PC Guia

ASUS ZENBOOK 14

A Asus conseguiu tornar o novo ZenBook ainda mais compacto e leve, apresentan­do agora o maior rácio ecrã/corpo num portátil de catorze polegadas.

- GUSTAVO DIAS

Acabada de chegar ao mercado nacional, a nova série ZenBook da Asus traz computador­es ainda mais leves e compactos em 13%, em relação à anterior geração. Estamos a falar numa redução significat­iva, especialme­nte em termos de largura, tornando este ZenBook 14 menos largo que uma folha de papel A4 e pouco mais comprido que a mesma. Tudo isto foi feito sem colocar em causa a durabilida­de do equipament­o, tendo a Asus aproveitad­o a ocasião para certificar este portátil com a norma militar MIL-STD-810G, que testa os equipament­os em situações de queda, vibração, altitude e temperatur­as extremas. Mantendo-se fiel ao já conhecido acabamento metálico escovado em Azul Real com elementos dourados em contraste, este modelo vem com um novo tipo de dobradiça designada ErgoLift, que ao criar um ângulo de três graus permite optimizar o silencioso sistema de arrefecime­nto. Além disso, cria ainda uma caixa de ressonânci­a para tirar total partido do sistema de som desenvolvi­do pela Harman/Kardon. Embora tenha dimensões muito compactas, este ZenBook 14 não prescinde de ligações como USB 3.1, USB-C 3.1 Gen2, HDMI e até mesmo um leitor de cartões MicroSD, ao contrário dos rivais do mesmo segmento, como o Surface Laptop 2 (também testado nesta edição da PCGuia).

ECRÃ SEM MOLDURA

Abrindo a tampa, reparamos nas molduras quase inexistent­es do ecrã deste ZenBook 14, que ocupam apenas 6,1 mm no topo, 3,3 na base e 2,9 nas laterais. A parte do topo é ligeiramen­te superior às restantes, apenas devido à colocação de uma webcam com sensores infraverme­lhos, compatível com a autenticaç­ão segura Windows Hello. Relativame­nte ao ecrã, tem um formato panorâmico de 16:9 com resolução FullHD 1080p que oferece uma excelente qualidade de imagem e elevado ângulo de visualizaç­ão sem perda de qualidade, comnpatíve­l com a reprodução a 100% do espectro da gama sRGB. Igualmente importante­s foram as melhorias implementa­das no teclado, agora com maior curso das teclas, sem aumentar o ruído de funcioname­nto, e a integração do teclado numérico no touchpad, sendo este acedido através do pressionar de um botão no topo do touchpad, sem que este perder a função de cursor. Embora este sistema funcione de forma exemplar, o touchpad continua a não ser tão preciso quanto outros modelos rivais.

DESEMPENHO GERAL

Equipado com um processado­r Intel Core i7-8565U de quatro núcleos a 1,8 GHz,

16 GB de memória RAM, 512 GB SSD PCIe e uma controlado­ra gráfica dedicada Nvidia GeForce MX150, este ZenBook obteve resultados superiores ao habitual neste segmento, especialme­nte em testes gráficos mais exigentes, como o 3DMark Cloudgate. Isto demonstra que, embora seja um equipament­o criado para utilizaçõe­s quotidiana­s, este ZenBook 14 está preparado para lidar com alguns videojogos menos exigentes, como DOTA 2, Fortnite, CS:GO, League of Legends, entre outros. Só é pena a bateria não oferecer a autonomia anunciada, muito embora as quase cinco horas e meia registadas no teste de autonomia do PCMark 8 Home sejam um valor dentro da norma neste tipo de equipament­os.

Embora não tão completa quanto a solução usada no ZenBook Pro, este ZenBook 14 inclui um touchpad que pode funcionar como teclado numérico.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal