri­o do mundo de vídeos, muitos deles de videoclips, actuações de bandas ao vivo e versões de terceiros, o YouTube Music também nos vai dar acesso a isto tudo: por um lado é uma vantagem, uma vez que nos dá mais conteúdo, mas por outro pode tornar tudo mais confuso, porque dificulta, muitas vezes, a nossa busca por uma música, ao apresentar resultados que não interessam. Onde o YouTube Music é bom é no facto de podermos procurar por partes de letras de uma música para que nos sejam dados resultados ou por expressões como ‘música de filmes’ para nos serem apresentad­os temas de bandas sonoras.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal