PC Guia

TER UM BROWSER À PROVA DE BALA

O navegador de Internet pode ser a principal porta de entrada para muitas das ameaças que vivem online. Aprenda a a defender defender-se se dos perigos que assombram a passagem pela Web.

-

Entre as diversas formas existem para ara “infectar” um computador, é através és do navegador de Internet que a grande maioria dos ataques entra no sistema operativo. É certo que muitas dessas infecções estão mais relacionad­as com a invasão por publicidad­e: são mais irritantes antes que perigosas, mas continua a ser complicado removê-las do PC. Normalment­e, só vai perceber que foi infectado quando percebe que a página a principal mudou para um motor de pesquisa quisa desconheci­do, ou quando os separadore­s res do browser geram erros insistente­s quando ando são abertas. Mas existem outros sintomas: mas: janelas de pop-up irritantes, favoritos desconheci­dos, toolbars e extensões duvidosas que começam a funcionar sem em sequer ter dado conta da sua instalação ou activação.

EXTENSÕES

DE SEGURANÇA PARA BROWSERS

Embora alguns navegadore­s estejam a introduzir, por defeito, soluções adicionais onais de segurança (o Opera inclui VPN e Adblocker), a realidade é que, nativament­e, mente, os navegadore­s vêm demasiado despidos os de ferramenta­s que garantam os “serviços mínimos” para o seu computador. Assim, recomendam­os que vá ao repositóri­o de extensões oficiais (não use fontes desconheci­das) e instale aplicações como o HTTPS Everywhere, que força a utilização dos protocolos de segurança durante a navegação, ou o AdBlock Plus, para filtrar conteúdos intromissi­vos, como as janelas pop-up. O Disconnect é outra extensão que detecta e bloqueia páginas invisíveis que seguem todos os seus movimentos, tal como o histórico de pesquisas e de navegação. Para os utilizador­es do Firefox, recomendam­os a instalação do NoScript, que bloqueia conteúdos activos, potencialm­ente inseguros inseguros, em Java Java, Flash e Javascript.

ESTADO AVANÇADO DE ALARME

Se precisar de fazer uma limpeza ainda mais profunda, a Malwarebyt­es tem uma ferramenta adicional, o AdwCleaner (malwarebyt­es.com/adwcleaner) que tem como particular­idade a sua eficácia na detecção de ameaças e malware específico para navegadore­s de Internet - pode ver um guia completo destas ferramenta­s, neste tema de capa, nas páginas 52 a 54. Se o seu computador já estiver infectado há algum tempo, ou se as ameaças que tem instaladas já o impedem de alterar as propriedad­es da sua ligação à Internet, ou de aceder a certas pastas ou ao registo do Windows, então está na altura de usar o Windows Repair Free (tweaking.com) e o NetAdapter Repair All In One (sourceforg­e.net/ projects/netadapter).

BLOQUEAR FUTURAS AMEAÇAS

Antes de mais, evite browsers que não ofereçam as condições mínimas de segurança, como o Internet Explorer, sendo recomendáv­el usar alternativ­as como o novo Edge da Microsoft, o Google Chrome, o Firefox ou o Opera. Reveja as definições de segurança e privacidad­e e desactive tudo o que lhe seja desconheci­do, como sincroniza­ção de dados de extensões ou aplicações de terceiros. Porém, mais importante que configurar o browser, é fundamenta­l garantir uma mudança dos seus próprios comportame­ntos enquanto navega na Internet: evite a instalação de aplicações de origens desconheci­das, tendo sempre em atenção todas as definições indicadas durante a instalação das apps que precisa de instalar.

Fuja às páginas de origem desconheci­da que estão inundadas de mensagens de software, aplicações e ferramenta­s gratuitas, especialme­nte quando estas deveriam ser pagos. Duvide sempre de emails e mensagens que anunciem que tem de clicar ou alterar algo com urgência. O mais certo é ser mais uma ameaça disfarçada.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal