PC Guia

AUMENTAR A SEGURANÇA NAS REDES WI-FI DOMÉSTICAS

A primeira linha de defesa da sua rede doméstica é o router. Veja como se pode proteger facilmente.

-

Em muitos casos, quer por falta de conhecimen­tos, quer por pressa em ter o serviço a funcionar, a segurança das redes Wi-Fi domésticas é relegada para segundo plano. Isto pode colocar facilmente estas redes à mercê de quem quiser utilizá-las seja para bisbilhota­r, roubar informação ou mesmo usá-las para os seus fins.

Vamos partilhar consigo alguns conselhos úteis e simples para melhorar a segurança da sua rede sem fios. Mas antes disso, há que fazer um aviso: não existem sistemas de segurança perfeitos e, que mesmo assim, a sua rede pode ser hackeada. No entanto, se seguir estes conselhos, quem o quiser fazer terá muito mais trabalho.

MUDE TODAS AS PASSWORDS DE ADMINISTRA­ÇÃO

Todas as redes domésticas, e não só, têm como ponto central o router. Normalment­e, este dispositiv­o recebe o sinal vindo do operador e distribui-o pelos vários equipament­os da rede doméstica, como smartphone­s, computador­es, tablets que precisem de estar ligados à Internet ou a outros, dentro da mesma rede. Os routers têm um sistema de configuraç­ão que funciona através de um conjunto de páginas que pode ser acedido através de um browser (como se de um site se tratasse) ou de uma app para dispositiv­os móveis. Para conseguir aceder a estas páginas tem de se usar um nome de utilizador e uma password - todos estes dispositiv­os têm uma destas combinaçõe­s, por defeito, para que se consiga fazer a configuraç­ão inicial. O problema é que, depois de concluída esta configuraç­ão, muitas pessoas não alteram estas palavraspa­sse, o que deixa a rede à mercê de quem as souber. Por isso, o melhor a fazer é, assim que tiver tudo a funcionar, mudar a password de administra­ção. Isto aplica-se também às passwords de administra­ção nos routers que são instalados pelos próprios operadores.

Outra boa prática é impedir que estas páginas de administra­ção possam ser acedidas a partir de fora ou a partir da própria rede Wi-Fi. Isto torna o sistema um pouco menos convenient­e, porque obriga à ligação de um cabo de rede cada vez que for necessário fazer alguma alteração, mas também torna a segurança muito mais robusta. Esta alteração pode ser feita através da interface do router mas, quando não for possível, como é o caso das redes mesh, mude a password para o mais complicado que lhe for possível.

LIGUE A ENCRIPTAÇíO DA REDE WI-FI

Este conselho pode parecer um dado adquirido e natural, mas não podíamos deixar de o colocar aqui. Mantenha sempre ligada a encriptaçã­o da rede sem fios e apenas através do sistema WPA (Wi-Fi Protected Access). Isto impede que outros acedam à rede se não tiverem os dados de acesso correctos.

MUDE O SSID DA SUA REDE WI-FI

Todas as redes sem fios têm um SSID (Service Set IDentifier), um nome que serve para as identifica­r. Normalment­e, os operadores ou os fabricante­s de material de rede, utilizam o mesmo SSID para os seus dispositiv­os, normalment­e o seu nome e uma combinação de números: ‘Nome da Empresa - 1234’. Uma boa prática de segurança é alterar estes nomes quando fizer aconfigura­ção inicial da rede para dificultar a detecção do hardware está a ser vir de base.

LIGUE A FILTRAGEM DE ENDEREÇOS MAC

Todos os dispositiv­os de rede sem fios têm um identifica­dor único chamado MAC (Media AccessCont­rol) Address. Estes identifica­dores permitem ao router saber, a qualquer momento, que dispositiv­o está a aceder aos recursos da rede. Muitos routers dão possibilid­ade aos utilizador­es de filtrarem os dispositiv­os que podem aceder à rede, através destes endereços. Ou seja,qualquer dispositiv­o com um MAC Address que não esteja na lista não vai conseguir aceder à rede, mesmo que tenha a password. Este sistema é eficaz, mas com algum conhecimen­to consegue-se ultrapassa­r. De qualquer forma, é muito útil para impedir o acesso a hackers ocasionais.

DESLIGUE A EMISSÃO DO SSID

Por defeito, todos os routers emitem o SSID para facilitar a ligação de novos dispositiv­os. Esta funcionali­dade foi pensada, inicialmen­te, para ambientes profission­ais, em grandes instalaçõe­s de redes Wi-Fi, para que os utilizador­es pudessem saltar de uma rede para outra. Já em ambientes domésticos

A primeira coisa a fazer é mudar todas as passwords de administra­ção, por defeito.

esta função não serve para muito, por isso pode ser desligada para que possa assim esconder a sua rede Wi-Fi de acessos estranhos e indiscreto­s.

DEIXE DE SE LIGAR AUTOMATICA­MENTE A REDES ABERTAS

A ligação automática de computador­es, ou outros dispositiv­os, a redes abertas pode criar problemas de segurança. Muitas vezes, esta função vem ligada por defeito, por isso, se for este o seu o caso, desligue-a. Só deve utilizar este recurso em situações específica­s e sempre de forma temporária.

POSICIONE O ROUTER ESTRATEGIC­AMENTE

É normal que o sinal Wi-Fi ultrapasse os limites da sua casa, mas se conseguir ter força suficiente para chegar ao outro lado da rua, temos um problema, pois isto vai permitir que pessoas consigam ter acesso à rede, mesmo estando relativame­nte longe da nossa casa. Para evitar esta fuga de sinal, posicione o router o mais junto ao centro da casa possível e “fuja” das janelas e portas.

USE SOFTWARE DE SEGURANÇA

Muitos routers actuais incluem firewalls, que podem estar desligadas: assegure-se de que a do seu router está activa. Para adicionar uma camada de protecção extra, instale software de segurança nos dispositiv­os ligados à sua rede.

RECORRA A ENDEREÇOS ESTÁTICOS DE IP

A esmagadora maioria dos routers tem o sistema DHCP (Dynamic Host Configurat­ion Protocol) ligado, o que configura automatica­mente todos os endereços necessário­s para que um qualquer dispositiv­o consiga comunicar dentro e fora da sua rede sem fios. Se usar um conjunto de endereços IP à medida da quantidade de dispositiv­os que tem ligados à rede, e os atribuir manualment­e, vai dificultar muito a vida de qualquer pessoa que queira aceder à sua rede sem autorizaçã­o.

DESLIGUE A REDE SEM FIOS QUANDO HÁ PERÍODOS LONGOS SEM UTILIZAÇÃO

Este é forma mais eficaz de evitar que alguém utilize a sua a rede (ou entre nela) quando não está em casa. Claro que não o deve fazer todos dos sias, quando sai de casa para ir trabalhar, mas se for de férias é sempre boa ideia desligar o router. Outro conselho: não active o Wi-Fi se apenas utilizar rede com fios: ao fazer isto, estará a limitar os pontos vulnerávei­s da sua infraestru­tura.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal