PC Guia

HARDWARE DE PROTECÇÃO

Além das firewall e antivírus, também pode proteger a sua rede e informação por hardware.

-

Sabia que, além dos programas de protecção, pode ter um dispositiv­o de hardware a proteger a rede e os respectivo­s dispositiv­os que estão ligados? Ou mesmo a sua password de acesso a vários serviços como o email? Há muito que no mercado profission­al se utilizam dispositiv­os, a que se convencion­ou chamar ‘appliances’, que podem servir para várias coisas como proteger a rede contra ameaças externas e internas. Estes sistemas têm a vantagem de conseguir analisar o tráfego externo e interno que passa na rede com um mínimo de perdas de desempenho, porque o software de segurança está a ser. Desde há algum tempo que existem appliances de protecção de rede que foram desenhadas para o mercado doméstico e que oferecem funcionali­dades como a de controlo parental, firewall, protecção contra acessos indevidos e para prevenir a entrada de vírus que podem chegar escondidos em, por exemplo, mensagens de correio electrónic­o. Normalment­e, estas appliances”são versões simplifica­das das utilizadas em ambientes profission­ais que basta serem ligadas a uma porta livre do router para ficarm prontas a proteger a rede. Tal como acontece com os programas antivírus, que são actualizad­os regularmen­te e pagos de forma anual, também o software que corre neste hardware tem de ser pago para que as actualizaç­ões sejam feitas, sob pena de ficar com um pisa-papéis que não vai servir para mais nada. Estas são algumas das opções de hardware disponívei­s em Portugal, que já trazem segurança incluída.

REDES MESH TP-LINK DECO

O kit TP-Link Deco inclui um sistema de segurança chamado TP-Link HomeCare que tem por base o software da TrendMicro.

GOOGLE WI-FI

Esta opção tem um sistema de segurança que recorre a tecnologia da própria Google que é capaz de filtrar os sites a que se pode aceder. Além disso, sso, so, também consegue u ue detectar e bloquear u uear vários tipos de ameaças.

ASUS LYRA

Os Asus Lyra também utilizam um sistema de segurança chamado AiProtecti­on que é baseado na tecnologia de protecção TrendMicro.

DISPOSITIV­OS DEDICADOS FIREWALLA

Fruto de uma muito bem-sucedida campanha de crowdfundi­ng, esta pequena caixa liga-se ao router e fica pronta a proteger todos os dispositiv­os que estão ligados à rede. A Firewalla inclui um software que aprende com os padrões de utilização e avisa o utilizador de que algo de errado se pode estar a passar, quando são tentad tentadas ligações fora do normal à sua rede. Entre as funcionali­dades, destaca-se a possibilid­ade de limitar a utilização da Internet por serviço, o que, por exemplo, permite desligar todos os jogos online, mas manter outros serviços, como a Netflix, a funcionar sem problemas.

DOJO BY BULLGUARD

Parece um seixo em cima de uma plataforma, mas é uma firewall completa que protege todos os dispositiv­os que estejam ligados em sua , incluindo tudo o que tem que ver com IoT. O controlo e a gestão são deitos a partir de uma app para smartphopn­es.

CHAVES USB

Populariza­das pela Google, com a Titan Security, este tipo de hardware serve como uma camada-extra de segurança que tem de estar inserida fisicament­e numa porta USB do computador. Só assim é que o sistema desbloquei­a um determinad­o serviço, por exemplo, o email, mesmo que se saiba a password, nome de utilizador e até se tenha uma autenticaç­ão de dois factores. Existem várias marcas e modelos com preços para todos os gostos como as Yubico que vão desde os vinte até aos seiscentos euros; de resto, o preço depende das funcionali­dades de segurança que quisermos ter.

Existem appliances que oferecem funcionali­dades de controlo parental, acessos indevidos por hardware.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal