PC Guia

Notícias de tecnologia­s, coluna Made in Portugal, Hashtags e Green.

Juntamente com o Mavic 2 Pro, a DJI lançou outro drone que partilha grande parte dos seus componente­s, o Mavic 2 Zoom. Este tem ainda a particular­idade de ser o primeiro drone doméstico a permitir captar imagens com zoom.

- G. Dias

Parece que nos precipitám­os quando considerám­os o Mavic 2 Pro o melhor drone do mercado: faltava-nos testar o Mavic 2 Zoom. O corpo é praticamen­te idêntico, com a mesma bateria, as mesmas hastes, os mesmos motores e pás que, graças às constantes optimizaçõ­es, garantem agora uma autonomia teórica de 31 minutos, e um ruído de funcioname­nto bem menor, e isto sem esquecer os inúmeros sensores de obstáculos colocados em todas as direcções (dois frontais, dois traseiros, dois inferiores, um superior, um lateral esquerdo e um lateral direito). Outro elemento igual nos dois drones é o sistema de estabiliza­ção mecânica de três eixos, que garante uma estabilida­de impression­ante, mesmo em situações com rajadas de vento irregulare­s.

VÍDEO COM ZOOM

O que, efectivame­nte, muda, face ace ao Mavic 2 Pro, é o sensor de imagem e o seu mecanismo de fixação. Se, no modelo Pro, encontramo­s um sensor CMOS de 1”, capaz de captar imagens com 20 MP, no caso do modelo Zoom temos um sensor nsor CMOS de 1/2,3”, de resolução mais reduzida, 12 MP, embora ambos mantenham a mesma resolução na captação o de vídeo (4K a 30 fps). A razão pela qual o sensor teve de ser mais pequeno (embora equivalent­e ente ao Mavic original) prende-se com o espaço ocupado pelo mecanismo do zoom óptico, que garante, assim, uma versatilid­ade impression­ante, algo nunca antes visto num drone doméstico: um zoom variável de 24 para 48 mm, com uma abertura f/2.8 a f/3.8. Se optar por uma gravação em resolução FHD 1080p, a capacidade de zoom poderá aumentar para 4x, graças ao efeito de recorte do sensor.

NOVOS MODOS DE VOO

O facto de estarmos perante uma câmara com zoom permite a criação de novos modos de voo, para tirar total partido dessa versatilid­ade. O mais espectacul­ar é o modo Dolly Zoom, uma solução muito utilizada nos filmes de Hollywood (Alfred Hitchcock foi dos primeiros a usar), que consiste em aproximar-se do objecto focado usando o zoom, ao mesmo tempo que a câmara se afasta fisicament­e do mesmo. O resultado é um aproximar do objecto (ou pessoa), dando a impressão do fundo se estar a afastar, algo que acontece na realidade. Temos ainda diversos modos de hyperlapse (vídeo através de várias imagens captadas com um intervalo de tempo reduzido), fotos com HDR e a fotografia Super Resolution de 48 MP, que consiste na combinação de nove imagens.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal