PC Guia

TEMA DE CAPA

- POR GUSTAVO DIAS, PEDRO TRÓIA E RICARDO DURAND

Quer sejam pequenos vídeos, uma série completa com cem episódios, um filme, um videoclip ou um álbum do seu artista preferido, tudo é “streamável”. Nesta edição damos-lhe a conhecer os melhores serviços de streaming de música, vídeo e jogos e dicas para tirar o máximo proveito dessas plataforma­s.

Quer sejam pequenos vídeos, uma série completa com cem episódios, ios, um filme, um videoclip ou um álbum do seu artista preferido, tudo é “streamável”. Há muito tempo que já não é preciso estar r dependente das programaçõ­es das rádios e das TV para vermos s (e ouvirmos) o que quisermos.

Filmes, séries e músicas são os pr principais cipaisis conte conteúdos que, hoje em dia, já muito pouca ou a ge gente e tem em casa (ou compra) em formato ato físico. ísico. C Claro que vai sempre haver aquele disco co de d colecção, ecçãoão ou aquele DVD que vale a pena ter, mas a verdad verdade é que serviços como a Netflix e o Spotify vieram desmateria­lizar a forma como consumimos cultura. Ainda toda a gente é do tempo em que as séries tinham o seuu seu episódioe episódio s semanal na e, quando a temporada emporada a acabava, saía í uma caixa com vários v ios discos com c tudo compilado, e que custavam tavam umm um dind dinheirão. Hoje, a Netflix x estreia um uma tempor temporada logo toda d de uma vez: ou seja, já não é preciso esperar para ra verr ver o próximop próximo episódio… e o próximo… e o próximo.o. próximo. TantoT Tanto é assim, que, com isto, nasceu um novo conceito: o ‘binge watching’ - ver vários episódios seguidos de uma vez durante um dia todo, por exemplo.

CONTEÚDOS À LA CARTE

Na Netflix, todos os conteúdos são servidos por streaming, o que significa que usamos uma ligação pela Internet para receber os conteúdos em tempo real - é uma espécie de transmissã­o televisiva, mas individual. E, como está logo tudo disponível nesta plataforma, podemos escolher o que ver, quando ver e durante quando tempo ver, com a certeza de que os filmes ou séries ficam parados, à nossa espera, no ponto em que saímos da sala (ou do quarto) e desligámos a TV. O melhor é que podemos nem sequer voltar aqui para continuar a nossa sessão: no telemóvel, no tablet ou num qualquer computador com um browser podemos pegar a partir do ponto que deixámos.

MÚSICA SEM LIMITES

Tal como o vídeo, está a música: já nem é preciso comprar CD ou músicas numa loja online como o iTunes. A própria Apple já tem um serviço de streaming de música onde por 6,99 euros por mês podemos tocar as faixas que quisermos, guardá-las para ouvir offline e criar playlists. Foi assim que nasceu o Spotify: uma espécie de estação de rádio gigante na Web, uma jukebox digital onde procuramos por um álbum e o ouvimos até ao fim - sem anúncios, se escolher a versão paga.

VEM AÍ A DISNEY!

Neste tema de capa vai encontrar os principais serviços de streaming de vídeo e música que pode começar a usar já hoje para ver centenas de séries e filmes, documentár­ios, desporto e, claro, ouvir música. Temos várias dicas para dominar o YouTube, a Netflix e ainda lhe mostramos o que está a chegar a Portugal: prepara-se para o serviço de filmes e séries da Disney que vai ser uma das grandes bombas de 2019. Toca a carregar no ‘Play’!

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal