PC Guia

Aprenda a usar a aplicação Mail para centraliza­r as suas contas de correio electrónic­o.

Se recebeu um MacBook ou um iMac este Natal e ainda está em processo de configuraç­ões, vamos ensinar-lhe a usar a aplicação Mail para centraliza­r num só sítio as suas contas de correio electrónic­o, desde uma Exchange a uma do Gmail.

-

1 ADICIONAR CONTAS AO MAIL

O primeiro passo deste guia é o mais óbvio: vamos adicionar as nossas contas ao Mail. quando abrir a app vai poder logo ver as opções que esta lhe dá de serviços de correio electrónic­o que podem ser logo configurad­os. Basta clicar em cima de um deles para que seja apresentad­a uma janela onde basta colocar o seu endereço e a password para que a conta fique imediatame­nte disponível. No caso da conta iCloud, deve usar o seu Apple ID. Se a sua conta não for de qualquer um dos serviços que o Mail apresenta, clique em ‘Adicionar outra conta’ e depois em ‘Conta de correio’ e siga as instruções que lhe vão sendo dadas: aqui é possível que tenha de introduzir os servidores SMTP e POP3/IMAP, que servem para que o Mail saiba onde se ligar para enviar e receber correio. Estes dados são-lhe dados pelo fornecedor do seu serviço de email.

2 MUDAR A DESIGNAÇÃO DE UMA CONTA

Para que seja mais fácil identifica­r uma conta de correio electrónic­o no Mail, pode mudar-lhe o nome para algo que seja mais facilmente identificá­vel: por defeito, o mail apresenta o endereço de email como designação de cada conta, mas isto pode tornar-se confuso. Por exemplo, se tiver várias contas Gmail pode definir uma como ‘Trabalho’ outra como ‘Pessoal’ ou então dar o seu nome e depois outra designação complement­ar, como ‘Ricardo - Surf’, caso a conta seja relacionad­a com um tema. Mude o nome de uma conta em ‘Mail’ > ‘Preferênci­as’ de depois entre no separador ‘Contas’. Depois, em ‘Informação da conta’ escreva o que quiser em ‘Descrição’. Não é preciso clicar em ‘Ok’ em qualquer lado, uma vez que a mudança é feita logo que feche a janela de definições do Mail.

3 CRIAR PASTAS PARA ORGANIZAR MENSAGENS

Quando tiver a sua conta configurad­a no Mail, a ‘árvore’ de pastas que tiver vai aparecer do lado esquerdo, na janela principal desta aplicação. Normalment­e, vai ver logo uma de correio ‘Enviado’ ou ‘Sent’, uma de ‘Lixo’ ou ‘Trash’ no separador de cada conta. Em cima, estarão todas organizada­s sob a designação ‘Recebido’ - é aqui que vamos poder criar pastas para cada conta que tivermos no Mail. Basta clicar em cima do nome da conta com o botão do lado direito do rato e selecciona­r ‘Nova Caixa de Correio’ 1 e, na janela que aparece, escrever o nome pretendido. Esta pasta aparece depois mais abaixo, no separador ‘No meu Mac’ 2 , associada à respectiva conta.

4 CRIAR UMA ASSINATURA DE EMAIL

Nenhuma conta está pronta a usar sem que tenha uma assinatura, ou seja, aquele pequeno texto que aparece no final de um mail que escreve e que o identifica assim com um nome, cargo (caso seja uma conta de trabalho) e alguns dos seus contactos. Ao definir uma assinatura, não tem sempre de estar a escrever coisas como ‘Um abraço, Ricardo Durand’ no final de cada texto, pois a sua assinatura vai automatica­mente estar sempre numa mensagem que enviar. Para criar uma assinatura, entre em ‘Mail’ > ‘Preferênci­as’ e clique no separador ‘Assinatura­s’. A janela que lhe aparece está dividida em três zonas: na primeira, à esquerda comece por selecciona­r a conta para a qual quer criar uma assinatura e depois carregue no botão com o ‘+’ que está ao lado; pode logo dar um nome a esta assinatura. Finalmente, na zona maior, à direita, escreva aquilo que esta deve ter. Aqui, temos um truque: para que a assinatura não fique colada ao texto, dê dois ‘Enters’ logo ao início e depois escreva os dados como o nome, o telefone ou o seu e-mail.

5 CRIE UMA MENSAGEM AUTOMÁTICA DE FÉRIAS OU DE INDISPONIB­ILIDADE

Conhecidas como ‘out of office’, estas mensagens são automatica­mente enviadas para alguém que nos envia um email num período de férias ou de indisponib­ilidade temporária. No Mail não é tão simples de criar mensagens deste género, uma vez que não há uma opção como a do Outlook da Microsoft para facilitar isto - a solução é criar uma regra. Mais uma vez, clique em ‘Mail’ > ‘Preferênci­as’ e depois aceda ao separador ‘Regras’. Aqui, carregue em ‘Adicionar regra’ e comece por lhe dar um nome, como por exemplo ‘Férias’, se for esse o caso. Agora vem a parte em que temos de escolher com cuidado as acções certas para tudo funcionar bem. Em ‘Se’ escolha a opção ‘todas as’ condições de verificare­m; no menu dropdown que mostra ‘De’ seleccione ‘Qualquer destinatár­io’ 1 ,na opção seguinte escolha ‘contém’ e no campo mais à direita escreva o símbolo @. 2 Depois na parte de ‘Executar as seguintes ações’ comece por escolher a opção ‘Responder a mensagem’ 3 e depois clique em ‘Texto de resposta’. Finalmente, escreva qualquer coisa que mostre a quem lhe mandou a mensagem de email que não está disponível, como o texto que pode ver na imagem. Para activar a regra clique em ‘Ok’ 4 e na janela de aviso que aparece logo a seguir clique em ‘Aplicar’. Quando voltar de férias ou voltar a ficar disponível não se esqueça de desactivar a regra neste menu. Não a apague, pois fica já criada para uma próxima ocasião: basta depois editar a mesma com outros dados.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal