PC Guia

Skoda Karoq BMW X4 Jaguar E-Pace

O novo Skoda Karoq pode ter perdido parte da personalid­ade do seu antecessor, mas revelou ser um automóvel superior em tudo o resto, face ao Skoda Yeti que substitui.

- POR GUSTAVO DIAS

Não foi fácil para a Skoda substituir o Yeti, visto ter sido um modelo estranhame­nte apreciado por muitos, devido às suas capacidade­s e personalid­ade única. Com o fim deste modelo, a Skoda precisava de preencher esse vazio, que não poderia ser ocupado pelo Kodiaq. Assim, a Skoda recorreu à mesma plataforma modular MQB, que os restantes modelos equiparáve­is do Grupo Volkswagen, resultando num SUV de segmento C que tem brilhantes argumentos para rivalizar com os líderes de mercado, como o Nissan Qashqai, Peugeot 3008 e Seat Arona. Embora do mesmo grupo, o Skoda Karoq revelou ser mais compacto que o Tiguan, tornando a sua condução mais ágil, mas menos desportivo que o Seat Ateca, privilegia­ndo assim o conforto de todos os ocupantes, sem p prejudicar j o bom comportame­nto p dinâmico registado. g

VERSATILID­ADE

A versatilid­ade sempre foi sinónimo dos modelos Skoda, e o Karoq não foge à regra. Como tal, não nos surpreende­u encontrar soluções úteis como os bancos traseiros VarioFlex que permitem ajustar a volumetria da bagageira, sistema de calhas com cabides na bagageira, bem como uma lanterna LED removível nesse mesmo compartime­nto. Já nas portas vai encontrar espaço para arrumar até garrafas de 1,5 litros, um volumoso espaço de arrumação na consola central e uma peculiar mesa ajustável por detrás dos bancos dianteiros. Destaque ainda para o sistema de infoentret­enimento com ecrã táctil que pode ser de 9,2 polegadas, bem como compatibil­idade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e o cada vez mais obrigatóri­o sistema de carregamen­to de dispositiv­os móveis por indução.

APOSTA VARIADA

Todas as marcas do Grupo Volkswagen estão a sofrer com o “dieselgate”, razão pela qual a Skoda tem apostado em motorizaçõ­es a gasolina, como o brilhante 1.0 TSI de 116 cavalos, e o evoluído 1.5 TSI de 150 cavalos, que utiliza a tecnologia ACT (Active Cylinder Technology), que permite desactivar dois dos quatro cilindros do motor quando não é necessária toda a sua potência. Embora menos revelante que no passado, os motores diesel continuam presentes, como o poderoso 2.0 TDI de 150 cavalos e o popular 1.6 TDI, agora com 116 cavalos. Este último foi o utilizado neste ensaio, associado à eficaz caixa DSG de sete velocidade­s, resultando numa combinação esta perfeita para uma utilização quotidiana despreocup­ada, tanto em conforto como em consumos.

 ??  ?? Motorizaçã­o: 1.6 TDI Potência: 116 cv Consumo médio: 4,8 l/100 km Site: skoda-auto.pt Preço: €26 560 (desde) O INOVADOR SISTEMA DE BANCOS TRASEIROS VARIOFLEXV­ARIO PERMITEM AJUSTAR A VOLUMETRIA DA BAGAGEIRA, ENTRE OS 479 E 588 LITROS, AMPLIANDO ESTA PARA OS 1630 LITROS COM O SEU REBATIMENT­O, OU 1810 LITROS COM A REMOÇÃO TOTAL DOS MESMOS.
Motorizaçã­o: 1.6 TDI Potência: 116 cv Consumo médio: 4,8 l/100 km Site: skoda-auto.pt Preço: €26 560 (desde) O INOVADOR SISTEMA DE BANCOS TRASEIROS VARIOFLEXV­ARIO PERMITEM AJUSTAR A VOLUMETRIA DA BAGAGEIRA, ENTRE OS 479 E 588 LITROS, AMPLIANDO ESTA PARA OS 1630 LITROS COM O SEU REBATIMENT­O, OU 1810 LITROS COM A REMOÇÃO TOTAL DOS MESMOS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal